...
sexta-feira ,19 abril 2024
Home / Saúde / Rio inicia campanha para aumentar doação de sangue

Rio inicia campanha para aumentar doação de sangue

Para marcar o Dia Mundial do Doador de Sangue, Ministério da Saúde lança campanha de doação de sangue, no Hemocentro de Brasília
Repro­du­ção: © Mar­ce­lo Camargo/Agência Bra­sil

Doações podem ser feitas até o dia 30 deste mês


Publi­ca­do em 14/06/2021 — 08:04 Por Vitor Abda­la — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Rio de Janei­ro

O Ins­ti­tu­to Esta­du­al de Hema­to­lo­gia do Rio (Hemo­rio) lan­ça hoje (14) uma cam­pa­nha para ampli­ar as doa­ções de san­gue no esta­do. A cam­pa­nha Cada Gota Impor­ta bus­ca rever­ter a que­da nos esto­ques de deri­va­dos de san­gue ocor­ri­da devi­do à pan­de­mia de covid-19.

Segun­do o Hemo­rio, a pan­de­mia pro­vo­cou uma que­da de 30% nos esto­ques do pro­du­to. Para aten­der a deman­da dos paci­en­tes no esta­do do Rio, é neces­sá­rio obter pelo menos 300 bol­sas de san­gue por dia. A média atu­al é de 210.

Além do Hemo­rio, have­rá pon­tos de cole­ta em outros cin­co locais: Bar­ra Shop­ping, Park Shop­ping, Via Bra­sil Shop­ping, Hos­pi­tal Muni­ci­pal Lou­ren­ço Jor­ge e Hos­pi­tal da Cri­an­ça.

Qui­nhen­tos bilhe­tes uni­tá­ri­os de Metrô serão dis­tri­buí­dos para faci­li­tar o des­lo­ca­men­to de quem qui­ser doar. E, para evi­tar aglo­me­ra­ções em trans­por­tes públi­cos, o apli­ca­ti­vo de trans­por­te pri­va­do 99 dará R$ 30 nas via­gens de ida e mais R$ 30 nas via­gens de vol­ta até o Hemo­rio.

A cam­pa­nha se esten­de até o dia 30 de junho. Para doar, é pre­ci­so ter entre 16 e 60 anos (meno­res de ida­de devem ter auto­ri­za­ção), pesar pelo menos 50 kg e estar bem de saú­de. Os ido­sos que já são doa­do­res podem tam­bém par­ti­ci­par, des­de que tenham, no máxi­mo, 69 anos.

É neces­sá­rio ain­da apre­sen­tar um docu­men­to de iden­ti­da­de ofi­ci­al com foto. Não é pre­ci­so estar em jejum, ape­nas evi­tar ali­men­tos gor­du­ro­sos nas qua­tro horas que ante­ce­dem a doa­ção e não inge­rir bebi­das alcoó­li­cas 12 horas antes.

Covid-19

Pes­so­as que tive­ram covid-19 ficam inap­tas por 30 dias após a cura. O mes­mo acon­te­ce com quem che­gar de via­gens inter­na­ci­o­nais (não podem doar por 30 dias). Can­di­da­tos à doa­ção que tive­ram a for­ma gra­ve da covid-19 ficam inap­tos por um ano após a cura.

Quem tomou as vaci­nas da Pfi­zer e Astra­Ze­ne­ca fica inap­to por sete dias, enquan­to aque­les que rece­be­ram o imu­ni­zan­te da Coro­na­Vac ficam impe­di­dos de doar por 48h, mes­mo perío­do para aque­les que foram vaci­na­dos con­tra a gri­pe.

Edi­ção: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Entenda o que é o transtorno do espectro autista

Repro­du­ção: © Michal Parzuchowski/Pixabay Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo é celebrado neste dia …