...
sexta-feira ,25 abril 2025
Home / Noticias / Região serrana do Rio tem esquema emergencial para chuva extrema

Região serrana do Rio tem esquema emergencial para chuva extrema

Previsão para as próximas horas é de chuva forte, com raios e ventania

Dou­glas Cor­rêa — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 04/04/2025 — 07:28
Rio de Janeiro
Petrópolis - A cidade de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, é uma das áreas do estado com maiores riscos de alagamentos provocados por temporais. Foto: Defesa Civil Petrópolis
Repro­dução: © Defe­sa Civ­il Petrópo­lis

A prefeitu­ra de Petrópo­lis, na região ser­rana do Rio, decre­tou pon­to fac­ul­ta­ti­vo nes­ta sex­ta-feira (4), dev­i­do à pre­visão do tem­po para as próx­i­mas horas, que indi­ca chu­va forte, com raios e ven­ta­nia. O prefeito Hin­go Hammes deter­mi­nou “a sus­pen­são do fun­ciona­men­to das unidades esco­lares munic­i­pais e insti­tu­iu pon­to fac­ul­ta­ti­vo nas repar­tições públi­cas”.

A decisão se baseia em avi­sos do Cen­tro Nacional de Mon­i­tora­men­to e Aler­tas de Desas­tres Nat­u­rais (Cemaden), Insti­tu­to Nacional de Mete­o­rolo­gia (Inmet) e a Defe­sa Civ­il, que indicam risco de chu­vas inten­sas, alaga­men­tos e desliza­men­tos. A prefeitu­ra tam­bém recomen­dou a sus­pen­são das aulas na rede par­tic­u­lar de ensi­no.

“Depois de avaliar a situ­ação mete­o­rológ­i­ca, em con­ver­sa com as equipes de mon­i­tora­men­to da Defe­sa Civ­il, achamos que essa medi­da de pre­venção é impor­tante. Em caso de chu­va forte, quan­to menos pes­soas estiverem cir­cu­lan­do é mel­hor para que as equipes de socor­ro e de trân­si­to pos­sam atu­ar”, disse o prefeito Hin­go Hammes.

O aler­ta traz todas as recomen­dações para o fun­ciona­men­to das repar­tições públi­cas. O atendi­men­to emer­gen­cial de saúde será man­ti­do em todo o municí­pio, assim como o fun­ciona­men­to nor­mal das sec­re­tarias de Trân­si­to e Trans­portes, da Guar­da Civ­il Munic­i­pal, Assistên­cia Social, Defe­sa Civ­il e out­ros órgãos envolvi­dos no enfrenta­men­to à chu­va. “Esta­mos acom­pan­han­do os mod­e­los mete­o­rológi­cos, emitin­do os aler­tas e ori­en­tan­do a pop­u­lação”, desta­cou o secretário de Pro­teção e Defe­sa Civ­il, Guil­herme Moraes.

Teresópolis

A prefeitu­ra de Teresópo­lis, tam­bém na ser­ra, por recomen­dação da Defe­sa Civ­il, sus­pendeu as aulas da rede munic­i­pal de ensi­no nes­ta sex­ta-feira (4), como medi­da pre­ven­ti­va diante da pre­visão de chu­vas fortes durante o horário esco­lar.

Equipes da Defe­sa Civ­il seguem em aler­ta máx­i­mo, atuan­do em con­jun­to com as sec­re­tarias munic­i­pais para min­i­mizar riscos e respon­der pronta­mente a qual­quer emergên­cia.

Friburgo

Nova Fribur­go, tam­bém na região ser­rana, tem a local­iza­ção mais alta, supe­ri­or a 200 met­ros aci­ma do nív­el do mar. O rele­vo da cidade é pre­dom­i­nan­te­mente mon­tan­hoso. A alti­tude máx­i­ma fica no Pico Maior, que chega a 2.366 met­ros,

Tragédia

As cidades da região ser­rana já foram atingi­das por even­tos climáti­cos extremos, como a tragé­dia que ocor­reu na madru­ga­da de 12 de janeiro de 2011. Sete municí­pios da ser­ra sofr­eram uma das maiores tragé­dias provo­cadas pelas chu­vas na história do país. Foram 918 mor­tos con­tabi­liza­dos e mais de 300 desa­pare­ci­dos, de acor­do com cál­cu­los das prefeituras.

A tragé­dia mais recente na ser­ra ocor­reu em 15 de fevereiro de 2022, quan­do uma tem­pes­tade se con­cen­trou no mor­ro da Ofic­i­na, em Petrópo­lis, deixan­do 233 mor­tos e dois desa­pare­ci­dos.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Funeral do Papa Francisco: a cobertura da mídia do Vaticano

Os canais da Rádio Vaticano — Vatican News irão acompanhar ao vivo a celebração das …