...
segunda-feira ,17 março 2025
Home / Economia / Rio é cidade em que usuário gasta mais tempo para deslocamento

Rio é cidade em que usuário gasta mais tempo para deslocamento

Tempo médio é de 58 minutos

Dou­glas Cor­rêa — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 28/01/2025 — 08:02
Rio de Janeiro
Pista central interditada para obras BRT Transbrasil, na Avenida Brasil, altura de Ramos, no Rio de Janeiro.
Repro­dução: © Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

O aplica­ti­vo de mobil­i­dade urbana mais uti­liza­do no mun­do, Moovit, lançou neste ano o Relatório Glob­al sobre Trans­porte Públi­co de 2024. O doc­u­men­to com­bi­na as infor­mações com pesquisa real­iza­da com 76 mil usuários para ilus­trar tendên­cias de mobil­i­dade urbana.

Entre todas as cidades anal­isadas no relatório, o Rio de Janeiro ficou entre as dez com maior tem­po médio de deslo­ca­men­to, com 58 min­u­tos. Na pesquisa, usuários do Moovit foram per­gun­ta­dos sobre o que os faria usar mais o trans­porte públi­co. Para 36%, mais veícu­los é fun­da­men­tal, 23% pedem horários con­fiáveis e 14% querem pas­sagens mais baratas.

De acor­do com o doc­u­men­to, dez regiões met­ro­pol­i­tanas brasileiras fazem parte do relatório: Belo Hor­i­zonte, Brasília, Camp­inas, Curiti­ba, For­t­aleza, Por­to Ale­gre, Recife, Rio de Janeiro, Sal­vador e São Paulo. A pesquisa foi real­iza­da em novem­bro de 2024 e todos os dados são anôn­i­mos.

O cartão de trans­porte é a for­ma preferi­da de pagar da maio­r­ia dos brasileiros: 71%. Já 15% dos curitibanos pref­er­em pagar com cartão de débito ou crédi­to. Para 14% dos pas­sageiros do Recife e de Por­to Ale­gre, din­heiro é a for­ma pref­er­en­cial de paga­men­to, maior índice no país.

O vice-pres­i­dente de pro­du­to do Moovit, Ziv Kabaret­ti, disse que “à medi­da que as cidades con­tin­u­am a se desen­volver, com­preen­der as exper­iên­cias diárias dos pas­sageiros de trans­porte públi­co é cru­cial para mel­ho­rar o futuro da mobil­i­dade”, Segun­do o exec­u­ti­vo, “o relatório Glob­al de Trans­porte Públi­co do Moovit 2024 não ape­nas desta­ca os desafios que ain­da exis­tem, mas mostra os avanços pos­i­tivos que estão sendo feitos ao redor do mun­do para tornar deslo­ca­men­tos mais con­ve­nientes, efi­cientes e acessív­el”, obser­vou.

Expansão

A Sec­re­taria Munic­i­pal de Trans­porte do Rio infor­mou, em nota, que é pre­ciso lem­brar que, ao lon­go dos anos, a cidade se expandiu para fora de seu eixo cen­tral, onde está con­cen­tra­da a maio­r­ia das opor­tu­nidades de emprego. Citou a imple­men­tação de políti­cas públi­cas para pro­mover a reocu­pação da região cen­tral, além da recu­per­ação de todo o modal de trans­porte. A situ­ação foi agrava­da com o con­se­quente declínio do cen­tro, por causa da crise econômi­ca vivi­da pelo país a par­tir de 2014”, afir­mou, em nota, a sec­re­taria.

Entre essas políti­cas lem­brou a revi­tal­iza­ção da região, como alter­ações no Plano Dire­tor, o Reviv­er Cen­tro e o Reviv­er Cul­tur­al, além de via­bi­lizar con­struções como o Por­to Mar­aval­ley, o Ter­mi­nal de Inte­gração Inter­modal Gen­tileza e a trans­for­mação da Estação Leopold­ina em local com mora­dias do Min­ha Casa, Min­ha Vida, Clíni­ca da Família e a Cidade do Sam­ba 2.

O corre­dor Trans­brasil foi inau­gu­ra­do com dois ter­mi­nais de inte­gração, Deodoro e Gen­tileza, que inte­gram ônibus, trem e VLT. Só a entra­da em fun­ciona­men­to da Trans­brasil per­mi­tiu uma redução média de 50 min­u­tos ou 32% do tem­po total de viagem para quem fazia o tra­je­to entre Cam­po Grande e Can­delária.

Deslocamento

No Sis­tema de Trans­porte Públi­co por Ônibus, tam­bém hou­ve avanço no sen­ti­do de mel­ho­rar o deslo­ca­men­to da pop­u­lação. Des­de jun­ho de 2022, 194 lin­has de ônibus foram retomadas ou cri­adas na cidade (aumen­to de mais de 70%) e mais de 800 pon­tos de ônibus foram reati­va­dos. O número de quilômet­ros per­cor­ri­dos por dia útil dobrou, pas­san­do de 677 mil para cer­ca de 1,2 mil­hão de quilômet­ros por dia.

Essas medi­das mel­ho­raram a inte­gração entre regiões da cidade e reduzi­ram o tem­po de deslo­ca­men­to dos pas­sageiros. O BRT, que trans­porta­va cer­ca de 150 mil pes­soas em 2021, hoje atende a mais de 500 mil pes­soas.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Apostas para a Dupla de Páscoa começam nesta segunda-feira

Prêmio está estimado em R$ 30 milhões Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 17/03/2025 — 07:44 Brasília …