...
terça-feira ,21 maio 2024
Home / Noticias do Mundo / Repatriados de Gaza ficarão hospedados na Base Aérea de Brasília

Repatriados de Gaza ficarão hospedados na Base Aérea de Brasília

Repro­du­ção: © Fab/Gov.Br

Grupo é esperado ainda nesta noite e ficará no local por dois dias


Publi­ca­do em 13/11/2023 — 19:15 Por Caro­li­na Pimen­tel – Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

ouvir:

O gru­po de 32 pes­so­as que che­ga­rá de Gaza na noi­te des­ta segun­da-fei­ra (13) fica­rá hos­pe­da­do em ins­ta­la­ções na Base Aérea de Bra­sí­lia. De acor­do com a For­ça Aérea Bra­si­lei­ra (FAB), a hos­pe­da­gem foi soli­ci­ta­da pela Secre­ta­ria Naci­o­nal de Jus­ti­ça. Os quar­tos são equi­pa­dos com camas indi­vi­du­ais, tele­vi­são, mesa e cadei­ras, con­for­me vídeo divul­ga­do pela FAB.  

“Além dis­so, será ofe­re­ci­da ali­men­ta­ção com car­dá­pio ade­qua­do às neces­si­da­des dos repa­tri­a­dos duran­te todo o perío­do de esta­da, bem como o gru­po tam­bém pode­rá uti­li­zar, caso neces­sá­rio, os ser­vi­ços de saú­de do Hos­pi­tal de For­ça Aérea de Bra­sí­lia (HFAB)”, infor­ma.

Os repatriados receberão atendimento da Força Aérea Brasileira (FAB), como a disponibilização de hospedagem nas instalações da BABR, de acordo com o que foi solicitado pela Secretaria Nacional de Justiça. Foto: FAB/Gov.BR
Repro­du­ção: Repa­tri­a­dos rece­be­rão aten­di­men­to da FAB e fica­rão hos­pe­da­dos na Base Aérea — Fab/Gov.Br

Segun­do a Pre­si­dên­cia da Repú­bli­ca, os repa­tri­a­dos fica­rão hos­pe­da­dos dois dias na estru­tu­ra da Base Aérea.

O secre­tá­rio naci­o­nal de Jus­ti­ça, Augus­to de Arru­da Bote­lho, infor­mou que uma par­te do gru­po irá, nos pró­xi­mos dias, para outras par­tes do país onde estão fami­li­a­res. Outros, que não têm onde ficar, serão abri­ga­dos no inte­ri­or de São Pau­lo, em ins­ta­la­ções pre­pa­ra­das para aco­lhi­men­to de refu­gi­a­dos.

“Esta­mos pre­pa­ra­dos para o tem­po que for neces­sá­rio, para que essas pes­so­as pos­sam se inte­grar ao país. Não há pra­zo limi­te fixa­do. Esta­mos pron­tos para rece­bê-los da melhor for­ma. Eles fica­rão em um local com lon­ga expe­ri­ên­cia de aco­lhi­men­to de refu­gi­a­dos da for­ma mais com­ple­ta, mais dig­na, sem pra­zo”, afir­mou Arru­da Bote­lho, em publi­ca­ção da Pre­si­dên­cia da Repú­bli­ca.

O voo com os repa­tri­a­dos deve­rá che­gar à capi­tal fede­ral por vol­ta das 23h30 (horá­rio local). A aero­na­ve VC‑2 (Embra­er 190) deco­lou do Cai­ro, capi­tal do Egi­to, às 6h51 (horá­rio de Bra­sí­lia) des­ta segun­da-fei­ra, com para­das pre­vis­tas em Las Pal­mas, na Espa­nha, e na Base Aérea do Reci­fe, antes de pou­sar na Base Aérea de Bra­sí­lia.

O gru­po é for­ma­do por 17 cri­an­ças, nove mulhe­res e seis homens, sen­do 22 bra­si­lei­ros e dez pales­ti­nos fami­li­a­res dos bra­si­lei­ros, que esta­vam há mais de um mês aguar­dan­do pela saí­da da zona de con­fli­to entre Isra­el e Hamas.

Des­de o iní­cio da guer­ra no Ori­en­te Médio, o gover­no bra­si­lei­ro, por meio da Ope­ra­ção Vol­tan­do em Paz, res­ga­tou 14.77 pes­so­as (1.462, 11 pales­ti­nos, três boli­vi­a­nas e uma jor­da­ni­a­na) e 53 ani­mais domés­ti­cos. O voo de hoje é o déci­mo da ope­ra­ção.

Edi­ção: Nádia Fran­co

LOGO AG BRASIL

 

Você pode Gostar de:

Israel declara Lula persona non grata após fala sobre holocausto

Repro­du­ção: © REUTERS/Dedi Hayun Presidente classificou as mortes de civis em Gaza como genocídio Publi­ca­do …