...
domingo ,14 abril 2024
Home / Noticias / Retrospectiva 2022: confira as principais notícias de outubro

Retrospectiva 2022: confira as principais notícias de outubro

Repro­du­ção: © Arte/EBC

Lula foi eleito novo presidente do Brasil


Publi­ca­do em 29/12/2022 — 06:32 Por Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

ouvir:

O mês de outu­bro foi mar­ca­do pela rea­li­za­ção das elei­ções 2022. O pri­mei­ro tur­no foi no dia 2. Logo no iní­cio da manhã, foi rea­li­za­do o tes­te de inte­gri­da­de em 641 urnas ele­trô­ni­cas sor­te­a­das ou esco­lhi­das pelas enti­da­des fis­ca­li­za­do­ras das elei­ções. 

Até as 16h do dia 2, mais de 3 mil urnas ele­trô­ni­cas foram subs­ti­tuí­das, segun­do a atu­a­li­za­ção do núme­ro de ocor­rên­ci­as regis­tra­das duran­te a vota­ção fei­ta pelo Tri­bu­nal Supe­ri­or Elei­to­ral (TSE).

Após nove horas de vota­ção, as seções elei­to­rais foram fecha­das em todo o país, pre­ci­sa­men­te, às 17h.

Por vol­ta das 21h30, com 96,93% das urnas apu­ra­das, foi con­fir­ma­da a rea­li­za­ção de segun­do tur­no entre os can­di­da­tos à Pre­si­dên­cia Luiz Iná­cio Lula da Sil­va (PT) e Jair Bol­so­na­ro (PL).

Ouça na Radioagência Nacional

Nas elei­ções esta­du­ais, 15 gover­na­do­res foram elei­tos já no pri­mei­ro tur­no. Logo após os resul­ta­dos, ambos os can­di­da­tos, Lula e Bol­so­na­ro, deram decla­ra­ções à impren­sa.

O candidato a presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, vota na escola Escola Estadual Doutor João Firmino Corrêa de Araújo, em São Bernardo do Campo.
Repro­du­ção: O can­di­da­to a pre­si­dên­cia, Luiz Iná­cio Lula da Sil­va, vota na esco­la Esco­la Esta­du­al Dou­tor João Fir­mi­no Cor­rêa de Araú­jo, em São Ber­nar­do do Cam­po. — Rove­na Rosa/Agência Bra­sil

O segun­do tur­no das elei­ções foi rea­li­za­do no dia 30. Assim como no pri­mei­ro tur­no o horá­rio de vota­ção ter­mi­nou às 17h. A dis­pu­ta seguiu acir­ra­da até as 20h quan­do, com mais de 98% das urnas apu­ra­das Luiz Iná­cio Lula da Sil­va foi elei­to pre­si­den­te do Bra­sil. Aos 77 anos, ele cum­pri­rá seu ter­cei­ro man­da­to.

Logo após a vitó­ria de Lula, gru­pos de cami­nho­nei­ros ini­ci­a­ram pro­tes­tos com blo­quei­os em rodo­vi­as. No dia 31, o minis­tro Ale­xan­dre de Mora­es deter­mi­nou o total des­blo­queio das rodo­vi­as fede­rais que regis­tra­ram para­li­sa­ções de cami­nho­nei­ros.

Tam­bém no dia 31, o pre­si­den­te elei­to se reu­niu com pre­si­den­te argen­ti­no, Alber­to Fer­nán­dez, que veio ao Bra­sil para feli­ci­tá-lo pela vitó­ria nas urnas.

Prisão

No dia 27, o ex-depu­ta­do fede­ral Rober­to Jef­fer­son teve a pri­são pre­ven­ti­va  (por tem­po inde­ter­mi­na­do) decre­ta­da pelo minis­tro Ale­xan­dre de Mora­es, do Supre­mo Tri­bu­nal Fede­ral (STF).

Qua­tro dias antes, Jef­fer­son fora pre­so em fla­gran­te pela Polí­cia Fede­ral (PF) após ofe­re­cer resis­tên­cia ao cum­pri­men­to de man­da­do de pri­são decre­ta­do por Mora­es. O man­da­do foi expe­di­do depois que o ex-par­la­men­tar publi­cou um vídeo na inter­net em que ofen­deu a minis­tra do STF Cár­men Lúcia com pala­vras de bai­xo calão.

