...
quarta-feira ,9 outubro 2024
Home / Noticias / Rio tem calor recorde e sensação térmica beira os 60°C nesta sexta

Rio tem calor recorde e sensação térmica beira os 60°C nesta sexta

Repro­dução: © Tânia Rêgo/Agência Brasil

Medição é do serviço meteorológico da prefeitura, o Alerta Rio


Pub­li­ca­do em 17/11/2023 — 17:32 Por Viní­cius Lis­boa — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

Em mais um recorde esta­b­ele­ci­do pela atu­al onda de calor, o Rio de Janeiro reg­istrou nes­ta sex­ta-feira (17), às 10h20, a sen­sação tér­mi­ca de 59,3 graus Cel­sius (°C). É a maior já aferi­da pelo serviço mete­o­rológi­co da prefeitu­ra, o Aler­ta Rio, cri­a­do em 2014. No momen­to, os ter­mômet­ros mar­cavam 41,4°C.

O recorde ante­ri­or havia sido reg­istra­do na terça-feira (14), quan­do a sen­sação tér­mi­ca chegou a de 58,5°C.

A sen­sação tér­mi­ca é um parâmetro que leva em con­sid­er­ação a tem­per­atu­ra e a umi­dade do ar, e as duas medições extremas foram con­statadas pela Estação Mete­o­rológ­i­ca de Guarat­i­ba, na zona oeste do Rio de Janeiro.

Além da sen­sação tér­mi­ca, a cidade tam­bém tem reg­istra­do tem­per­at­uras recorde. Na quin­ta-feira (16), os ter­mômet­ros chegaram a mar­car 42,6°C, a maior tem­per­atu­ra do ano. O recorde ante­ri­or era de domin­go, com 42,5°C.

Pre­ocu­pa­da com os efeitos do El Niño sobre o cli­ma neste verão, a prefeitu­ra do Rio anun­ciou um plano de resil­iên­cia nes­ta sem­ana . Há expec­ta­ti­va de que o fenô­meno climáti­co cause tem­po­rais e mais tem­per­at­uras extremas nos próx­i­mos meses.

Com o calor em alta, a cidade teve um fim de sem­ana e um feri­ado de pra­ias lotadas nes­ta sem­ana. Uma mul­ti­dão tomou con­ta das areias da zona sul em bus­ca de um alívio para a onda de calor no sába­do e no domin­go, e, com o feri­ado no meio da sem­ana e sem enfor­ca­men­tos, os car­i­o­cas foram em mas­sa para a orla no 15 de Novem­bro.

No cen­tro da cidade e nas per­ife­rias, quem pre­cisa­va sair para tra­bal­har ou estu­dar, se refres­ca­va como podia. No Com­plexo da Maré, na zona norte do Rio, pisci­nas de plás­ti­co mon­tadas no meio da rua e chu­veirões fiz­er­am a fes­ta de cri­anças, ado­les­centes e até adul­tos em meio à sen­sação tér­mi­ca sufo­cante.

Rio de Janeiro (RJ), 16/11/2023 - Moradores do Complexo da Maré se refrescam com chuveiros e piscinas improvisadas nas ruas da comunidade. A sensação térmica na cidade do Rio de Janeiro voltou a superar os 50 graus Celsius (°C), com a onda de calor que atinge boa parte do Brasil. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Repro­dução: Rio de Janeiro (RJ), 16/11/2023 — Moradores do Com­plexo da Maré se refres­cam com chu­veiros e pisci­nas impro­visadas nas ruas da comu­nidade. A sen­sação tér­mi­ca na cidade do Rio de Janeiro voltou a super­ar os 50 graus Cel­sius (°C), com a onda de calor que atinge boa parte do Brasil. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil — Tânia Rêgo/Agência Brasil

Edição: Juliana Andrade

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Notas do CNU já estão disponíveis para consulta

Divulgação das provas do bloco 4 está suspensa pela Justiça Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 08/10/2024 …