...
quinta-feira ,12 dezembro 2024
Home / Esportes / Ronaldo Fenômeno anuncia a compra do Cruzeiro

Ronaldo Fenômeno anuncia a compra do Cruzeiro

Repro­dução: © Arqui­vo Tânia Regô/Agência Brasil

Ex-jogador poderá ser dono de 90% das ações da recém-criada sociedade


Pub­li­ca­do em 18/12/2021 — 15:47 Por Igor San­tos Carneiro – Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

Uma bom­ba pegou mui­ta gente de sur­pre­sa na man­hã deste sába­do: em uma live encabeça­da pelo pres­i­dente do Cruzeiro, Sér­gio San­tos Rodrigues, com a pre­sença do dire­tor da XP Inves­ti­men­tos, Pedro Mesqui­ta, foi rev­e­la­da a com­pra do clube mineiro pelo ex-craque Ronal­do Fenô­meno, que atu­ou pela Raposa no começo da car­reira. Os detal­h­es da oper­ação ain­da não foram divul­ga­dos.

A nego­ci­ação vem na esteira da aprovação, nes­ta sex­ta-feira (17), da alter­ação no estatu­to do clube, que per­mi­tiu que até 90% das ações da sociedade anôn­i­ma do fute­bol fos­sem adquiri­das por investi­dores. A aprovação – ref­er­en­da­da por um altís­si­mo índice de votos de con­sel­heiros e asso­ci­a­dos –, por sua vez, diz respeito a out­ra novi­dade, já que a trans­for­mação do clube em empre­sa se deu no fim de novem­bro. Antes da votação, o estatu­to da Cruzeiro SAF per­mi­tia que no máx­i­mo 49% de suas ações fos­sem con­tro­ladas por um investi­dor.

Na trans­mis­são ao vivo em que foi feito o anún­cio, não foi abor­da­da a exa­ta dimen­são do con­t­role das ações por Ronal­do. “Hoje esta­mos aqui assi­nan­do a nos­sa intenção de o Ronal­do ser ago­ra o nos­so acionista majoritário da Cruzeiro SAF”, disse o pres­i­dente Sér­gio San­tos Rodrigues, antes de dar as boas-vin­das ao Fenô­meno.

O vídeo foi grava­do na sede da XP Inves­ti­men­tos, em São Paulo, já que a empre­sa fez a ponte para a nego­ci­ação, a primeira do tipo entre grandes times do fute­bol brasileiro.

Empun­han­do uma camisa da Raposa com o número 9 às costas e o nome “Fenô­meno”, Ronal­do disse estar muito feliz com a con­clusão do proces­so.

“Ten­ho muito a ret­ribuir ao Cruzeiro. Levá-lo ao lugar onde merece estar. Ten­ho muito tra­bal­ho pela frente e peço ao torce­dor que se conecte out­ra vez com o clube e volte a fre­quen­tá-lo porque a gente vai pre­cis­ar de toda força e união da tor­ci­da cruzeirense”, afir­mou.

Ronal­do encon­trará o clube em situ­ação muito difer­ente de sua época de jogador. Ele chegou ao Cruzeiro em 1993, vin­do do São Cristóvão, do Rio de Janeiro, quan­do tin­ha ape­nas 16 anos de idade. Atu­ou por menos de um ano na equipe, sendo con­vo­ca­do para a Copa do Mun­do dos Esta­dos Unidos (na qual foi campeão com a seleção brasileira) e logo ven­di­do para o PSV, da Holan­da.

Ago­ra, a Raposa tem dívi­da acu­mu­la­da na casa de R$ 1 bil­hão, e a situ­ação finan­ceira se reflete nos resul­ta­dos. Em 2022, pela ter­ceira tem­po­ra­da con­sec­u­ti­va, dis­putará a Série B, depois de pas­sar os primeiros 98 anos de existên­cia sem nun­ca ter sido rebaix­a­do à segun­da divisão.

Como pos­sív­el moti­vo de otimis­mo, Ronal­do já tem exper­iên­cia como acionista majoritário de um clube. Ele é dono de 51% das ações do Real Val­ladol­id, time da segun­da divisão espan­ho­la.

Edição: Nádia Fran­co

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Bahia e Corinthians pressionam Cruzeiro em disputa por Libertadores

Título do Botafogo abriu vaga “extra” à competição continental em 2025 Lin­coln Chaves — Repórter …