Antes de ser pre­so em sua casa, no muni­cí­pio de Comen­da­dor Levy Gas­pa­ri­an (RJ), Jef­fer­son deu tiros de fuzil e lan­çou gra­na­das con­tra os poli­ci­ais que foram ao local. Em fun­ção do epi­só­dio, ele foi indi­ci­a­do pela PF por qua­tro ten­ta­ti­vas de homi­cí­dio.

Outra pri­são com reper­cus­são naci­o­nal no mês de outu­bro foi a de um segu­ran­ça da depu­ta­da Car­la Zam­bel­li (PL) que não teve a iden­ti­da­de ofi­ci­al­men­te reve­la­da. No fim do mês, ele foi pre­so em fla­gran­te por dis­pa­ro de arma de fogo pela Polí­cia Civil de São Pau­lo, após uma con­fu­são entre a par­la­men­tar e o jor­na­lis­ta Luan Araú­jo, no bair­ro dos Jar­dins, em São Pau­lo. Depois de uma dis­cus­são polí­ti­ca com o jor­na­lis­ta, a depu­ta­da per­se­guiu o homem e apon­tou uma arma de fogo con­tra ele.

Víde­os que vira­li­za­ram na inter­net mos­tram a par­la­men­tar, o segu­ran­ça e seus asses­so­res cor­ren­do atrás de Araú­jo. No momen­to da con­fu­são, é pos­sí­vel ver o homem fazen­do pro­vo­ca­ções à par­la­men­tar. Ela ten­ta cor­rer, cai sozi­nha e depois segue Luan Araú­jo. O homem gri­ta por socor­ro enquan­to cor­re, um baru­lho de tiro é ouvi­do e alguém pede que a polí­cia seja cha­ma­da.

A depu­ta­da publi­cou em suas redes soci­ais um vídeo em con­ta sua ver­são sobre o ocor­ri­do. Segun­do a depu­ta­da, um gru­po de homens, do qual Araú­jo fazia par­te, ten­tou inti­mi­dá-la, e ela foi empur­ra­da para o chão.

Saúde

A Agên­cia Naci­o­nal de Vigi­lân­cia Sani­tá­ria (Anvi­sa) publi­cou no dia 3 a auto­ri­za­ção para a con­du­ção de um ensaio clí­ni­co que terá como pro­du­to inves­ti­ga­ci­o­nal a SpiN-Tec, uma can­di­da­ta à vaci­na para covid-19. A SpiN-Tec é uma pro­teí­na qui­mé­ri­ca recom­bi­nan­te que uti­li­za a pro­teí­na SpiN, desen­vol­vi­da pelo Cen­tro de pes­qui­sa e pro­du­ção de vaci­nas da Uni­ver­si­da­de Fede­ral de Minas Gerais (CT Vaci­nas da UFMG).

Os pri­mei­ros tes­tes de vaci­na bra­si­lei­ra con­ta­ram com 400 volun­tá­ri­os.

No dia 7, o Minis­té­rio da Saú­de anun­ci­ou que o Bra­sil rece­beu o pri­mei­ro lote impor­ta­do de vaci­nas con­tra a Mon­key­pox, doen­ça que é mais conhe­ci­da como varío­la dos maca­cos. Segun­do o Minis­té­rio da Saú­de, a remes­sa de 9,8 mil doses desem­bar­cou no Aero­por­to de Gua­ru­lhos (SP)no dia 04. Cer­ca de 50 mil doses já foram com­pra­das via fun­do rota­tó­rio da Orga­ni­za­ção Pan-Ame­ri­ca­na da Saú­de (Opas). Os pró­xi­mos lotes estão pre­vis­tos para serem entre­gues até o fim de 2022.

Na área de saú­de, o Minis­té­rio da Saú­de libe­rou, no dia 13, a apli­ca­ção de vaci­nas con­tra a covid-19 da Pfi­zer em cri­an­ças de 6 meses a 4 anos de ida­de que tenham comor­bi­da­des. A ampli­a­ção do uso da vaci­na da Pfi­zer para imu­ni­zar cri­an­ças nes­sa fai­xa etá­ria foi apro­va­da pela Agên­cia Naci­o­nal de Vigi­lân­cia Sani­tá­ria (Anvi­sa) em setem­bro.

