...
domingo ,23 março 2025
Home / Saúde / Rio passa a exigir certificado de vacina contra covid em alguns locais

Rio passa a exigir certificado de vacina contra covid em alguns locais

Repro­dução: © Tânia Rêgo/Agência Brasil

Entre os espaços estão academias de ginástica, piscinas e estádios


Pub­li­ca­do em 27/08/2021 — 08:14 Por Vitor Abdala ‑Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

O municí­pio do Rio de Janeiro tornou obri­gatória a apre­sen­tação do cer­ti­fi­ca­do de vaci­nação con­tra covid-19 para ingres­so em alguns locais da cidade. Entre os espaços que terão de exi­gir o doc­u­men­to estão acad­e­mias de ginás­ti­ca, pisci­nas, cen­tros de treina­men­to, clubes, está­dios e vilas olímpi­cas.

Tam­bém será obri­gatória a apre­sen­tação do cer­ti­fi­ca­do em cin­e­mas, teatros, cir­cos, salas de con­cer­to, pis­tas de pati­nação e out­ras ativi­dades de entreten­i­men­to.

O aces­so a locais de vis­i­tação turís­ti­ca, como museus, gale­rias, aquários, par­ques de diver­sões, e dri­ve-in, bem como a con­venções e feiras com­er­ci­ais, tam­bém ficará restri­to a quem apre­sen­tar o doc­u­men­to.

A exigên­cia começará a ser fei­ta em 1º de setem­bro e seguirá o crono­gra­ma da Sec­re­taria Munic­i­pal de Saúde do Rio, em relação às idades. Por­tan­to, para aque­les cujo crono­gra­ma já pre­via a segun­da dose, o cer­ti­fi­ca­do terá que com­pro­var as duas dos­es. Para aque­les cuja data de apli­cação da segun­da dose ain­da não chegou, o doc­u­men­to só pre­cisa com­pro­var a primeira dose.

Serão aceitos tan­to o com­pro­vante emi­ti­do pela Sec­re­taria Munic­i­pal de Saúde quan­to aque­le disponív­el na platafor­ma Conecte SUS, que pode ser obti­do pela inter­net.

A cobrança dev­erá ser fei­ta pelo próprio esta­b­elec­i­men­to, e a fis­cal­iza­ção do cumpri­men­to da regra ficará a car­go da Vig­ilân­cia San­itária Munic­i­pal.

A prefeitu­ra tam­bém pas­sará a exi­gir o com­pro­vante de vaci­nação para a inclusão e manutenção de pes­soas no pro­gra­ma de trans­fer­ên­cia de ren­da Cartão Família Car­i­o­ca.

A exigên­cia do cer­ti­fi­ca­do tam­bém será fei­ta para quem quis­er realizar cirur­gias ele­ti­vas nos serviços públi­cos e pri­va­dos de saúde e nas unidades do Sis­tema Úni­co de Saúde (SUS) no municí­pio.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Resolução permite que farmacêuticos prescrevam medicamentos

Autorização entra em vigor em 30 dias Paula Labois­sière – Repórter da Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do …