...
segunda-feira ,17 março 2025
Home / Noticias / Rio de Janeiro mantém medidas restritivas até o dia 28 de junho

Rio de Janeiro mantém medidas restritivas até o dia 28 de junho

Rio de Janeiro - O prefeito Eduardo Paes participa da campanha Blocos de Rua Unidos Pelo Distanciamento, que lança uma camisa para conscientizar contra aglomeração e ajudar financeiramente trabalhadores devido ao cancelamento do Carnaval 2021. (Fernando Frazão/Agência Brasil)
Repro­dução: © Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

Prefeitura diz que protocolo da Conmebol é bastante rigoroso


Pub­li­ca­do em 11/06/2021 — 11:22 Por Ake­mi Nita­hara – Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

A prefeitu­ra do Rio de Janeiro pror­ro­gou até o dia 28 de jun­ho todas as medi­das restri­ti­vas em vig­or no municí­pio para con­ter a propa­gação do novo coro­n­avírus (covid-19). A pror­ro­gação está no Decre­to 48.974, pub­li­ca­do hoje (11) no Diário Ofi­cial do Municí­pio e foi anun­ci­a­da durante a apre­sen­tação do bole­tim epi­demi­ológi­co sem­anal.

Per­manece sus­pen­so o fun­ciona­men­to de boates, dance­te­rias e salões de dança, assim como a real­iza­ção de fes­tas que neces­sitem de autor­iza­ção tran­sitória, em áreas públi­cas e par­tic­u­lares. As acad­e­mias de ginás­ti­ca, bares, lan­chonetes, restau­rantes, shop­pings, cen­tros com­er­ci­ais, gale­rias de lojas, museus, bib­liote­cas, cin­e­mas, teatros, casa de fes­tas, recreação infan­til, par­que de diver­sões e espaços turís­ti­cos devem aten­der as regras de ocu­pação máx­i­ma e dis­tan­ci­a­men­to mín­i­mo.

Copa América

O prefeito Eduar­do Paes infor­mou que a Sec­re­taria Munic­i­pal de Saúde (SMS) rece­beu esta sem­ana o pro­to­co­lo san­itário pre­vis­to pela Con­fed­er­ação Sul-Amer­i­cana de Fute­bol (Con­mebol), enti­dade respon­sáv­el pela Copa Améri­ca na cidade, com medi­das bas­tante rig­orosas.

“Nós recebe­mos a comu­ni­cação ofi­cial da Con­mebol, apre­sen­tan­do o plano san­itário para a real­iza­ção dos jogos da Copa Améri­ca. Todo esse plano respei­ta o que é deter­mi­na­do pela prefeitu­ra do Rio, aqui­lo que se pode faz­er den­tro do decre­to. Eles estão seguin­do o pro­to­co­lo san­itário ade­qua­do para que isso [Copa Améri­ca] não ven­ha a ser um prob­le­ma para a cidade. O decre­to per­mite a real­iza­ção de jogos de fute­bol sem públi­co e respei­tan­do uma série de regras que nós temos abso­lu­ta certeza que serão respeitadas pela Com­me­bol”, disse o prefeito.

De acor­do com o secretário de Saúde, Daniel Soranz, as regras san­itárias para jogos de fute­bol e hotéis estão pre­vis­tas des­de janeiro e os pro­to­co­los apre­sen­ta­dos para a Copa Améri­ca estão de acor­do com as exigên­cias da prefeitu­ra e, “se forem segui­dos, não haverá peri­go para a pop­u­lação”.

“[O pro­to­co­lo da Con­mebol] Colo­ca que todos pre­cisam ser tes­ta­dos antes de vir para o Brasil. Tem um per­centu­al grande, mais de 70% das del­e­gações estão total­mente vaci­nadas. Colo­ca tam­bém restrição das pes­soas nos hotéis e das del­e­gações sem cir­cu­lação pelas cidades, com número lim­i­ta­do de pes­soas em cada del­e­gação e regras tam­bém para as par­tidas, evi­tan­do con­tatos que não sejam estri­ta­mente necessários. Os pro­to­co­los estão de acor­do com as regras do municí­pio, não hou­ve nen­hu­ma excep­cional­i­dade de nen­hu­ma regra em vig­or e não haverá, nem eles solic­i­taram”, disse o secretário.

