...
segunda-feira ,9 setembro 2024
Home / Justiça / Rede social X fecha sede no Brasil e acusa Moraes de ameaça

Rede social X fecha sede no Brasil e acusa Moraes de ameaça

© Reuters/Carlos Barria/Proibida repro­dução

Serviço continua disponível para a população brasileira


Publicado em 17/08/2024 — 16:22 Por Lucas Pordeus León — Repórter da Agência Brasil — Brasília

ouvir:

A rede social X, anti­go Twit­ter, anun­ciou o fechamen­to do escritório da empre­sa no Brasil após des­cumpri­men­to de uma supos­ta decisão do min­istro do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF), Alexan­dre de Moraes. O anún­cio foi feito neste sába­do (17) em pub­li­cação onde a gigante da tec­nolo­gia divul­gou a decisão sig­ilosa do min­istro. 

Ape­sar do fechamen­to, o serviço da rede social con­tin­ua disponív­el para a pop­u­lação do Brasil.

A veraci­dade do despa­cho não foi con­fir­ma­da pelo STF. Procu­ra­da, a asses­so­ria de impren­sa do Supre­mo infor­mou que a Corte não vai se man­i­fes­tar sobre o tema.

De acor­do com o doc­u­men­to pub­li­ca­do pela rede social, a X se negou a blo­quear per­fis e con­tas no con­tex­to de um inquéri­to da Polí­cia Fed­er­al (PF) que apu­ra obstrução de inves­ti­gações de orga­ni­za­ção crim­i­nosa e inci­tação ao crime. O supos­to despa­cho mostra que, ao não cumprir a decisão, Moraes deter­mi­nou a inti­mação pes­soal do rep­re­sen­tante da X no Brasil. Porém, o ofi­cial de Justiça não con­seguiu localizar os respon­sáveis pela rede social.

No supos­to despa­cho divul­ga­do, Moraes teria afir­ma­do que a rep­re­sen­tante da empre­sa X Brasil agiu de má-fé, ten­tan­do evi­tar a inti­mação da decisão pro­feri­da nos autos. Como os rep­re­sen­tantes da empre­sa não foram local­iza­dos, Moraes teria deter­mi­na­do a prisão da rep­re­sen­tante legal da X por des­obe­diên­cia à deter­mi­nação judi­cial e mul­ta diária de R$ 20 mil con­tra a fun­cionária, ain­da segun­do o doc­u­men­to divul­ga­do pela X.

O setor para assun­tos globais da com­pan­hia infor­mou que “para pro­te­ger a segu­rança de nos­sa equipe, tomamos a decisão de encer­rar nos­sas oper­ações no Brasil, com efeito ime­di­a­to. O serviço X con­tin­ua disponív­el para a pop­u­lação do Brasil”. A rede social acres­cen­tou que os seus recur­sos não pros­per­am no STF e que Moraes “ameaça nos­sa equipe”.

O dono da rede social, Elon Musk, comen­tou a decisão. “A decisão de fechar o escritório X no Brasil foi difí­cil, mas, se tivésse­mos con­cor­da­do com as exigên­cias de cen­sura sec­re­ta (ile­gal) e entre­ga de infor­mações pri­vadas do Alexan­dre de Moraes, não have­ria como explicar nos­sas ações sem ficar­mos enver­gonhados”, disse o mega empresário.

Militante global

Não é a primeira vez que o multi­bil­ionário Elon Musk desafia o Judi­ciário brasileiro. Em abril deste ano, Musk acu­sou Moras de “cen­sura” con­tra con­teú­dos da platafor­ma. Anal­is­tas avaliam que essa pode ser uma estraté­gia da extrema-dire­i­ta mundi­al para difi­cul­tar as inves­ti­gações con­tra a supos­ta ten­ta­ti­va de golpe de Esta­do de 8 de janeiro de 2023 no Brasil.

O dono da platafor­ma X e de diver­sas out­ras empre­sas, des­de satélites a car­ros elétri­cos, tem se nota­bi­liza­do pela mil­itân­cia políti­ca em difer­entes país­es do mun­do, des­de Bolívia, Venezuela, Brasil e o próprio Esta­dos Unidos, onde faz cam­pan­ha aber­ta­mente para Don­ald Trump.

Musk tam­bém se envolveu na crise de vio­lên­cia do Reino Unido, onde gru­pos de extrema-feira atacaram imi­grantes pelas ruas. Sobre o tema, Musk comen­tou que uma “guer­ra civ­il é inevitáv­el” no país europeu. A rede X tam­bém tem sido acu­sa­da de impul­sion­ar con­teú­dos anti-imi­grantes na rede social.

Edição: Sab­ri­na Craide

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

A menos de 30 dias do 1º turno, eleitores devem atualizar e‑Título

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Brasil É para garantir tranquilidade e facilidade ao …