...
quarta-feira ,11 dezembro 2024
Home / Meio Ambiente / Rios na Amazônia têm risco muito alto de contaminação por mercúrio

Rios na Amazônia têm risco muito alto de contaminação por mercúrio

Estudo encontrou contaminação em mais da metade das bacias analisadas

Gabriel Côr­rea — Repórter da Rádio Nacional
Pub­li­ca­do em 31/10/2024 — 17:43
São Luís
03/09/2023 - PF inutiliza 302 balsas de garimpo ilegal em operação no Amazonas. Foto: Polícia Federal/Divulgação
Repro­dução: © Polí­cia Federal/divulgação

Um estu­do da ONG WWF-Brasil indi­ca que qua­tro bacias da Amazô­nia, onde estão ter­ritórios indí­ge­nas sob ameaça do garim­po ile­gal, apre­sen­tam grande risco de con­t­a­m­i­nação por mer­cúrio, aci­ma de níveis con­sid­er­a­dos seguros.

Os resul­ta­dos indicam um “risco extrema­mente alto” de con­t­a­m­i­nação em mais da metade das sub-bacias anal­isadas. A pro­jeção foi fei­ta a par­tir de um mod­e­lo de prob­a­bil­i­dade, desen­volvi­do pela Agên­cia de Pro­teção Ambi­en­tal dos Esta­dos Unidos.

Esse mod­e­lo usou dados do “Obser­vatório do Mer­cúrio” sobre a dis­tribuição e acú­mu­lo do met­al nas qua­tro bacias dos rios Tapa­jós (Pará, Mato Grosso e Ama­zonas); rio Xin­gu (Pará e Mato Grosso); e os rios Muca­jaí e Urari­co­era, ess­es dois últi­mos, norte de Roraima, área onde vive o povo yanoma­mi.

As con­cen­trações de mer­cúrio seri­am mais baixas nas cabe­ceiras dos rios e aumen­tari­am ao lon­go do cur­so. O mer­cúrio se acu­mu­la na cadeia ali­men­tar, espe­cial­mente em peix­es con­sum­i­dos pela pop­u­lação local.

Para Vitor Domingues, anal­ista ambi­en­tal e um dos respon­sáveis pelo estu­do da WWF, um dos grandes desafios é a escassez de dados amostrais, por isso a neces­si­dade dos dados serem pro­je­ta­dos. O resul­ta­do é que a maio­r­ia dessas sub-bacias não aten­de­ria aos padrões esta­b­ele­ci­dos na leg­is­lação ambi­en­tal brasileira.

O estu­do tam­bém traz várias recomen­dações, como a imple­men­tação de um mon­i­tora­men­to mais adap­ta­do às condições das difer­entes sub-regiões; e a cri­ação de um sis­tema de infor­mações para apoiar ações gov­er­na­men­tais.

» Ouça na Radioagência Nacional

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Quase quatro em cada dez escolas de capitais não têm área verde

Estudo aponta vulnerabilidade climática de colégios das capitais Fabío­la Sin­im­bú – Repórter da Agên­cia Brasil …