...
domingo ,14 julho 2024
Home / Saúde / Regras para uso de máscaras em aviões e aeroportos ficam mais rígidas

Regras para uso de máscaras em aviões e aeroportos ficam mais rígidas

2020-04-02t001415z_152466235_rc20wf9rsti6_rtrmadp_3_health-coronavirus-brazil

© Arquivo/REUTERS/Roosevelt Cassio/Direitos reser­va­dos (Repro­dução)

Medidas entram em vigor nesta quinta-feira


Pub­li­ca­do em 25/03/2021 — 09:19 Por Karine Melo — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

A par­tir de hoje (25), entram em vig­or as novas regras que aumen­tam o rig­or no uso de más­caras em aero­por­tos e a bor­do de aviões. As alter­ações foram aprovadas pela Agên­cia Nacional de Vig­ilân­cia San­itária (Anvisa) no dia 11 de março, e con­stam na Res­olução da Dire­to­ria Cole­gia­da (RDC) nº 456, de 17 de dezem­bro de 2020.

Pela decisão, os pas­sageiros dev­erão usar nos ter­mi­nais e den­tro das aeron­aves más­caras em teci­do e, nesse caso, o ide­al é que elas ten­ham cama­da tripla de pro­teção ou de uso profis­sion­al, como as cirúr­gi­cas e as N95/PFF2. Em todos ess­es casos as más­caras não devem ter válvu­la.

A res­olução proíbe o uso de lenços, ban­danas e más­caras de acríli­co. Já os pro­te­tores faci­ais (face shield) só podem ser usa­dos por pes­soas que estiverem com más­cara por baixo.

“A más­cara deve estar ajus­ta­da ao ros­to, cobrindo o nar­iz e boca, sem aber­turas”, infor­mou a Anvisa no doc­u­men­to que tam­bém recomen­da a tro­ca da pro­teção a cada três horas de uso.

Para cri­anças menores de três anos de idade e pes­soas com defi­ciên­cias que impeçam o uso ade­qua­do da pro­teção, o uso da pro­teção é fac­ul­ta­ti­va. Em via­gens nacionais, só se pode tirar a más­cara no avião para hidratação ou para ali­men­tar cri­anças menores de 12 anos, idosos e pes­soas com neces­si­dades espe­ci­ais.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Ortopedistas alertam para risco de queda de idosos; saiba como evitar

Repro­dução: © Rafa Neddermeyer/Agência Brasil Dia Mundial de Prevenção de Quedas em Idosos é lembrado …