...
sábado ,15 março 2025
Home / Noticias / Rei Momo recebe as chaves da cidade e o carnaval toma conta do Rio

Rei Momo recebe as chaves da cidade e o carnaval toma conta do Rio

Repro­dução: © Tânia Rêgo/Agência Brasil

Folia em abril é causada pela pandemia


Pub­li­ca­do em 20/04/2022 — 14:57 Por Mar­i­ana Tokar­nia – Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

O car­naval fora de época começa hoje (20), ofi­cial­mente, no Rio de Janeiro. O prefeito Eduar­do Paes pas­sou para o Rei Momo a chave da cidade. É ele quem tomará con­ta da cidade até domin­go (23). “O maior espetácu­lo da ter­ra voltou e vai ter car­naval. Viva o car­naval car­i­o­ca”, anun­ciou Paes em cer­imô­nia no Palá­cio da Cidade. 

Após dois anos de pan­demia, que levaram ao can­ce­la­men­to do car­naval de 2021 e ao adi­a­men­to em 2022, o car­naval car­i­o­ca vol­ta a acon­te­cer. “Lamen­tavel­mente essa cer­imô­nia deixou de acon­te­cer nos últi­mos anos, mas o car­naval resis­tiu, o sam­ba resis­tiu, a cul­tura pop­u­lar resis­tiu”, disse o prefeito.

“É uma hon­ra para mim, como prefeito, trans­ferir o poder para o Rei Momo, que assume todas as respon­s­abil­i­dades da prefeitu­ra, inclu­sive, as mais difí­ceis. Ele só me pediu que excluísse o BRT nesse momen­to, que per­manece comi­go ness­es qua­tro dias”, com­ple­men­tou Paes, em meio à crise no trans­porte munic­i­pal.

Paz e alegria

Com a chave em mãos, o Rei Momo, Wil­son Dias da Cos­ta Neto, começou o gov­er­no com um decre­to: “Meu decre­to é que todos os foliões este­jam imbuí­dos de mui­ta ale­gria, mui­ta paz, mui­ta con­frat­er­niza­ção, muito dis­cern­i­men­to, porque a gente vive um out­ro momen­to, mas que inde­pen­dente dis­so, a gente não per­ca aque­le folião que ficou guarda­do durante os dois anos de pan­demia”, disse.

Tan­to Paes quan­to Neto hom­e­nagear­am os profis­sion­ais de saúde. O prefeito ressaltou que é graças à ciên­cia e ao avanço da vaci­nação que a folia pode acon­te­cer em abril. No ano pas­sa­do, a chave da cidade foi pas­sa­da, sim­boli­ca­mente a tra­bal­hadores da saúde. “Nós acred­i­ta­mos na ciên­cia, acred­i­ta­mos na vaci­na”, afir­mou Paes.

“Não pos­so deixar de enal­te­cer os profis­sion­ais de saúde que muito se esforçaram para que hoje a gente con­seguisse botar o nos­so blo­co na rua, lit­eral­mente”, ressaltou o Rei Momo.

Em meio a con­fetes, ao som da bate­ria da São Clemente e da ban­da da guar­da munic­i­pal, o Rei Momo e a corte real do car­naval — com­pos­ta tam­bém pela rain­ha Tha­iana Rodrigues Pin­heiro, a primeira prince­sa Luara Neto Lino e a segun­da prince­sa Deisiane Con­ceição de Jesus — comem­o­raram o iní­cio do reina­do.

Blocos de rua

O car­naval começa nes­ta quar­ta-feira com os des­files na Sapu­caí. Hoje, saem as esco­las da Série Ouro, ou grupo de aces­so, a par­tir das 21h. Na Inten­dente Mag­a­l­hães, se apre­sen­tam os blo­cos de enre­do. Os gru­pos de rua não tiver­am autor­iza­ção da prefeitu­ra para des­fi­lar, mas alguns estão se orga­ni­zan­do para rece­ber foliões nos próx­i­mos dias.

O prefeito reforçou hoje que não haverá repressão aos blo­cos de rua. “A prefeitu­ra não vai impedir ninguém de estar no espaço públi­co, de cel­e­brar, mas naque­le taman­ho [do car­naval tradi­cional na cidade], é impos­sív­el acon­te­cer”, disse. E acres­cen­tou: “Não vou colo­car guar­da munic­i­pal atrás de folião, a gente pede essa com­preen­são, espe­cial­mente com a limpeza da cidade, com trân­si­to da cidade, para que a gente pos­sa cel­e­brar”, argu­men­tou.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Inscrições para a Olimpíada de Matemática vão até segunda-feira

Alunos de escolas públicas e privadas podem participar da competição Mar­i­ana Tokar­nia — Repórter da …