...
quarta-feira ,17 abril 2024
Home / Noticias / Retirada de gigogas da Barra da Tijuca deve terminar nesta quinta

Retirada de gigogas da Barra da Tijuca deve terminar nesta quinta

Repro­du­ção: © Tati­a­na Alves/Radiojornalismo EBC

Mais de 301 toneladas das plantas aquáticas foram retiradas


Publi­ca­do em 11/01/2023 — 23:10 Por Dou­glas Cor­rêa — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Rio de Janei­ro

ouvir:

A Com­pa­nhia Muni­ci­pal de Lim­pe­za Urba­na do Rio de Janei­ro (Com­lurb) remo­veu até o final da tar­de des­ta quar­ta-fei­ra (11), mais de 301 tone­la­das de gigo­gas das arei­as da praia da Bar­ra da Tiju­ca, na zona oes­te da cida­de, ter­mi­nan­do pra­ti­ca­men­te com o reco­lhi­men­to das plan­tas da areia.

As gigo­gas se des­pren­de­ram de uma eco-bar­rei­ra de con­ten­ção na Lagoa da Tiju­ca, na últi­ma sex­ta-fei­ra (6) e foram leva­das atra­vés do que­bra-mar da Bar­ra da Tiju­ca, entra­da para o mar aber­to para uma gran­de exten­são da orla.

As gigo­gas são plan­tas aquá­ti­cas que se desen­vol­vem no meio ambi­en­te con­ta­mi­na­do. São conhe­ci­das por des­po­luir as águas, já que suas raí­zes fil­tram a maté­ria orgâ­ni­ca. Elas tam­bém auxi­li­am na ali­men­ta­ção e repro­du­ção de diver­sas espé­ci­es aquá­ti­cas. Suas raí­zes são uti­li­za­das como ali­men­to, pro­te­ção para peque­nos pei­xes e ser­vem como locais de deso­va.

De acor­do com a Com­lurb, o ser­vi­ço de remo­ção das gigo­gas con­ti­nua, mas a quan­ti­da­de de plan­tas che­gan­do à praia está bem redu­zi­da, com pre­vi­são de tér­mi­no até a manhã des­ta quin­ta-fei­ra (12),

Edi­ção: Fábio Mas­sal­li

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Brasília (DF) 26-03-2024 Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, falando sobre a decisão da CCJ durante coletiva. Foto Lula Marques/ Agência Brasil

Lira critica Padilha; ministro reage com vídeo de Lula

Repro­du­ção: © Lula Marques/ Agên­cia Bra­sil Deputado fez declaração ao ser questionado sobre prisão de …