Internacional

No iní­cio do mês, o núme­ro de mor­tes cau­sa­das pela pas­sa­gem do fura­cão Ian pelos esta­dos da Fló­ri­da, Caro­li­na do Nor­te e Caro­li­na do Sul che­gou a 85. A recu­pe­ra­ção deve cus­tar milhões de dóla­res e alguns gover­nan­tes locais enfren­tam crí­ti­cas sobre a res­pos­ta à tem­pes­ta­de.

Praia de Fort Myers, na Flórida
Repro­du­ção: Praia de Fort Myers, na Fló­ri­da — REUTERS/Marco Bello/direitos reser­va­dos

Pelo menos 34 pes­so­as, entre elas 22 cri­an­ças entre 2 e 3 anos de ida­de, mor­re­ram no dia 6 em Na Klang, no nor­te da Tai­lân­dia, víti­mas de um ata­que fei­to por um homem arma­do com uma espin­gar­da, uma pis­to­la e uma faca. O pre­su­mí­vel ata­can­te, iden­ti­fi­ca­do pelas auto­ri­da­des como um ex-poli­ci­al de 34 anos, teria tam­bém assas­si­na­do a mulher e o filho antes de se sui­ci­dar.

Nobel

No dia 3, o Prê­mio Nobel de Medi­ci­na foi atri­buí­do ao cien­tis­ta sue­co Svan­te Pää­bo pelas suas des­co­ber­tas sobre a evo­lu­ção huma­na. O ven­ce­dor foi anun­ci­a­do pelo secre­tá­rio-geral do Comi­tê Nobel, Tho­mas Perl­mann, em Esto­col­mo, na Sué­cia.

O Prê­mio Nobel da Físi­ca foi atri­buí­do, no dia 4, a Alain Aspect, John F. Clau­ser e Anton Zei­lin­ger por avan­ços na mecâ­ni­ca quân­ti­ca. Os ven­ce­do­res foram anun­ci­a­dos pela Real Aca­de­mia Sue­ca de Ciên­ci­as, em Esto­col­mo, na Sué­cia.

O Prê­mio Nobel da Lite­ra­tu­ra de 2022 foi atri­buí­do à auto­ra fran­ce­sa Annie Ernaux. A lau­re­a­da foi anun­ci­a­da no dia 6. Segun­do a Aca­de­mia, a escri­to­ra fran­ce­sa foi pre­mi­a­da “pela cora­gem e acui­da­de clí­ni­ca com que des­cor­ti­na as raí­zes, os estra­nha­men­tos e os cons­tran­gi­men­tos cole­ti­vos da memó­ria pes­so­al”.

Nobel Prize in Literature 2022
Repro­du­ção: O Prê­mio Nobel da Lite­ra­tu­ra de 2022 foi atri­buí­do à auto­ra fran­ce­sa Annie Ernaux– TT News Agency/Henrik Montgomery/via REUTERS

O ati­vis­ta bie­lor­rus­so pre­so Ales Bia­li­ats­ki, a orga­ni­za­ção rus­sa Memo­ri­al e o gru­po ucra­ni­a­no Cen­tro para Liber­da­des Civis ganha­ram o Prê­mio Nobel da Paz de 2022 no dia 7, des­ta­can­do a defe­sa dos direi­tos huma­nos e demo­cra­cia.

Assista na TV Brasil:

O Prê­mio Nobel de Eco­no­mia des­te ano foi atri­buí­do a Ben S. Ber­nan­ke, Dou­glas W. Dia­mond e Phi­lip H. Dyb­vig. A deci­são foi anun­ci­a­da  no dia 10. É o últi­mo Prê­mio Nobel anun­ci­a­do este ano. O prê­mio dis­tin­gue estu­dos que têm se mos­tra­do “cru­ci­ais” para outras inves­ti­ga­ções que aumen­ta­ram o conhe­ci­men­to dos ban­cos, da regu­la­ção ban­cá­ria e de como as cri­ses finan­cei­ras devem ser geri­das.

Edi­ção: Clau­dia Felczak/Denise Gri­e­sin­ger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

BNDES abre concurso em 2024 para 150 vagas de nível superior

Repro­du­ção: © Fer­nan­do Frazão/Agencia Bra­sil Edital deve ser divulgado no segundo semestre Publicado em 09/04/2024 …