...
terça-feira ,28 novembro 2023
Home / Noticias / Rio terá maior corredor de arte urbana da América Latina

Rio terá maior corredor de arte urbana da América Latina

Repro­dução: © Tomaz Silva/Agência Brasil

Projeto Cores da Brasil foi apresentado pelo prefeito Eduardo Paes


Pub­li­ca­do em 21/09/2023 — 13:28 Por Ana Cristi­na Cam­pos – Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

O prefeito do Rio, Eduar­do Paes, apre­sen­tou, em visi­ta às obras do Ter­mi­nal Inter­modal Gen­tileza (TIG), nes­ta quin­ta-feira (21), o pro­je­to Cores da Brasil, uma gale­ria de arte urbana a céu aber­to, a maior da Améri­ca Lati­na. Os grafites que já estam­pam o Por­to Mar­avil­ha chegarão ao corre­dor do BRT Trans­brasil. Ao lon­go dos 26 quilômet­ros de exten­são, viadu­tos, ter­mi­nais e pas­sare­las rece­berão novas cores, for­mas e sig­nifi­ca­dos por inspi­ração nas obras do Pro­fe­ta Gen­tileza.

Para o pro­je­to foram mapea­d­os artis­tas moradores dos locais por onde a Trans­brasil vai pas­sar. Ao todo, 26 bair­ros serão con­tem­pla­dos com as obras de mais de 60 artis­tas. As inter­venções serão real­izadas em três ter­mi­nais, 30 viadu­tos, 300 pilares e 18 estações com pas­sare­las. Ao todo, mais de 30 mil latas de tin­tas e 10 mil latas de spray serão uti­lizadas. O pon­tapé ini­cial foi no Ter­mi­nal Inter­modal Gen­tileza, em muro de 450 met­ros do artista Lucas Cas­sarot­ti.

“A arte urbana, o grafite têm a inspi­ração do Pro­fe­ta Gen­tileza, que dá nome a esse novo ter­mi­nal. É uma for­ma de val­orizarmos os artis­tas que estão espal­ha­dos pela cidade e, ao mes­mo tem­po, traz­er cores, esper­ança e luz para a prin­ci­pal aveni­da da cidade. E aumen­tar o sen­ti­men­to de per­tenci­men­to das pes­soas. A arte urbana traz isso, o cuidar do espaço públi­co. Ten­ho certeza de que a Aveni­da Brasil, com toda essa arte urbana, pas­sa de um lugar dete­ri­o­ra­do e degrada­do a um lugar de esper­ança para ter­mos out­ro olhar. Esse é o prin­ci­pal obje­ti­vo desse pro­je­to. Vai ser um pon­to de trans­for­mação na história da cidade”, afir­mou Eduar­do Paes.

Rio de Janeiro (RJ), 21/09/2023 – Muro grafitado pelo artista Lucas Cassarotti como parte do projeto Cores da Brasil, que será o maior corredor de arte urbana da América Latina, na Avenida Brasil, zona norte da capital fluminense. Foto: Tomaz
Repro­dução: Rio de Janeiro – Muro grafi­ta­do pelo artista Lucas Cas­sarot­ti como parte do pro­je­to Cores da Brasil — Foto Tomaz Silva/Agência Brasil

Em parce­ria com a Sec­re­taria Espe­cial da Juven­tude Car­i­o­ca (JUVRio), a ação tam­bém abri­ga o lado social, com a capac­i­tação de jovens da cada região que terão o primeiro con­ta­to com a pro­dução artís­ti­ca neste pro­je­to. Os con­têineres opera­cionais uti­liza­dos na pro­dução ficarão de lega­do como esco­las de capac­i­tação em arte.

Segun­do a prefeitu­ra, o grafite garante a preser­vação das estações e ter­mi­nais, inibindo pichações e aumen­tan­do o enga­ja­men­to da pop­u­lação com o trans­porte públi­co da cidade.

“A ideia é recep­cionar os car­i­o­cas e o povo que chega pela Aveni­da Brasil no Rio de Janeiro com as Cores da Brasil, com as cores que rep­re­sen­tam o nos­so povo. E ter essa questão da gen­tileza urbana. A arte urbana é para todos porque ela está na rua. Quer­e­mos democ­ra­ti­zar a arte e traz­er mais cores para a vida das pes­soas”, disse Andre Bre­tas, pro­du­tor cul­tur­al respon­sáv­el pelos grafites.

Rio de Janeiro (RJ), 21/09/2023 – O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes e o artista, Lucas Cassarotti grafitam muro como parte do projeto Cores da Brasil, que será o maior corredor de arte urbana da América Latina, na Avenida Brasil, zona
Repro­dução: Rio de Janeiro – O prefeito do Rio de Janeiro, Eduar­do Paes e o artista Lucas Cas­sarot­ti grafi­tam muro como parte do pro­je­to Cores da Brasil — Foto Tomaz Silva/Agência Brasil

Terminal Intermodal Gentileza

O Ter­mi­nal Inter­modal Gen­tileza vai inte­grar o BRT Trans­brasil, 22 lin­has de ônibus munic­i­pais e as lin­has 1 e 2 do VLT, que será esten­di­do por cer­ca de 700 met­ros até a área do anti­go Gasômetro. A esti­ma­ti­va é que mais de 130 mil pes­soas passem pelo ter­mi­nal todos os dias. As obras vão cus­tar R$ 250 mil­hões e já alcançam 84% de avanço nas inter­venções.

BRT Transbrasil

A prefeitu­ra inau­gurou nes­sa quar­ta-feira (20) o Ter­mi­nal Deodoro que rece­berá, no primeiro momen­to, os ônibus artic­u­la­dos do BRT Tran­solímpi­ca. O BRT Trans­brasil terá 18 estações, qua­tro ter­mi­nais (Deodoro, Mar­gari­das, Mis­sões e o Inter­modal Gen­tileza) e mais 22 inter­venções como viadu­tos e alarga­men­tos de pis­tas, ao lon­go de 26 km. A prefeitu­ra, por meio da Sec­re­taria de Infraestru­tu­ra, reto­mou a obra em agos­to de 2021, e o inves­ti­men­to total é de R$ 1,9 bil­hão.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

INSS cria central virtual em Libras com experiência piloto em Maceió

Repro­dução: © Rafa Neddermeyer/Agência Brasil Duas agências da capital alagoana passaram a oferecer o serviço …