...
domingo ,14 julho 2024
Home / Saúde / Rio mostra tendência de aumento de indicadores precoces de covid-19

Rio mostra tendência de aumento de indicadores precoces de covid-19

Repro­dução: © Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

Busca de leitos ainda está em patamares baixos, diz secretaria


Pub­li­ca­do em 17/06/2022 — 20:58 Por Dou­glas Cor­rêa – Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

O Panora­ma Covid-19, divul­ga­do hoje (17) pela Sec­re­taria de Esta­do de Saúde (SES), mostra cenário com tendên­cia de cresci­men­to dos indi­cadores pre­co­ces da covid-19, mas com bus­ca de leitos ain­da em pata­mares baixos. A análise reflete os dados reg­istra­dos na sem­ana de 6 a 12 de jun­ho.

De acor­do com o secretário de Esta­do de Saúde, Alexan­dre Chieppe, o cenário epi­demi­ológi­co da covid-19 no esta­do con­tin­ua apre­sen­tan­do tendên­cia de aumen­to.  “Por isso, reforçamos o aler­ta para que as pes­soas que ain­da não com­ple­taram o esque­ma vaci­nal primário (primeira e segun­da dos­es) e aque­las que já estão em tem­po de tomar as dos­es de reforço que pro­curem um pos­to de saúde o quan­to antes para rece­ber a imu­niza­ção. As vaci­nas são seguras e são a for­ma mais efi­caz que temos para evi­tar casos graves e óbitos pela covid-19”, afir­mou.

Segun­do a SES, os atendi­men­tos a casos de sín­drome gri­pal nas unidades de pron­to atendi­men­to da rede estad­ual (UPAs) aumen­taram 16% em relação à sem­ana ante­ri­or. Na sem­ana de 29 de maio a 5 de jun­ho, a média diária foi de 489 atendi­men­tos, sendo 256 pediátri­cos. Já entre os dias 6 e 12 de jun­ho, a média diária ficou em 568 atendi­men­tos, dos quais 261 foram pediátri­cos.

A sec­re­taria infor­ma ain­da que a taxa de pos­i­tivi­dade de antígeno con­tin­ua em tendên­cia de cresci­men­to. “Na últi­ma sem­ana, foram real­iza­dos em média 11.500 testes por dia, sendo a pos­i­tivi­dade de 30%. Em relação ao RT-PCR, estão sendo anal­isa­dos em média 900 exam­es por dia, com pos­i­tivi­dade de 28%. Na sem­ana de 29 de maio a 5 de jun­ho, a pos­i­tivi­dade dos testes de antígeno esta­va em 28% e a dos exam­es de RT-PCR, em 23%”.

As solic­i­tações de leitos para covid-19 apre­sen­taram dis­cre­to aumen­to em relação à sem­ana ante­ri­or, com média diária de 13 para UTI e de 14 para enfer­maria.  Na sem­ana de 29 de maio a 5 de jun­ho, foram  13 solic­i­tações para UTI e 12 para enfer­maria. O mes­mo padrão pode ser obser­va­do no número de pes­soas aguardan­do leito. A média diária de procu­ra é de 22 leitos de UTI e 22 de ra enfer­maria.

A pop­u­lação pode obter mais infor­mações no Painel de Mon­i­tora­men­to da Covid-19. https://painel.saude.rj.gov.

 

 

Edição: Nádia Fran­co

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Ortopedistas alertam para risco de queda de idosos; saiba como evitar

Repro­dução: © Rafa Neddermeyer/Agência Brasil Dia Mundial de Prevenção de Quedas em Idosos é lembrado …