...
segunda-feira ,9 setembro 2024
Home / Noticias / Rio tem semana de sol e tempo só muda na sexta-feira à noite

Rio tem semana de sol e tempo só muda na sexta-feira à noite

Repro­dução: © Tânia Rêgo/Agência Brasil

Temperatura máxima nessa segunda-feira (19) chegou aos 36,3 graus


Publicado em 20/08/2024 — 06:48 Por Douglas Corrêa — Repórter da Agência Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

O calor que atinge o Rio nos últi­mos dias deve per­manecer até o final da sem­ana, quan­do a chega­da de uma frente fria, na sex­ta-feira (23), mudará o tem­po. De acor­do com o Sis­tema Aler­ta Rio, a tem­per­atu­ra máx­i­ma nes­sa segun­da-feira (19) chegou aos 36,3ºCelsius (ºC) às 14h45 e a mín­i­ma foi de 15,3ºC no iní­cio da man­hã„ às 7h. O tem­po quente na cidade deve-se à atu­ação de um sis­tema de alta pressão. 

Para hoje (20) e quar­ta-feira (21), o tem­po sofr­erá influên­cia da chega­da de ven­tos úmi­dos vin­dos do oceano. Des­ta for­ma, haverá aumen­to grada­ti­vo de neb­u­losi­dade, sem pre­visão de chu­va. A tem­per­atu­ra máx­i­ma ficará em torno dos 32ºC. Aman­hã, a tem­per­atu­ra máx­i­ma cairá um pouco e ficará em torno dos 27ºC. Na quin­ta-feira (22) a tem­per­atu­ra voltará a subir. A pre­visão é de céu par­cial­mente nubla­do a claro, sem pre­visão de chu­va. A máx­i­ma chegará aos 34ºC.

O tem­po deve mudar na sex­ta-feira (23), influ­en­ci­a­do pela aprox­i­mação de uma frente fria no oceano. Mas, durante o dia, a máx­i­ma atin­girá os 35ºC, com pre­visão de ser o mais quente da sem­ana. Haverá aumen­to de neb­u­losi­dade a par­tir da noite, mas sem pre­visão de chu­va. Os ven­tos serão mod­er­a­dos, com rajadas fortes, quan­do a tem­per­atu­ra começará a cair.

O Cor­po de Bombeiros divul­gou uma série de ori­en­tações de segu­rança, por causa do calor, e as medi­das que os ban­his­tas devem tomar.

Eles devem procu­rar sem­pre locais próx­i­mos de um pos­to de guar­da-vidas e per­gun­tar qual o local mais apro­pri­a­do para o ban­ho de mar, além de respeitar as ban­deiras de sinal­iza­ção.

Os ban­his­tas devem evi­tar a ingestão de bebidas alcoóli­cas antes de entrar no mar, além de entrar no mar logo após se ali­men­tar ou após lon­ga exposição ao sol, sem antes adap­tar seu organ­is­mo à tem­per­atu­ra da água. Não desviar a atenção, um só instante, das cri­anças na pra­ia. No mar, man­ter uma dis­tân­cia máx­i­ma de um braço. Vale iden­ti­ficá-las com nome e tele­fone para con­ta­to.

Se pres­en­ciar um afoga­men­to, jamais ten­tar faz­er o  sal­va­men­to por con­ta própria. Acionar os guar­da-vidas ou lig­ar 193 ime­di­ata­mente.

Afogamentos

O Gru­pa­men­to Marí­ti­mo do Cor­po de Bombeiros do Esta­do do Rio está ten­do muito tra­bal­ho com pes­soas que entram no mar mes­mo com as ban­deiras ver­mel­has que indicam peri­go. Com o veran­i­co e o mar com muitas ondas e valas, somente neste domin­go (18) os guar­da-vidas realizaram 1.141 sal­va­men­tos marí­ti­mos em todo o esta­do. Desse total, 1.016 foram somente nas pra­ias car­i­o­cas. N pra­ia do Leme, na zona sul, foram reg­istra­dos 304 res­gates, alguns com apoio de motos aquáti­cas, quadri­ci­c­los e helicópteros da cor­po­ração. Em Copaca­bana, foram 207 pes­soas sal­vas pelos guar­da-vidas.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

A menos de 30 dias do 1º turno, eleitores devem atualizar e‑Título

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Brasil É para garantir tranquilidade e facilidade ao …