...
sexta-feira ,11 julho 2025
Home / Noticias / Rio: ampliação do teste do Pezinho rastreia 54 doenças raras

Rio: ampliação do teste do Pezinho rastreia 54 doenças raras

Dia Nacional do Teste é comemorado nesta sexta-feira (6)

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 06/06/2025 — 08:48
Rio de Janeiro
Teste do pezinho
Repro­dução: © Arte/Agência Brasil

No Dia Nacional do Teste do Pez­in­ho, comem­o­ra­do nes­ta sex­ta-feira (6), a Sec­re­taria de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), reforça a importân­cia do exame que reduz mortes e seque­las em recém-nasci­dos. De 2023 a 2024, foram real­iza­dos quase 250 mil exam­es em todo o esta­do, o primeiro do país a ofer­e­cer o exame ampli­a­do nos 92 municí­pios, pas­san­do de sete para 54 doenças ras­treadas.

O exame é sim­ples e rápi­do. O sangue é cole­ta­do no cal­can­har do bebê, por ser uma parte do cor­po com muitos vasos san­guí­neos. Ele é pas­sa­do para um papel-fil­tro espe­cial e depois envi­a­do para análise lab­o­ra­to­r­i­al. A recomen­dação é que seja feito entre o ter­ceiro e quin­to dia de vida do bebê.

“São gotas de amor que sal­vam vidas. O exame per­mite detec­tar algu­mas doenças raras, pos­si­bil­i­tan­do a chance de trata­men­to pre­coce, redução de óbitos e seque­las infan­tis. Des­de agos­to de 2023, a sec­re­taria ampliou a ras­tre­abil­i­dade de out­ras doenças como do ciclo da ure­ia, ane­mia fal­ci­forme, fibrose cís­ti­ca, fenil­cetonúria e hipotireoidis­mo con­gêni­to”, expli­ca a coor­de­nado­ra de Saúde da Cri­ança da SES-RJ, Rober­ta Ser­ra.

Des­de 2017, a Sec­re­taria de Saúde esta­b­ele­ceu parce­ria com a Asso­ci­ação de Pais e Ami­gos dos Excep­cionais do Rio de Janeiro (Apae-Rio), que real­iza de 11 a 12 mil testes por mês, de acor­do com o número de nasci­dos vivos. Em 2023, a asso­ci­ação fez 135 mil ras­trea­men­tos em cri­anças. Em 2024, foram mais de 113 mil. O esta­do tem 1.074 unidades cadastradas para a real­iza­ção dos testes, incluin­do unidades bási­cas de saúde, pos­tos de saúde e mater­nidades.

» Siga o canal da Agên­cia Brasil no What­sApp

Resultado pela internet

O esta­do do Rio é pio­neiro, des­de 2018, em disponi­bi­lizar o Teste do Pez­in­ho Ampli­a­do de for­ma online. Des­de 1º de agos­to de 2023, os resul­ta­dos dos exam­es estão disponíveis no site da sec­re­taria e podem ser aces­sa­dos com o número do papel-fil­tro do exame, forneci­do pela unidade de saúde onde foi feito o teste e a data de nasci­men­to do bebê.

O serviço dig­i­tal é ofer­e­ci­do pela Apae-Rio, que tam­bém avisa aos famil­iares pelo What­sApp em casos de resul­ta­dos sus­peitos.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Enem 2025: Inep publica resultados de recursos de atendimento especial

Consulta deve ser feita na Página do Participante do exame Daniel­la Almei­da — Repórter da …