...
quinta-feira ,28 março 2024
Home / Saúde / Rio investiga possíveis casos da variante britânica da covid-19

Rio investiga possíveis casos da variante britânica da covid-19

Médicos observam exame de paciente em hospital de campanha em Guarulhos (SP) 12/05/2020 REUTERS/Amanda Perobelli
© REUTERS / Aman­da Perobelli/direitos reser­va­dos (Repro­du­ção)

Homem com diagnóstico confirmado participou de reunião de família


Publi­ca­do em 21/02/2021 — 14:35 Por Viní­cius Lis­boa — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Rio de Janei­ro

Pro­fis­si­o­nais da Sub­se­cre­ta­ria de Vigi­lân­cia em Saú­de (SVS) da Secre­ta­ria de Saú­de do Esta­do do Rio de Janei­ro des­co­bri­ram que o homem com caso con­fir­ma­do da vari­an­te bri­tâ­ni­ca do coro­na­ví­rus par­ti­ci­pou de uma reu­nião de famí­lia com ao menos oito pes­so­as em Nova Fri­bur­go, dias antes de apre­sen­tar os sin­to­mas.

Uma equi­pe téc­ni­ca da SVS este­ve no local para a inves­ti­ga­ção epi­de­mi­o­ló­gi­ca, e o dono da casa rela­tou que foi diag­nos­ti­ca­do com covid-19 um dia depois do even­to, o que foi con­fir­ma­do por um tes­te rápi­do. Ele já se recu­pe­rou da doen­ça e rela­ta não ter via­ja­do nem tido con­ta­to com alguém que tenha via­ja­do para locais onde a vari­an­te do vírus este­ja cir­cu­lan­do.

Como não foi cole­ta­do mate­ri­al para aná­li­se na épo­ca em que o dono da casa esta­va doen­te, não será pos­sí­vel rea­li­zar sequen­ci­a­men­to gené­ti­co para con­fir­mar se ele tam­bém teve covid-19 a par­tir da infec­ção da vari­an­te bri­tâ­ni­ca do vírus.

O homem cuja infec­ção foi com­pro­va­da­men­te atri­buí­da à vari­an­te mora na cida­de do Rio de Janei­ro, teve ape­nas sin­to­mas leves e já se recu­pe­rou da doen­ça.

Até ontem (20), havia 13 casos de covid-19 em inves­ti­ga­ção por pos­sí­veis rela­ções com as novas vari­an­tes do coro­na­ví­rus no esta­do. São con­si­de­ra­dos sus­pei­tos paci­en­tes com sinais e sin­to­mas de covid-19 que tenham his­tó­ri­co de via­gem ou con­ta­to com pes­so­as oriun­das de outros esta­dos e/ou paí­ses com cir­cu­la­ção de novas vari­an­tes.

Casos confirmados

A Secre­ta­ria de Esta­do de Saú­de do Rio de Janei­ro já con­fir­mou cin­co casos rela­ci­o­na­dos a muta­ções do coro­na­ví­rus, sen­do um da vari­an­te bri­tâ­ni­ca e qua­tro da vari­an­te bra­si­lei­ra, iden­ti­fi­ca­da pela pri­mei­ra vez em Manaus.

Dois dos paci­en­tes com a cepa bra­si­lei­ra mor­re­ram, sen­do um mora­dor de Bel­ford Roxo e outro paci­en­te oriun­do de Manaus. “A SES refor­ça que, em ambos os casos, não é pos­sí­vel afir­mar que hou­ve agra­va­men­to dos qua­dros devi­do à muta­ção do vírus.”

Entre esses cin­co paci­en­tes, qua­tro adqui­ri­ram a doen­ça den­tro do pró­prio esta­do do Rio de Janei­ro, o que con­fir­ma que as cepas já estão cir­cu­lan­do ao menos na capi­tal, e, pro­va­vel­men­te, tam­bém nas cida­des de Nova Fri­bur­go e Nova Igua­çu. Ape­sar dis­so, a secre­ta­ria aler­ta aos demais muni­cí­pi­os que é pos­sí­vel que a cir­cu­la­ção seja mais ampla, devi­do à mobi­li­da­de de pes­so­as na região metro­po­li­ta­na.

Edi­ção: Líli­an Beral­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Júlio César Teixeira, ginecologista, professor e pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Novo teste de HPV no SUS pode antecipar diagnóstico em até 10 anos

Repro­du­ção: © Rena­to Araújo/Agência Bra­sil Vírus é o principal causador de câncer de colo de …