...
sábado ,18 janeiro 2025
Home / Sem categoria / Réveillon do Rio gera recorde com 969 toneladas de lixo

Réveillon do Rio gera recorde com 969 toneladas de lixo

Repro­dução: © Comlurb/Divulgação

Maiores acúmulos foram anotados em Copacabana e na Barra


Pub­li­ca­do em 01/01/2024 — 11:42 Por Alana Gan­dra — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

A oper­ação de limpeza do réveil­lon 2023, real­iza­da pela Com­pan­hia Munic­i­pal de Limpeza Urbana (Com­lurb), retirou – des­de a madru­ga­da des­ta segun­da-feira (1º) — 969 toneladas de resí­du­os em todos os pal­cos ofi­ci­ais mon­ta­dos em diver­sos bair­ros do Rio de Janeiro.

Desse total, 484 toneladas foram ano­tadas em Copaca­bana, aumen­to de 40 toneladas em relação ao Réveil­lon de 2022. O segun­do local com mais resí­du­os recol­hi­dos foi a Bar­ra da Tiju­ca, na zona oeste, com 140 toneladas, mostran­do pequeno acrésci­mo na com­para­ção com as 137 toneladas da vira­da do ano ante­ri­or.

“De fato, foi um réveil­lon muito pesa­do, muito forte. Deu tudo cer­to e mes­mo assim a gente con­seguiu ante­ci­par a nos­sa oper­ação”, disse à Agên­cia Brasil o pres­i­dente da Com­lurb, Flávio Lopes.

Ele reit­er­ou que a oper­ação foi um suces­so. “No que­si­to segu­rança foi muito bom. Quase nen­hu­ma ocor­rên­cia. Isso facili­ta o nos­so tra­bal­ho. E mes­mo com o vol­ume de resí­duo muito maior do que no ano pas­sa­do, com emprego de novos equipa­men­tos que colo­camos ao lon­go do ano e um efe­ti­vo recorde tra­bal­han­do na cidade, con­seguimos ante­ci­par o fim da oper­ação. Logo depois das 9h da man­hã de hoje (1º), a gente esta­va lavan­do a Aveni­da Atlân­ti­ca, em Copaca­bana, e devol­ven­do para a pop­u­lação, porque ela vira área de laz­er”. Os garis con­cluíram tam­bém a tare­fa de peneirar a areia da pra­ia, em frente ao pal­co de Copaca­bana.

Megaoperação

A mega­op­er­ação de limpeza con­tou com 4.778 garis, maior efe­ti­vo da história para a fes­ta, dos quais 40% atu­aram em Copaca­bana, onde foram mon­ta­dos dois pal­cos para shows. “A gente con­tou com pouco mais de dois mil garis tra­bal­han­do em Copaca­bana entre a noite de ontem (31) e hoje de man­hã. É uma oper­ação de guer­ra. Lit­eral­mente”, asse­gurou Lopes.

O efe­ti­vo da Com­lurb teve apoio de 215 veícu­los, sendo 71 com­pacta­dores, 81 bas­cu­lantes, qua­tro cam­in­hões-baú com san­itário e 30 micro-ônibus para trans­porte dos garis, oito varredeiras de grande porte e 21 pipas d ́água para lavagem das pis­tas com água de reú­so, e mais 87 equipa­men­tos, incluin­do 26 pás mecâni­cas, 12 mini pás, 12 varredeiras de médio porte, 14 mini varredeiras e 23 tra­tores de pra­ia com imple­men­tos tra­seiros para peneirar a areia.

limpeza da Comlurb no Réveillon 2023 no Rio de Janeiro. Foto: Comlurb/Divulgação
Repro­dução: Limpeza das pra­ias do Rio foi ini­ci­a­da tão logo acabou a fes­ta que mar­cou o réveil­lon    Foto — Comlurb/Divulgação

A Com­lurb atu­ou em todos os pon­tos com queima de fogos e shows, envol­ven­do Copaca­bana (dois pal­cos), Fla­men­go, Praça Mauá, Pra­ia de Sepeti­ba, Pedra de Guarat­i­ba, Igre­ja da Pen­ha, Par­que Madureira, Ban­gu, Pra­ia da Bica (Ilha do Gov­er­nador), Paque­tá e Piscinão de Ramos, além de out­ros tre­chos da orla em Ipane­ma, Leblon, São Con­ra­do, Arpoador, Bar­ra da Tiju­ca e Recreio dos Ban­deirantes.

Descarte

Foram disponi­bi­liza­dos dois mil con­têineres de 240 litros e mil caixas metáli­cas de 1.200 litros, em todos os pon­tos de fes­ta, sendo metade em Copaca­bana para garan­tir que os fre­quen­ta­dores pudessem faz­er o descarte de seus resí­du­os de for­ma cor­re­ta. Hoje à tarde e à noite — após o fim da oper­ação espe­cial de Réveil­lon — será real­iza­da mais uma oper­ação pon­tu­al nas areias de Copaca­bana, após a saí­da dos ban­his­tas.

A par­tir de ago­ra, a Com­lurb se ded­i­ca ao plane­ja­men­to para o car­naval 2024 e, tam­bém, para a reunião do G20, pre­vista para o Rio. “No car­naval, a cidade fica muito cheia. Este ano, a fes­ta é no iní­cio de fevereiro e, logo na sequên­cia, tem o encon­tro do G20 no Rio, que tam­bém vai deman­dar muito da gente. Por isso, esta­mos ter­mi­nan­do o Réveil­lon e con­cluin­do tam­bém o plane­ja­men­to para ess­es dois grandes even­tos que a cidade vai rece­ber”, final­i­zou o pres­i­dente da Com­lurb.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Proibição dos celulares em salas de aula SP: como era, como ficou

Atualmente, o uso para fins pedagógicos ainda é permitido Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 06/12/2024 — …