...
quarta-feira ,11 dezembro 2024
Home / Noticias / Região de mina em Maceió registra abalo sísmico mais intenso

Região de mina em Maceió registra abalo sísmico mais intenso

Repro­dução: © UFAL

O tremor se deu no bairro Mutange


Pub­li­ca­do em 02/12/2023 — 12:25 Por Felipe Pontes — Repórter da Brasil — Brasília

ouvir:

Um novo aba­lo sís­mi­co foi reg­istra­do na madru­ga­da deste sába­do (2) em Maceió, a 300 met­ros de pro­fun­di­dade, dessa vez com a mag­ni­tude de 0,89, infor­mou a Defe­sa Civ­il da cap­i­tal alagoana. O tremor se deu no bair­ro Mutange, onde está local­iza­da a mina número 18 de explo­ração de sal-gema pela empre­sa Braskem.

O aba­lo foi mais inten­so do que o reg­istra­do na noite de sex­ta-feira (1º), mas a Defe­sa Civ­il reg­istrou uma diminuição na veloci­dade de afun­da­men­to de ter­ra na mina 18. A veloci­dade ago­ra é de 0,7 cm por hora, em um total de 13 cm nas últi­mas 24 horas. Durante a sem­ana, o afun­da­men­to chegou a 50 cm por dia.

O órgão infor­mou que man­tém aler­ta máx­i­mo e con­stante obser­vação dev­i­do ao risco de imi­nente colap­so da mina 18, na região do anti­go cam­po de treina­men­to do clube de fute­bol CSA, no Mutange. Três sen­sores no local con­tin­u­am apre­sen­tan­do aler­tas de movi­men­tação do solo.

Na sex­ta (1º), a Braskem con­fir­mou que pode ocor­rer um grande desaba­men­to na área. É pos­sív­el tam­bém que a área da mina se aco­mode e esta­bi­lize o afun­da­men­to, segun­do a empre­sa.

Colapso

Des­de o fim da sem­ana pas­sa­da existe a expec­ta­ti­va por parte dos órgãos de Defe­sa Civ­il de que a cavi­dade da mina 18 entre em colap­so a qual­quer momen­to. A situ­ação é mais grave nos bair­ros de Mutange, Pin­heiro e Bebedouro, que sofr­eram nos últi­mos aba­los sís­mi­cos dev­i­do à movi­men­tação da Mina 18 da Braskem.

A prefeitu­ra de Maceió declar­ou situ­ação de emergên­cia por 180 dias por causa do imi­nente colap­so da mina 18, que pode provo­car o afun­da­men­to do solo em vários bair­ros. A área já está des­ocu­pa­da e a cir­cu­lação de embar­cações está restri­ta na região da Lagoa Mundaú, no bair­ro do Mutange. O gov­er­no fed­er­al tam­bém recon­heceu o esta­do de emergên­cia na cap­i­tal alagoana.

Em nota, a Braskem disse que con­tin­ua mobi­liza­da e mon­i­toran­do a situ­ação da mina 18, toman­do as medi­das cabíveis para min­i­miza­ção do impacto de pos­síveis ocor­rên­cias e que a área está iso­la­da des­de terça-feira (28). A empre­sa ressalta que a região está desabita­da des­de 2020.

“Referi­do mon­i­tora­men­to, com equipa­men­tos de últi­ma ger­ação, foi imple­men­ta­do para garan­tir a detecção de qual­quer movi­men­tação no solo da região e via­bi­lizar o acom­pan­hamen­to pelas autori­dades e a adoção de medi­das pre­ven­ti­vas como as que estão sendo ado­tadas no pre­sente momen­to”, disse a empre­sa.

Edição: Aécio Ama­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Entenda o que é trepanação, procedimento pelo qual Lula passou

Após dor de cabeça, exame revelou hemorragia intracraniana Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 10/12/2024 — 16:10 …