...
segunda-feira ,9 dezembro 2024
Home / Cultura / Rio de Janeiro sedia festival cultural de combate à fome e à pobreza

Rio de Janeiro sedia festival cultural de combate à fome e à pobreza

Aliança Global Festival será na Praça Mauá, com entrada gratuita

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 07/11/2024 — 17:20
Rio de Janeiro
Praça Mauá
Repro­dução: © Ake­mi Nitahara/Agência Brasil

Entre os dias 14 e 16 de novem­bro, o Rio de Janeiro será pal­co de uma grande ação cul­tur­al de com­bate à fome e à pobreza. O Aliança Glob­al Fes­ti­val será na Praça Mauá, com entra­da gra­tui­ta, e reunirá impor­tantes artis­tas do Brasil para pro­mover enga­ja­men­to e dis­cussão sobre a prin­ci­pal mar­ca da presidên­cia brasileira do G20, que é a Aliança Glob­al con­tra a Fome e a Pobreza.

Inspi­ra­do em con­cer­tos inter­na­cionais como o Live Aid 1985 e o Free Nel­son Man­dela Con­cert 1988, ambos em Lon­dres, na Inglater­ra, o Aliança Glob­al Fes­ti­val reunirá diver­sos artis­tas como Dio­go Nogueira, Laris­sa Luz, Mateus Aleluia, Nova Orques­tra, Jovem Dioní­sio, Rachel Reis, Jota.Pê, Afro­ci­dade, Mar­celle Mot­ta, Kle­ber Lucas, Jaloo, Agui­davi do Jêje, entre muitas out­ras estre­las que serão divul­gadas nos próx­i­mos dias. Além das apre­sen­tações, o Black Bom será respon­sáv­el pela aber­tu­ra e encer­ra­men­to dos shows com DJ Flash e per­for­mances do mel­hor da black music car­i­o­ca.

A pro­gra­mação cel­e­bra a diver­si­dade da cul­tura brasileira, reunin­do grandes nomes da músi­ca nacional para enga­jar a todos no com­pro­mis­so do Brasil de lid­er­ar a Aliança Glob­al em defe­sa de um mun­do sem fome e pobreza, com tran­sição energéti­ca, justiça climáti­ca e uma rep­re­sen­tação menos desigual.

O even­to ante­cede a Cúpu­la de Líderes do G20 mar­ca­da para os dias 18 e 19 de novem­bro e ocorre simul­tane­a­mente à Cúpu­la Social do G20. O fes­ti­val irá aproveitar o poder trans­for­mador das expressões artís­ti­cas e cul­tur­ais para lançar uma men­sagem sobre o com­pro­mis­so do país de con­stru­ir uma rede colab­o­ra­ti­va e de impacto duradouro, envol­ven­do país­es, orga­ni­za­ções e cidadãos na luta pela justiça ali­men­tar.

O Aliança Glob­al Fes­ti­val Con­tra Fome e a Pobreza é uma real­iza­ção do gov­er­no brasileiro, com cor­re­al­iza­ção da Orga­ni­za­ção dos Esta­dos Ibero-Amer­i­canos para a Edu­cação, Ciên­cia e Cul­tura (OEI) e o Serviço Fed­er­al de Proces­sa­men­to de Dados (Ser­pro).

CRIA G20

Para­le­la­mente ao fes­ti­val haverá o Cria G20, no Píer Space, no cen­tro do Rio de Janeiro. O even­to conec­ta cri­adores dig­i­tais, ativis­tas soci­ais e comu­ni­cadores do Brasil e do mun­do, abre espaço e lev­an­ta a voz entre as pri­or­i­dades da presidên­cia do Brasil no G20. “Com agen­da robus­ta, o Cria G20 é um can­teiro para a trans­for­mação e para o enga­ja­men­to social, ori­en­ta­dos a semear o debate sobre a Aliança Glob­al con­tra a Fome e a Pobreza, a nova arquite­tu­ra finan­ceira glob­al e o enfrenta­men­to às mudanças climáti­cas. Por meio de diál­o­gos aber­tos, o even­to mira em ampli­ar o debate e se propõe a inspi­rar ações para um mun­do sem fome, com justiça climáti­ca e menos desigual­dade”, dizem em nota os orga­ni­zadores.

Aliança Global

A Aliança Glob­al Con­tra a Fome e a Pobreza visa mobi­lizar recur­sos e coor­denar ações entre país­es, orga­ni­za­ções inter­na­cionais e a sociedade civ­il para alcançar metas ambi­ciosas de redução da fome e da pobreza, tra­bal­han­do para bus­car soluções para os Obje­tivos de Desen­volvi­men­to Sus­ten­táv­el 1 (errad­i­cação da pobreza) e 2 (fome zero), da ONU.

A pro­pos­ta brasileira rece­beu apoio sig­ni­fica­ti­vo de líderes inter­na­cionais e espe­cial­is­tas em segu­rança ali­men­tar, que destacaram a neces­si­dade de uma abor­dagem con­jun­ta e sus­ten­táv­el para enfrentar ess­es desafios globais. A ini­cia­ti­va é um dos pon­tos cen­trais da atu­ação do Brasil durante sua presidên­cia no G20.

G20 Social

O G20 Social, tam­bém con­heci­do como Cúpu­la Social do G20, vai reunir orga­ni­za­ções da sociedade civ­il para dis­cu­tir temas estratégi­cos para o G20. O obje­ti­vo é ampli­ar a par­tic­i­pação de agentes não gov­er­na­men­tais nos proces­sos decisórios e dar voz às difer­entes reivin­di­cações da pop­u­lação. A Cúpu­la Social do G20 será nos dias 14, 15 e 16 de novem­bro e os temas pri­or­itários de dis­cussão serão o com­bate à fome e às desigual­dades, as mudanças climáti­cas, a tran­sição energéti­ca jus­ta e novos mod­e­los de gov­er­nança para as insti­tu­ições mul­ti­lat­erais. As prin­ci­pais deman­das do grupo chegarão às mãos dos chefes de Esta­do na Cúpu­la do G20.

Cúpula de Líderes G20

A Cúpu­la do G20 rep­re­sen­ta a con­clusão dos tra­bal­hos con­duzi­dos pelo país que ocu­pa a presidên­cia rota­ti­va do grupo. É o momen­to em que chefes de Esta­do e de Gov­er­no aprovam os acor­dos nego­ci­a­dos ao lon­go do ano, e apon­tam cam­in­hos para lidar com os desafios globais.

A cúpu­la será nos dias 18 e 19 de novem­bro de 2024, no Rio de Janeiro, com a pre­sença das lid­er­anças dos 19 país­es mem­bros, mais a União Africana e a União Europeia.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Mega-Sena: aposta de Belo Horizonte fatura sozinha R$ 28 milhões

Números sorteados foram: 01, 06, 24, 47, 55 e 58 Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 08/12/2024 …