A primeira par­ti­da da Copa Améri­ca, entre Brasil e Venezuela, será às 18h de domin­go (13), no Está­dio Mané Gar­rin­cha, em Brasília. O Rio de Janeiro recebe par­tidas da fase de gru­pos no Está­dio Nil­ton San­tos, con­heci­do como Engen­hão, e a final será no Mara­canã, no dia 10 de jul­ho.

Boletim epidemiológico

Os dados do bole­tim epi­demi­ológi­co, apre­sen­ta­dos pela prefeitu­ra, indicam que os atendi­men­tos na rede de urgên­cia e emergên­cia per­manecem estáveis nas últi­mas sem­anas, com leve que­da nos últi­mos dias. O número de casos con­fir­ma­dos por dia teve uma leve que­da e os óbitos estão com uma tendên­cia de redução, após o aumen­to ver­i­fi­ca­do no mês de abril.

As inter­nações por faixa etária apon­tam para uma diminuição entre os mais vel­hos, aci­ma de 60 anos de idade, parcela da pop­u­lação que já foi vaci­na­da, e uma inver­são pro­por­cional, com mais pes­soas abaixo dessa idade sendo inter­nadas com sín­drome res­pi­ratória agu­da grave.

O mapa de risco está estáv­el em laran­ja para todo o municí­pio, que indi­ca alto risco para a trans­mis­são da covid-19. A cidade se man­tém sem alter­ação no mapa nem nas medi­das de restrição há cin­co sem­anas.

Vacinação

Até o momen­to, o municí­pio apli­cou a primeira dose da vaci­na con­tra a covid-19 em 2,4 mil­hões de pes­soas, o que cor­re­sponde a 46% da pop­u­lação adul­ta, o públi­co-alvo da cam­pan­ha. Já rece­ber­am a segun­da dose um total de 970,9 mil pes­soas. Segun­do o secretário, cer­ca de 70 mil pes­soas estão com a segun­da dose em atra­so e os pos­tos de vaci­nação estão fazen­do a bus­ca ati­va para que elas com­pletem o esque­ma de imu­niza­ção.

De acor­do com a prefeitu­ra, a cidade tem capaci­dade de vaci­nar até 70 mil pes­soas por dia e tem apli­ca­do as dos­es em 30 mil diari­a­mente. O cal­endário ini­cial, que pre­via com­ple­tar a imu­niza­ção de todos com 18 anos de idade ou mais até o dia 21 de out­ubro, pode ser adi­anta­do, con­forme a disponi­bi­liza­ção dos imu­nizantes pelo gov­er­no fed­er­al.

Na quar­ta-feira (16), serão vaci­nadas as pes­soas entre 50 anos e 54 anos de idade, além dos profis­sion­ais da edu­cação supe­ri­or, profis­sion­al­izante e out­ros cur­sos.

“Temos que estar otimis­tas, mas fal­ta pouco, porque vai dar mole ago­ra? Vamos segu­rar um pouquin­ho, usar más­cara. Esse perío­do aparece mais sin­tomas de gripe, vai chegan­do o inver­no e a gente con­trai mais doenças res­pi­ratórias, então não cus­ta esse esforço final. A vida está giran­do, as pes­soas estão poden­do ir a restau­rantes, lojas, se encon­trar. Essa doença é grave, mata gente, traz muitos prob­le­mas e colo­ca em risco a vida dos out­ros. Então vamos usar a más­cara e man­ter o dis­tan­ci­a­men­to”, disse Eduar­do Paes.

O secretário de Saúde aler­tou que a cidade está com 1,3 mil pes­soas inter­nadas com a covid-19 e que a sazon­al­i­dade da gripe pode levar a um aumen­to nos casos.

“A gente ain­da tem um número alto pes­soas que pegam covid e podem evoluir para a for­ma grave. Ape­sar de a gente ter uma mel­ho­ria, com os efeitos da vaci­na, esta­mos nos meses de inver­no, quan­do temos uma pre­ocu­pação maior porque são os meses nat­u­ral­mente temos maior incidên­cia de gripe. Então tem que ter cautela, a más­cara é fun­da­men­tal, não se aglom­er­ar, evi­tar qual­quer tipo de exposição desnecessária. A gente sabe que está muito duro, mas fal­ta pouco, as pes­soas pre­cisam con­ter esse afã de quer­er voltar à nor­mal­i­dade, porque ain­da temos um nív­el de trans­mis­são muito alto na cidade”.

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Apostas para a Dupla de Páscoa começam nesta segunda-feira

Prêmio está estimado em R$ 30 milhões Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 17/03/2025 — 07:44 Brasília …