...
segunda-feira ,9 setembro 2024
Home / Noticias / Rio monta esquema especial para Concurso Nacional Unificado

Rio monta esquema especial para Concurso Nacional Unificado

Repro­dução: © Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

Objetivo é garantir a mobilidade dos candidatos neste domingo


Publicado em 16/08/2024 — 06:48 Por Douglas Corrêa — Repórter da Agência Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

O municí­pio do Rio mon­tou um esque­ma espe­cial de trân­si­to e trans­portes para garan­tir a mobil­i­dade das pes­soas que vão par­tic­i­par do Con­cur­so Nacional Unifi­ca­do (CNU) neste domin­go (18). Em toda a cidade, 125.518 can­didatos estarão dis­tribuí­dos por 276 locais onde as provas serão apli­cadas.

As provas do CNU serão real­izadas em dois turnos. Pela man­hã, os locais de real­iza­ção do exame serão aber­tos às 7h30 e fecha­dos às 8h30, com o iní­cio das provas às 9h. À tarde, os portões abrirão às 13h e fecharão uma hora depois, com as provas começan­do às 14h30.

O con­cur­so é um mod­e­lo ino­vador de seleção de servi­dores públi­cos, cri­a­do pelo Min­istério da Gestão e da Ino­vação em Serviços Públi­cos. O novo mod­e­lo con­siste na real­iza­ção con­jun­ta de con­cur­sos públi­cos para o provi­men­to de car­gos efe­tivos no âmbito dos órgãos e das enti­dades da admin­is­tração públi­ca fed­er­al dire­ta, autárquica e fun­da­cional, medi­ante a apli­cação simultânea de provas em todos os esta­dos e no Dis­tri­to Fed­er­al.

A final­i­dade do con­cur­so é pro­mover igual­dade de opor­tu­nidades de aces­so aos car­gos públi­cos efe­tivos; padronizar pro­ced­i­men­tos na apli­cação das provas; apri­morar os méto­dos de seleção de servi­dores, de modo a pri­orizar as qual­i­fi­cações necessárias para o desem­pen­ho das ativi­dades iner­entes ao setor; e zelar pelo princí­pio da impes­soal­i­dade na seleção dos can­didatos em todas as fas­es e eta­pas do cer­tame.

Os can­didatos devem chegar com ante­cedên­cia para evi­tar con­tratem­pos. De acor­do com a Fun­dação Ces­granrio, insti­tu­ição respon­sáv­el pela orga­ni­za­ção do con­cur­so, os prin­ci­pais pon­tos de con­cen­tração de can­didatos no municí­pio serão os bair­ros de Bon­suces­so, do Mara­canã, da Tiju­ca, do cen­tro, de Botafo­go e da Gávea.

Haverá oper­ação espe­cial de trân­si­to para essas regiões, orga­ni­za­da pela Com­pan­hia de Engen­haria de Tráfego (CET), com o apoio da Guar­da Munic­i­pal. Agentes serão mobi­liza­dos nas vias próx­i­mas para ori­en­tar o fluxo de veícu­los e pedestres, bem como reprim­ir o esta­ciona­men­to irreg­u­lar. A oper­ação de trân­si­to estará foca­da em garan­tir a flu­idez nos prin­ci­pais corre­dores de tráfego da cidade. Além dis­so, téc­ni­cos da CET estarão mon­i­toran­do as condições do trân­si­to por meio das câmeras para que, se necessário, sejam feitos ajustes na pro­gra­mação dos semá­foros.

A Com­pan­hia Munic­i­pal de Limpeza Urbana (Com­lurb) vai disponi­bi­lizar equipes para garan­tir a limpeza das vias próx­i­mas aos locais de pro­va.

Para facil­i­tar o deslo­ca­men­to de can­didatos, o trans­porte cole­ti­vo tam­bém terá reforço. Os ônibus munic­i­pais, BRTs e VLTs, assim como metrô, trens, bar­cas e ônibus inter­mu­nic­i­pais, vão fun­cionar em esque­ma difer­en­ci­a­do, com horários extras, inter­va­l­os menores e fro­ta ampli­a­da, segun­do as con­ces­sionárias respon­sáveis por ess­es serviços.

Ônibus urbanos

Segun­do a Sec­re­taria Munic­i­pal de Transportes,60% da fro­ta disponív­el nos dias úteis estarão à dis­posição da pop­u­lação entre as 3h e o meio-dia. O esque­ma vale para todas as empre­sas inte­grantes dos con­sór­cios, que oper­am o serviço.

