...
sexta-feira ,25 abril 2025
Home / Noticias / Rio chega a 44ºC, maior temperatura registrada desde 2014

Rio chega a 44ºC, maior temperatura registrada desde 2014

Calor pode continuar amanhã com previsão de ultrapassar os 40ºC

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 17/02/2025 — 17:53
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro (RJ), 17/02/2024 -Transeuntes se protegem do forte calor nas ruas do centro da cidade. Cidade do Rio de Janeiro atinge nível 4 de calor. Marco é caracterizado por temperaturas que podem chegar a 44ºC Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
© Tânia Rêgo/Agência Brasil

A tem­per­atu­ra máx­i­ma reg­istra­da nes­ta segun­da-feira (17) no Rio de Janeiro foi de 44°C, a mais alta reg­istra­da pelo Sis­tema Aler­ta Rio des­de 2014. A mín­i­ma foi de 21,6°C. A noite de hoje deve apre­sen­tar céu claro a par­cial­mente nubla­do e não há pre­visão de chu­va. Os ven­tos estarão fra­cos a mod­er­a­dos.

Na terça-feira (18), o céu terá neb­u­losi­dade vari­a­da e não há pre­visão de chu­va. As tem­per­at­uras estarão ele­vadas e podem ultra­pas­sar os 40°C. Os ven­tos estarão pre­dom­i­nan­te­mente mod­er­a­dos no perío­do da tarde.

Na quar­ta-feira (19) e quin­ta-feira (20), o céu segue com neb­u­losi­dade vari­a­da, pre­dom­i­nan­te­mente nubla­do. A cidade con­tin­ua sem pre­visão de chu­va e as tem­per­at­uras devem ter pequeno declínio, mas per­manecem altas.

Na sex­ta-feira (21), o céu estará claro a par­cial­mente nubla­do, não há pre­visão de chu­va e as tem­per­at­uras per­manecerão ele­vadas.

Nível 4 de calor

A cidade do Rio de Janeiro atingiu o nív­el 4 de calor, o segun­do mais críti­co definido pela prefeitu­ra, às 12h35 des­ta segun­da-feira. De acor­do com o serviço de mete­o­rolo­gia da admin­is­tração munic­i­pal, há um sis­tema de alta pressão no oceano influ­en­cian­do o tem­po e aumen­tan­do as tem­per­at­uras na cidade.

O nív­el de calor 4 é aciona­do quan­do a tem­per­atu­ra fica entre 40°C a 44°C, com pre­visão de per­manên­cia ou aumen­to por, ao menos, três dias con­sec­u­tivos. Em cole­ti­va de impren­sa neste domin­go (16), o prefeito Eduar­do Paes e out­ras autori­dades munic­i­pais já havi­am aler­ta­do que a cidade teria calor extremo esta sem­ana.

Com o aciona­men­to do nív­el 4, a prefeitu­ra abriu 58 pon­tos de res­fri­a­men­to, com áreas de som­bra, pon­tos de hidratação e ban­heiros que podem ser uti­liza­dos livre­mente pela pop­u­lação em diver­sos bair­ros da cidade.

Os endereços estão disponíveis no aplica­ti­vo e no site do Cen­tro de Oper­ações e Resil­iên­cia da Prefeitu­ra do Rio (COR).

Veja imagens desta segunda-feira

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Funeral do Papa Francisco: a cobertura da mídia do Vaticano

Os canais da Rádio Vaticano — Vatican News irão acompanhar ao vivo a celebração das …