...
segunda-feira ,9 setembro 2024
Home / Noticias / Risco de incêndio aumenta em São Paulo nos próximos dias

Risco de incêndio aumenta em São Paulo nos próximos dias

Repro­dução: © Paulo Pinto/Agência Brasil

Situação de Alerta em 46 cidades passa para Emergência, até sábado


Publicado em 26/08/2024 — 17:42 Por Guilherme Jerônymo – Repórter da Agência Brasil — São Paulo

ouvir:

A Defe­sa Civ­il estad­ual divul­gou os mapas de risco para incên­dio no esta­do para os próx­i­mos dias. Segun­do a pre­visão do órgão, o risco para incên­dio que já con­fig­u­ra­va situ­ação de aler­ta em 48 cidades do inte­ri­or pas­sará para situ­ação de emergên­cia até o próx­i­mo sába­do (31), na maior parte do esta­do.

A pio­ra das condições começará na região de Ribeirão Pre­to, onde as aulas foram sus­pen­sas nes­ta segun­da-feira (26), na rede munic­i­pal, dev­i­do à fuligem acu­mu­la­da pelas queimadas nos últi­mos dias. A situ­ação de Emergên­cia atin­girá a área da cidade de Camp­inas e ficará a menos de 80 quilômet­ros do norte e do oeste da Região Met­ro­pol­i­tana de São Paulo.

Gabinete de crise

A pio­ra na seca e o aumen­to dos focos de incên­dio no final da sem­ana pas­sa­da lev­ou à con­sti­tu­ição de um gabi­nete de crise estad­ual, para coor­denar mais de 7 mil tra­bal­hadores, entre bombeiros e mem­bros das Forças Armadas e civis.

Atu­am na região três helicópteros da Polí­cia Mil­i­tar, uma aeron­ave KC-390 e dois helicópteros da Força Aérea Brasileira e cer­ca de 30 veícu­los pesa­dos, além de drones, usa­dos prin­ci­pal­mente para debe­lar incên­dios na Área de Pro­teção Ambi­en­tal (APA) de Ibitin­ga, e de equipa­men­tos e equipes cedi­dos pela ini­cia­ti­va pri­va­da.

Segun­do a Defe­sa Civ­il, no momen­to não há nen­hum foco ati­vo de incên­dio no esta­do. Den­tre as víti­mas das queimadas, hou­ve 66 feri­dos nos municí­pios de Ribeirão Pre­to e Bar­retos, além de dois brigadis­tas mor­tos, na cidade de Urupês, em um aci­dente com cam­in­hão durante o com­bate às chamas, na Usi­na San­ta Isabel.

Prisões

A Sec­re­taria de Segu­rança Públi­ca do esta­do con­fir­mou três prisões. Na man­hã de sába­do (24), a Polí­cia Mil­i­tar deteve um idoso, de 76 anos, após ele atear fogo em lixo, em uma área de mata no Jardim Mara­canã, em São José do Rio Pre­to.

Na man­hã de domin­go (25), na cidade de Batatais, um homem de 42 anos foi fla­gra­do ate­an­do fogo em uma área de mata. Segun­do a Polí­cia Mil­i­tar, ele disse aos poli­ci­ais que faz parte de uma facção e chegou a gravar um vídeo comem­o­ran­do o ato crim­i­noso. Os poli­ci­ais apreen­der­am uma gar­rafa com gasoli­na e um isqueiro com ele, que tem pas­sagens por roubo, fur­to, homicí­dio e posse de dro­ga.

Hoje, na cidade de Guaraci, na região de Bar­retos, foi pre­so um homem de 26 anos em fla­grante por atear fogo em vários pon­tos de um canavial local­iza­do próx­i­mo à área urbana. Com ele, foram apreen­di­dos dois isqueiros.

Além dessas prisões, a Polí­cia Mil­i­tar Ambi­en­tal apli­cou mais de R$ 15 mil em mul­tas a dois home­ns, em Por­to Fer­reira, por incên­dio para limpeza de veg­e­tação em Área de Preser­vação Per­ma­nente. Foram reg­istra­dos seis autos de infração ambi­en­tal.

Cuidados com a saúde

O tem­po seco e a incidên­cia de fumaça na atmos­fera exigem cuida­dos da pop­u­lação com a saúde.

Con­fi­ra as ori­en­tações do Min­istério da Saúde para amenizar efeitos da fumaça:

  • Aumen­tar a ingestão de água e de líqui­dos, para man­ter as mem­branas res­pi­ratórias úmi­das e, dessa for­ma, ficarem mais pro­te­gi­das
  • Reduzir, ao máx­i­mo, o tem­po de exposição à fumaça, per­manecen­do em casa, se pos­sív­el com ar condi­ciona­do ou purifi­cadores de ar
  • Man­ter por­tas e janelas fechadas para reduzir a entra­da da poluição exter­na, durante os horários com ele­vadas con­cen­trações de partícu­las
  • Evi­tar ativi­dades físi­cas em locais aber­tos, prin­ci­pal­mente das 12h às 16h, quan­do as con­cen­trações de ozônio são mais inten­sas
  • Usar más­caras do tipo cirúr­gi­ca, pano, lenços ou ban­danas para diminuir a exposição às partícu­las grossas, espe­cial­mente para pop­u­lações que resi­dem próx­i­mas às áreas de focos de queimadas

As recomen­dações devem ser seguidas por toda a pop­u­lação e a atenção deve ser redo­bra­da em cri­anças menores de 5 anos, idosos maiores de 60 anos e ges­tantes. Ao sinal de sin­tomas res­pi­ratórios ou out­ras ocor­rên­cias de saúde, é necessário bus­car atendi­men­to médi­co ime­di­a­to.

Edição: Denise Griesinger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

A menos de 30 dias do 1º turno, eleitores devem atualizar e‑Título

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Brasil É para garantir tranquilidade e facilidade ao …