BRT

A MOBI Rio, respon­sáv­el por admin­is­trar o BRT, infor­ma que os qua­tro corre­dores do sis­tema (Tran­soeste, Tran­scar­i­o­ca, Tran­solímpi­ca e Trans­brasil) terão reforço na fro­ta de ônibus artic­u­la­dos.

Metrô

Para garan­tir o deslo­ca­men­to dos can­didatos em direção aos locais de pro­va, a con­ces­sionária MetrôRio avisa que o horário de aber­tu­ra de todas as estações será ante­ci­pa­do para as 6h30, meia hora antes do iní­cio das oper­ações aos domin­gos. O fechamen­to ocor­rerá às 23h, seguin­do o fun­ciona­men­to nor­mal do dia. A Lin­ha 2 vai oper­ar entre a Pavu­na e Botafo­go, e a trans­fer­ên­cia entre as lin­has 1 e 2 poderá ser fei­ta no tre­cho entre as estações Cen­tral do Brasil e Botafo­go.

Trens urbanos

Os can­didatos tam­bém poderão con­tar neste domin­go com os trens da Super­Via. As com­posições seguirão a grade horária de sába­do, com mais via­gens e inter­va­l­os médios reduzi­dos: nos ramais Japeri e San­ta Cruz, de 20 min­u­tos, das 6h às 8h; no ramal Belford Roxo, de 30 min­u­tos, das 6h20 às 8h; e, no ramal Saracu­runa, de 30 min­u­tos no tre­cho Saracu­runa-Gra­ma­cho, e de 15 min­u­tos no tre­cho Gra­ma­cho-Cen­tral do Brasil, da aber­tu­ra até as 8h. Para o retorno da pro­va, os trens vão seguir a grade reg­u­lar de sába­do, que nor­mal­mente disponi­bi­liza o trans­porte com inter­va­l­os mais cur­tos. Nos fins de sem­ana e feri­ados, a Super­Via lem­bra que os trens oper­am em horários fixos e os pas­sageiros podem se pro­gra­mar plane­jan­do a viagem.

VLT

Para facil­i­tar o deslo­ca­men­to dos can­didatos, a con­ces­sionária de Veícu­los Leves sobre Tril­hos (VLT Car­i­o­ca) infor­ma que vai oper­ar das 5h às 14h, com inter­va­l­os espe­ci­ais de 12 min­u­tos na lin­ha 1 (Ter­mi­nal Gen­tileza-San­tos Dumont). Nas demais lin­has (2 – Pra­ia For­mosa-Praça XV; 3 – Cen­tral-San­tos Dumont; e 4 – Ter­mi­nal Gen­tileza-Praça XV), as via­gens ocor­rerão com os inter­va­l­os prat­i­ca­dos aos domin­gos: de 12 a 20 min­u­tos nas lin­has 3 e 4 e de até uma hora na lin­ha 2.

Barcas

De acor­do com a con­ces­sionária CCR Bar­cas, as embar­cações vão oper­ar com inter­va­l­os de uma hora na lin­ha Arari­boia: das 6h às 23h (tra­je­to Praça XV–Arariboia) e das 5h30 às 23h30 (Arariboia–Praça XV). Haverá reforço nas equipes de atendi­men­to nas estações e embar­cações extras para aten­der pos­sív­el aumen­to no número de pas­sageiros.

Terminal Gentileza

A Com­pan­hia Car­i­o­ca de Parce­rias e Inves­ti­men­tos (CCPar) infor­ma que o Ter­mi­nal Inte­gra­do Gen­tileza (TIG) terá o Cen­tro de Con­t­role ded­i­ca­do a acom­pan­har o fluxo de pes­soas. A estação terá reforço do próprio efe­ti­vo, remane­jan­do pes­soal de out­ras estações para o TIG, entre agentes de atendi­men­to e segu­rança e vig­i­lantes dis­tribuí­dos pelo ter­mi­nal.

Rodoviária do Rio

A expec­ta­ti­va da Rodoviária do Rio é de que a deman­da por via­gens entre as cidades do esta­do, prin­ci­pal­mente, aque­las com des­ti­no ao municí­pio, aumente em 10% em função da real­iza­ção do Con­cur­so Nacional Unifi­ca­do neste domin­go. Segun­do a con­ces­sionária que opera o ter­mi­nal, as empre­sas de ônibus não pre­cis­arão abrir horários extras, mas ori­en­tam os usuários para que garan­tam a com­pra das pas­sagens com ante­cedên­cia.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

A menos de 30 dias do 1º turno, eleitores devem atualizar e‑Título

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Brasil É para garantir tranquilidade e facilidade ao …