...
sábado ,25 janeiro 2025
Home / Saúde / Revalida 2024: provas da 2ª etapa serão aplicadas neste fim de semana

Revalida 2024: provas da 2ª etapa serão aplicadas neste fim de semana

Exame valida diplomas em medicina de instituições estrangeiras

Pedro Peduzzi — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 13/12/2024 — 10:39
Brasília
Médicos chegam ao local de prova para a segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2020, em Brasília.
Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

As provas da segun­da eta­pa do Exame Nacional de Reval­i­dação de Diplo­mas Médi­cos Expe­di­dos por Insti­tu­ições de Edu­cação Supe­ri­or Estrangeira (Reval­i­da) 2024/2 serão apli­cadas neste final de sem­ana, dias 14 e 15 de dezem­bro.

O exame é volta­do tan­to a estrangeiros com diplo­mas em med­i­c­i­na expe­di­dos por insti­tu­ições de out­ros país­es, como a brasileiros que se for­maram no exte­ri­or. Ao final do proces­so, se aprova­dos, os can­didatos poderão exercer a profis­são em ter­ritório nacional, com seu diplo­ma val­i­da­do.

Podem par­tic­i­par da pro­va de habil­i­dades clíni­cas os can­didatos aprova­dos na primeira eta­pa do exame. “Além dis­so, aque­les que fiz­er­am as edições 2024/1 ou 2023/2 e foram aprova­dos na primeira eta­pa, mas reprova­dos na segun­da, tam­bém podem faz­er o exame”, infor­ma o Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep).

A pro­va de habil­i­dade especí­fi­ca é estru­tu­ra­da em um con­jun­to de dez estações, que são per­cor­ri­das ao lon­go dos dois dias de exame. Nela, os par­tic­i­pantes fazem tare­fas especí­fi­cas que podem incluir des­de inves­ti­gação de história clíni­ca e inter­pre­tação de exam­es, até for­mu­lação de hipóte­ses diag­nós­ti­cas, demon­stração de pro­ced­i­men­tos médi­cos, pas­san­do por acon­sel­hamen­to a pacientes ou famil­iares, entre out­ras tare­fas.

O Reval­i­da é com­pos­to por uma eta­pa teóri­ca e out­ra práti­ca. Nelas, as cin­co grandes áreas da med­i­c­i­na (clíni­ca médi­ca, cirur­gia, gine­colo­gia e obstetrí­cia, pedi­a­tria e med­i­c­i­na da família e saúde comu­nitária) são abor­dadas de for­ma inter­dis­ci­pli­nar.

Segun­do o Min­istério da Edu­cação, o obje­ti­vo do exame é avaliar habil­i­dades, com­petên­cias e con­hec­i­men­tos necessários para o exer­cí­cio profis­sion­al ade­qua­do aos princí­pios e neces­si­dades do Sis­tema Úni­co de Saúde (SUS).

“As refer­ên­cias são os atendi­men­tos no con­tex­to de atenção primária, ambu­la­to­r­i­al, hos­pi­ta­lar, de urgên­cia, de emergên­cia e comu­nitária, com base na Dire­triz Cur­ric­u­lar Nacional do Cur­so de Med­i­c­i­na, nas nor­ma­ti­vas asso­ci­adas e na leg­is­lação profis­sion­al. A par­tic­i­pação na segun­da eta­pa depende da aprovação na primeira”, detal­ha o Inep.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

ANS lança ferramenta para mapeamento de profissionais de saúde

Ferramenta contribuirá para disseminação de dados no setor privado Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 23/01/2025 — …