...
quarta-feira ,9 outubro 2024
Home / Cultura / Rio: mostra sobre carnaval abre ciclo cultural no Palácio Tiradentes

Rio: mostra sobre carnaval abre ciclo cultural no Palácio Tiradentes

Repro­dução: © Ric­car­do Giovanni/Divulgação

Espaço foi reaberto ao público em abril para visitas guiadas


Pub­li­ca­do em 08/08/2023 — 07:00 Por Alana Gan­dra – Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

A exposição O Car­naval que Ninguém Vê: O Encan­to da Arte Fotográ­fi­ca na Mar­quês de Sapu­caí, de Ric­car­do Gio­van­ni, abre nes­ta terça-feira (8), às 10h, a agen­da de mostras tem­porárias do Palá­cio Tiradentes, sede históri­ca da Assem­bleia Leg­isla­ti­va do Rio de Janeiro (Alerj). O espaço foi reaber­to ao públi­co em abril deste ano para vis­i­tas guiadas.

“E, ago­ra, a gente reabre com exposições cul­tur­ais. O obje­ti­vo é inserir o Palá­cio Tiradentes no roteiro cul­tur­al do cen­tro históri­co do Rio de Janeiro”, disse à Agên­cia Brasil a dire­to­ra de Cul­tura da Alerj, Fer­nan­da Figueire­do.

Para a reaber­tu­ra, a escol­ha recaiu no tema do car­naval, um dos mais rep­re­sen­ta­tivos da cul­tura car­i­o­ca. “É uma mostra lin­da, do fotó­grafo Ric­car­do Gio­van­ni, em parce­ria com a Sec­re­taria de Esta­do de Cul­tura e Econo­mia Cria­ti­va do Rio de Janeiro (Secec). A gente está muito feliz em abrir as por­tas para mostrar o olhar das expressões e sen­ti­men­tos do car­naval e, além dis­so, aprox­i­mar a pop­u­lação mais ain­da da cul­tura, de for­ma gra­tui­ta e com qual­i­dade”, disse Fer­nan­da.

Mon­ta­da no ter­ceiro andar do Palá­cio Tiradentes, a exposição tem entra­da gra­tui­ta e poderá ser vista até o dia 31 deste mês, de 10h às 17h, de segun­da a sex­ta-feira. A mostra reúne 24 obras que trazem um difer­en­cial para o públi­co. Cada foto tem um QRCode no qual a pes­soa pode colo­car o celu­lar e ouvir o sam­ba que toca­va no momen­to em que a foto foi tira­da. “É uma exper­iên­cia que per­mi­tirá ao vis­i­tante sen­tir a cul­tura e o car­naval”, disse a dire­to­ra de Cul­tura da Alerj.

Impres­sa em teci­do, a exposição é uma pro­moção da agên­cia de gestão cul­tur­al Pron­to RJ e tem curado­ria de Fabi­ana Amor­im. Desen­volvi­da ao lon­go de oito anos por Ric­car­do Gio­van­ni, a mostra é fru­to de uma téc­ni­ca de inter­pre­tação monocromáti­ca, em que o artista explo­ra os con­ceitos do hiper-real­is­mo, tridi­men­sion­al­i­dade e tex­tu­ra. Nos painéis de grande porte, são desta­ca­dos sor­risos de eufo­ria, lágri­mas, além de detal­h­es da maquiagem e do fig­uri­no, de modo a val­orizar quem faz a magia do car­naval.

Fotógrafo

Rio de Janeiro (RJ) - Mostra de carnaval no Palácio Tiradentes.Foto: Arquivo pessoal/Divulgação
Repro­dução: Ric­car­do Gio­van­ni, ao lado de uma de suas obras — Arqui­vo pessoal/Divulgação

Mem­bro do Con­sel­ho Empre­sar­i­al de Assun­tos Cul­tur­ais da Asso­ci­ação Com­er­cial do Rio de Janeiro, o fotó­grafo Ric­car­do Gio­van­ni desen­volveu uma téc­ni­ca para “cap­turar” os des­files na Sapu­caí sob uma per­spec­ti­va artís­ti­ca. É cri­ador do site I Love Rio, ded­i­ca­do à vida e à cul­tura da cap­i­tal flu­mi­nense, e pub­li­cou o livro em inglês Think Rio, que traz mais de 400 pági­nas sobre aspec­tos cul­tur­ais da cidade e do esta­do.

Pelos tra­bal­hos exe­cu­ta­dos ao lon­go dos anos, o artista foi recon­heci­do com a Medal­ha Tiradentes.

A exposição que começa hoje no Palá­cio Tiradentes já esteve em car­taz no Museu de Arte Mod­er­na do Rio, na Sec­re­taria de Esta­do de Cul­tura e Econo­mia Cria­ti­va, no Con­sór­cio de Inte­gração Sul e Sud­este (Cosud) e nas cidades de Angra dos Reis e Vol­ta Redon­da.

Edição: Nádia Fran­co

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Justiça de SP extingue penas de policiais pelo massacre do Carandiru

Repressão policial a uma rebelião resultou na morte de 111 detentos André Richter — Repórter …