...
quarta-feira ,11 setembro 2024
Home / Saúde / Rio de Janeiro confirma quinta morte por dengue

Rio de Janeiro confirma quinta morte por dengue

Repro­dução: © Edu Kapps/SMS

Caso foi registrado em Guaratiba, na zona oeste da cidade


Publicado em 21/03/2024 — 10:28 Por Vitor Abdala — Repórter da Agência Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

O municí­pio do Rio de Janeiro con­fir­mou, nes­ta quin­ta-feira (21), sua quin­ta morte por dengue neste ano. O caso foi reg­istra­do em Guarat­i­ba, na zona oeste da cidade, e a víti­ma é um homem de 55 anos, afe­ta­do pelo tipo grave da doença, tam­bém con­heci­do como dengue hemor­rág­i­ca.

Des­de o iní­cio do ano, já foram reg­istra­dos 73 mil casos prováveis da doença no municí­pio. No entan­to, segun­do o secretário munic­i­pal de Saúde, Daniel Soranz, o número de casos “vêm cain­do, com mui­ta veloci­dade, nos últi­mos dias”.

“Na últi­ma sem­ana, vemos o número de casos despen­can­do. A gente começa a ter a certeza de que hou­ve uma ante­ci­pação da onda. Os meses de janeiro e fevereiro foram muito quentes, com mui­ta chu­va. Nor­mal­mente, o número maior de casos acon­tece no mês de abril e maio, difer­ente do que acon­te­ceu esse ano”, disse Soranz.

Nas últi­mas três sem­anas, hou­ve uma redução no número de casos. Da 10ª sem­ana epi­demi­ológ­i­ca (3 a 9 de março) para a 11ª sem­ana (10 a 16 de março), hou­ve que­da de 37,5%.

O secretário acred­i­ta que será pos­sív­el começar a desmo­bi­liza­ção dos polos de atendi­men­to a pacientes com dengue nos próx­i­mos dias. “Muito provavel­mente em uma ou duas sem­anas, a gente ini­cia o fechamen­to dos polos de dengue e sai da situ­ação de emergên­cia”, afir­mou. “E a gente pos­sa cuidar da nova doença que está dom­i­nan­do o panora­ma epi­demi­ológi­co que é a influen­za.”

A melhor forma de combater a dengue é impedir a reprodução do mosquito. Foto: Arte/EBC

Vacina

A cidade do Rio começa nes­ta quin­ta a vaci­nar os gru­pos pri­or­itários con­tra a influen­za: pes­soas com mais de 60 anos, cri­anças de seis meses a 6 anos de idade, aque­les que têm comor­bidades, pes­soas com defi­ciên­cia, indí­ge­nas e quilom­bo­las, além de profis­sion­ais de edu­cação, de saúde e de forças de segu­rança.

Em relação à vaci­nação con­tra a dengue, o secretário disse que foram imu­nizadas 96 mil cri­anças e ado­les­centes de 10 a 14 anos, ou seja, 27% do públi­co-alvo (354 mil). No momen­to, segun­do ele, só há 30 mil dos­es do imu­nizante em estoque, o que impede uma acel­er­ação na cam­pan­ha de vaci­nação.

Edição: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Brasil tem mais de 30 internações ao dia por tentativa de suicídio

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil Dado é da Associação Brasileira de Medicina de Emergência (Abramede) …