...
domingo ,21 julho 2024
Home / Esportes / Rosane Santos pensa em Tóquio e projeta também aposentadoria

Rosane Santos pensa em Tóquio e projeta também aposentadoria

RIO DE JANEIRO 05/08/2016 - LEVANTAMENTO DE PESO FEMININO - RIO CENTRO 2 - Levantamento de peso na categoria feminina até 53 quilos nas Olimpíadas Rio 2016, no Rio de Janeiro. Na foto: Rosane dos Santos. Flávio Florido/Exemplus/COB
© Flavio Florido/Exemplus/COB (Repro­dução)

Depois do 5º lugar histórico em 2016, atleta quer vaga para 2021


Pub­li­ca­do em 30/01/2021 — 17:00 Por Juliano Jus­to — Repórter da Tv Brasil e da Rádio Nacional — São Paulo — São Paulo

Dona do históri­co quin­to lugar nos Jogos Olímpi­cos do Rio de Janeiro, em 2016, na cat­e­go­ria até 53kg do hal­tero­fil­is­mo, a car­i­o­ca Rosane San­tos, de 33 anos, está na reta final de preparação para o Open Adul­to. Qual­i­fi­catório para os Jogos de Tóquio, o even­to vai ocor­rer entre os dias 12 e 16 de março, em Cali, na Colôm­bia. “A clas­si­fi­cação para Tóquio leva em con­ta o recorde mundi­al, que é 227kg, da chi­ne­sa Liao Qiuyun. Em 2019, ela fez 102kg no arran­co e 125kg no arremes­so. Min­ha meta prin­ci­pal é chegar nos 93kg no arran­co e nos 110kg no arremes­so. Acred­i­to que com essa mar­ca eu estarei entre as oito primeiras do rank­ing mundi­al e ficarei com a vaga”, disse a atle­ta.

Out­ro torneio que vale para o índice será o Campe­ona­to Pan-Amer­i­cano Adul­to, pre­vis­to para acon­te­cer entre 18 e 25 de abril, em San­to Domin­go, na Repúbli­ca Domini­cana. Out­ros torneios inter­na­cionais tam­bém estão mar­ca­dos no cal­endário. Em razão da pan­demia do novo coro­n­avírus (covid-19), que segue mon­i­tora­da pela Fed­er­ação Inter­na­cional da modal­i­dade (IWF, sigla em inglês) e Con­fed­er­ação Brasileira de Lev­an­ta­men­to de Peso (CBLP), as datas poderão sofr­er mod­i­fi­cações e, até mes­mo, ocor­rerem novos can­ce­la­men­tos.

Os meses do auge da pan­demia da covid-19 foram de mui­ta ansiedade para a atle­ta. Mas, no meio de tan­tas indefinições, ela bus­cou forças para seguir treinan­do e deu anda­men­to tam­bém ao pro­je­to de aposen­ta­do­ria, a inau­gu­ração de um cen­tro de treina­men­to da modal­i­dade. O espaço deve ser inau­gu­ra­do no final de fevereiro no bair­ro do Butan­tã, em São Paulo. “No meio do ano, tive crises de ansiedade. Me tratei e come­cei a faz­er cur­sos online na min­ha área (ela cur­sa o quin­to perío­do da fac­ul­dade de Fisioter­apia, em São Paulo). Isso me aju­dou bas­tante até voltar aos treina­men­tos. Em relação ao espaço do Butan­tã, por ser um local pequeno, quero começar com lev­an­ta­men­to de peso. Depois, vou incluir out­ras modal­i­dades. Quero ofer­e­cer aulas para jovens car­entes da região”, comen­tou Rosane, que tem mais de 17 anos de ded­i­cação ao lev­an­ta­men­to de peso.

Jogos Olímpicos de Tóquio

O pro­gra­ma da Olimpía­da pre­vê a clas­si­fi­cação dos oito mel­hores do rank­ing. Além deles, out­ros cin­co vagas serão des­ti­nadas aos mel­hores de cada con­ti­nente que ain­da não ten­ham garan­ti­do a clas­si­fi­cação através de out­ros critérios. Serão 14 cat­e­go­rias em dis­putas, sete em cada naipe. De acor­do com as alter­ações feitas recen­te­mente pela IWF, as divisões de peso entre os home­ns são: 61kg, 67kg, 73kg, 81kg, 96kg, 109kg e aci­ma de 109kg. As mul­heres serão divi­di­das entre as cat­e­go­rias 49kg, 55kg, 59kg, 64kg, 76kg, 87kg e aci­ma de 87kg.

Edição: Car­ol Jardim

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Brasil derruba Filipinas e vai decidir vaga olímpica contra a Letônia

Repro­dução: © Fiba/Divulgação Seleção masculina de basquete reage e terá pela frente donos da casa …