...
sexta-feira ,17 janeiro 2025
Home / Noticias / Resultado final do CNU será divulgado em 11 de fevereiro

Resultado final do CNU será divulgado em 11 de fevereiro

Acordo judicial incluiu 32,2 mil novos candidatos habilitados

Daniel­la Almei­da – Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 21/11/2024 — 09:39
Brasília
Brasília (DF), 02.05.2024 - Os candidatos do Distrito Federal que farão o Concurso Público Nacional Unificado (CNU) estão aproveitando os últimos dias para revisar o conteúdo. Cerca de 160 pessoas acompanharam o último aulão preparatório promovido pela Biblioteca Nacional de Brasília (BNB). Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília
Repro­dução: © Joel Rodrigues/Agência Brasília

O Min­istério da Gestão e da Ino­vação em Serviços Públi­cos (MGI) anun­ciou, nes­ta quin­ta-feira (21), que os resul­ta­dos finais do Con­cur­so Públi­co Nacional Unifi­ca­do (CPNU) devem ser divul­ga­dos em 11 de fevereiro de 2025.

O adi­a­men­to está pre­vis­to no novo crono­gra­ma anun­ci­a­do pela pas­ta. Ini­cial­mente, os resul­ta­dos seri­am divul­ga­dos nes­ta quin­ta-feira (21)

De acor­do com o MGI, a União fir­mou acor­do judi­cial para garan­tir a con­tinuidade do con­cur­so, a par­tir da reabil­i­tação de 32.260 novos can­didatos para a cor­reção da pro­va dis­cur­si­va. Todos os can­didatos já habil­i­ta­dos per­manecem no cer­tame.

O acor­do evi­tou a elim­i­nação dos can­didatos que deixaram de mar­car o gabar­i­to ou a frase no cartão de respos­ta. A regra está con­ti­da no item 9, letra “f”, do cader­no de provas, diante da pos­si­bil­i­dade de se iden­ti­ficar o tipo de pro­va por out­ros critérios.

O trata­do tam­bém garante a cor­reção, em quan­ti­dade equiv­a­lente a dos can­didatos de ampla con­cor­rên­cia, das provas dis­cur­si­vas e redações de can­didatos con­cor­ren­do a vagas reser­vadas para negros que atin­gi­ram a nota mín­i­ma.

Dev­i­do ao acor­do, hou­ve a neces­si­dade de se esta­b­ele­cer um novo crono­gra­ma para cumprir todas as eta­pas pre­vis­tas para o chama­do Enem dos Con­cur­sos.

Out­ra situ­ação incluí­da para garan­tir a cor­reção de provas é a reti­fi­cação dos edi­tais dos blo­cos temáti­cos de número 4 (Tra­bal­ho e Saúde do Servi­dor) e de número 5 (Edu­cação, Saúde, Desen­volvi­men­to Social e Dire­itos Humanos) para o car­go de Anal­ista Téc­ni­co de Políti­cas Soci­ais (ATPS), que atu­arão na gestão de políti­cas públi­cas.

O Min­istério da Gestão esclarece que a maior parte dos 32,2 mil can­didatos que ficaram habil­i­ta­dos para a cor­reção da pro­va dis­cur­si­va está rela­ciona­da ao número de provas dis­cur­si­vas cor­rigi­das para can­didatos de cotas raci­ais para pes­soas negras.

Esta cor­reção do edi­tal incluiu a pro­va de títu­los como eta­pa clas­si­fi­catória e garante a equiv­alên­cia com os pesos pre­vis­tos no edi­tal do Blo­co 2 (Tec­nolo­gia, Dados e Infor­mação) para o mes­mo car­go.

Com o acor­do, foi necessário esta­b­ele­cer um novo crono­gra­ma para cumprir todas as eta­pas pre­vis­tas no chama­do con­cur­so.

Con­fi­ra abaixo o novo crono­gra­ma do CNU:

  • 25/12/2024 – divul­gação dos resul­ta­dos das provas obje­ti­vas para os can­didatos incluí­dos;
  • 4 e 5/12/2024 – envio de títu­los;
  • de 6/12/2024 a 10/01/2025 – análise de títu­los;
  • 9/12/2024 – divul­gação das notas pre­lim­inares das provas dis­cur­si­vas e redações;
  • 9 e 10/12/2024 – inter­posição de pedi­dos de revisão das notas das provas dis­cur­si­va e redações;
  • 20/12/2024 – divul­gação do resul­ta­do dos pedi­dos de revisão das notas das provas dis­cur­si­vas e redações;
  • 23/12/2024 – con­vo­cação para o pro­ced­i­men­to de ver­i­fi­cação da condição declar­a­da para con­cor­rer às vagas reser­vadas aos can­didatos negros;
  • 6 a 10/01/2025 – perí­cia médi­ca (avali­ação biop­si­cos­so­cial) dos can­didatos que se declararem com defi­ciên­cia;
  • 11 e 12/01/2025 – pro­ced­i­men­to de ver­i­fi­cação da condição declar­a­da para con­cor­rer às vagas reser­vadas aos can­didatos negros e indí­ge­nas;
  • 15/01/2025 – resul­ta­do pre­lim­i­nar da avali­ação de títu­los;
  • 15 e 16/01/2025 – pra­zo para entrar com recur­so con­tra resul­ta­do pre­lim­i­nar da avali­ação de títu­los;
  • 17/01/2025 – divul­gação dos resul­ta­dos pre­lim­inares da avali­ação da veraci­dade da autode­clar­ação de can­didatos con­cor­rentes às vagas para negros e indí­ge­nas e da avali­ação biop­si­cos­so­cial de quem se declar­ou com defi­ciên­cia;
  • 17 e 18/01/2025 – pra­zo para inter­posição de recur­sos quan­to aos resul­ta­dos pre­lim­inares da avali­ação da veraci­dade da autode­clar­ação presta­da por can­didatos con­cor­rentes às vagas reser­vadas para negros e indí­ge­nas e da avali­ação biop­si­cos­so­cial dos can­didatos que se declararem com defi­ciên­cia;
  • 11/02/2025 – divul­gação do resul­ta­do dos pedi­dos de revisão das notas da avali­ação de títu­los;
  • 11/02/2025 pre­visão de divul­gação dos resul­ta­dos finais.

O acor­do judi­cial foi homolo­ga­do no Tri­bunal Region­al Fed­er­al da 1ª Região (TRF1) entre mem­bros da União, do Min­istério Públi­co Fed­er­al (MPF), da Advo­ca­cia-Ger­al da União (AGU), além da Fun­dação Ces­granrio, con­trata­da como ban­ca exam­i­nado­ra do cer­tame.

O com­pro­mis­so ocorre após can­didatos terem movi­do ações judi­ci­ais ques­tio­nan­do a não cor­reção da pro­va de quem se autode­clar­ou negra e atingiu nota de corte; e, ain­da, fal­ta de pro­va de títu­lo pra car­go de Anal­ista Téc­ni­co de Políti­cas Soci­ais (ATPS), no blo­co temáti­co 5, do CNU.

Tex­to ampli­a­do às 11h

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Aposentados não terão pagamento bloqueado por falta de prova de vida

Portaria suspende bloqueio por 6 meses a contar de janeiro deste ano Lucas Pordeus León …