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Rio permite consumidor entrar em supermercado com cães e gatos

Repro­dução: © Selo Super Pet

Medida entra em vigor nesta sexta-feira


Pub­li­ca­do em 05/08/2022 — 15:48 Por Alana Gan­dra — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

Ouça a matéria:

O Rio de Janeiro é a primeira cidade brasileira a ter a rede super­me­r­cadista pet friend­ly, ou seja, ami­ga dos ani­mais domés­ti­cos. O Decre­to 51.262 do prefeito car­i­o­ca, Eduar­do Paes, pub­li­ca­do no Diário Ofi­cial do Municí­pio do Rio de Janeiro (DO Rio), entrou em vig­or nes­ta sex­ta-feira (5) e tor­na bem-vin­da a entra­da e a cir­cu­lação de ani­mais domés­ti­cos ness­es esta­b­elec­i­men­tos.

A ini­cia­ti­va par­tiu da Asso­ci­ação de Super­me­r­ca­dos do Esta­do do Rio de Janeiro (Asserj), que vai emi­tir o Selo Super Pet para os mer­ca­dos que dese­jarem aderir à práti­ca. Em entre­vista à Agên­cia Brasil, o pres­i­dente da Asserj, Fábio Queiróz, esti­mou que a adesão vai ser boa. Lem­brou que é comum em out­ros país­es, sobre­tu­do nos Esta­dos Unidos, cães e gatos acom­pan­harem seus tutores nas idas aos super­me­r­ca­dos. “Nós não inven­ta­mos nada. Ape­nas troux­e­mos para o Brasil uma cul­tura mar­avil­hosa. Não há nen­hum risco para con­t­a­m­i­nar os ali­men­tos”, afir­mou.

Fábio Queiróz salien­tou que era uma espé­cie de tabu, “uma coisa enraiza­da”, diz­er que ani­mais e super­me­r­ca­dos não com­bi­nam. “Isso não tin­ha o menor sen­ti­do”. Elo­giou a leg­is­lação, que “foi muito sábia”. O pres­i­dente da Asserj disse que o Insti­tu­to Munic­i­pal de Vig­ilân­cia San­itária (IVISA-Rio) foi muito com­pe­tente ao elab­o­rar uma leg­is­lação mod­er­na sobre a matéria e que serviu de base ao Decre­to 51.262 da prefeitu­ra do Rio.

Queiróz expli­cou que os super­me­r­ca­dos têm con­ta­to dire­to com o con­sum­i­dor final nas lojas, cuja exper­iên­cia de com­pra pre­ten­dem mel­ho­rar. “Dava mui­ta dó ver os ani­mais fora das lojas, amar­ra­dos e não poden­do entrar. E não há obstácu­lo nen­hum para esse ani­mal entrar nas nos­sas lojas”. Segun­do o pres­i­dente da Asserj, as lojas das redes têm suas “sen­tinelas da limpeza” que se ocu­pam da higi­en­iza­ção dos locais. Por isso, avaliou que não havia moti­vo para não ado­tar essa medi­da. “Fize­mos para aten­der a neces­si­dade do con­sum­i­dor e para, tam­bém, abraçar a causa dos ‘pets’, que é uma causa de car­in­ho e amor aos ani­mais e de incen­ti­vo a ela”.

Super Pet

O lança­men­to do Selo Super Pet será aman­hã (6), a par­tir das 10h, durante grande even­to no Car­refour da Bar­ra da Tiju­ca, na zona oeste da cidade, que con­tará com a pre­sença do prefeito Eduar­do Paes. Para rece­ber o selo, os super­me­r­ca­dos dev­erão seguir as nor­mas esta­b­ele­ci­das no Decre­to 51.262, pub­li­ca­do hoje (5), no DO Rio. Além do prefeito, estarão pre­sentes no even­to o secretário munic­i­pal de Saúde, Rodri­go Pra­do; o pres­i­dente da Asserj; a pres­i­dente do IVISA-Rio, Aline Borges; e a dire­to­ra exec­u­ti­va de Comu­ni­cação e Relações Insti­tu­cionais e Comu­ni­cação do Grupo Car­refour Brasil, Maria Ali­cia Lima.

O even­to terá diver­sas atrações e serviços para os pets e seus tutores. Das 10h às 15h, haverá um pos­to para vaci­nação antir­rábi­ca e dis­tribuição de sen­has para agen­da­men­to de cas­tração, inclusão de microchip para ras­trea­men­to dos ani­mais, dis­tribuição de brindes e feira de adoção.

Maria Ali­cia Lima disse que o Car­refour está “muito con­tente de cel­e­brar um mar­co na história dos super­me­r­ca­dos, que é a pos­si­bil­i­dade de disponi­bi­lizarmos um ambi­ente acol­he­dor e agradáv­el para que nos­sos con­sum­i­dores pos­sam des­fru­tar do momen­to de com­pra em família, na com­pan­hia de seus pets”. Desta­cou que o Grupo Car­refour Brasil abraça a causa ani­mal com diver­sas ações voltadas a cam­pan­has de adoção, suporte à cas­tração e doações de ali­men­tos, “e ago­ra temos o Selo Super Pet, mais uma ini­cia­ti­va que nos enche de orgul­ho”, comen­tou,

Regras

O decre­to da Prefeitu­ra esta­b­elece critérios e parâmet­ros para o fun­ciona­men­to dos super­me­r­ca­dos que estarão aber­tos aos ani­mais. Já as lojas dev­erão infor­mar ao con­sum­i­dor, por meio de avi­so indica­ti­vo, tratar-se de esta­b­elec­i­men­to pet friend­ly (ami­go dos ani­mais domés­ti­cos), poden­do esta­b­ele­cer a iden­ti­dade visu­al própria que o iden­ti­fiquem.

As nor­mas esta­b­ele­ci­das pre­veem a neces­si­dade de o tutor apre­sen­tar cer­ti­fi­ca­do de vaci­nação e com­pro­vante de ver­mifu­gação, o que terá de ser exigi­do pelos mer­ca­dos, que dev­erão, ain­da, man­ter os ambi­entes de cir­cu­lação comum sob con­stante vig­ilân­cia e higi­en­iza­ção.

Os esta­b­elec­i­men­tos poderão, ain­da, insta­lar áreas de recreação para os ani­mais, sob a super­visão con­stante de colab­o­rador, disponi­bi­lizar car­rin­hos especí­fi­cos para car­regar as com­pras e os ani­mais e ofer­e­cer água potáv­el em ambi­ente especí­fi­co. Será proibido entrar com cães sem coleira ou focin­heira (depen­den­do do porte), ou caixa ade­qua­da para trans­porte de gatos. Não será per­mi­ti­do tam­bém ofer­e­cer água ou comi­da den­tro do super­me­r­ca­do.

Edição: Valéria Aguiar

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