...
quarta-feira ,19 junho 2024
Home / Educação / RS: 18 escolas públicas de Porto Alegre retomam aulas na segunda-feira

RS: 18 escolas públicas de Porto Alegre retomam aulas na segunda-feira

Repro­du­ção: © Rafa Neddermeyer/Agência Bra­sil

Até quarta-feira, 36 instituições da rede municipal vão reabrir


Publicado em 19/05/2024 — 13:22 Por Lucas Pordeus León – Repórter da Agência Brasil — Brasília

Estu­dan­tes de 36 esco­las de Por­to Ale­gre (RS) devem reto­mar às aulas nes­sa sema­na, três sema­nas após o iní­cio das for­tes chu­vas que asso­la­ram o Rio Gran­de do Sul. De acor­do com a pre­fei­tu­ra, 18 esco­las da rede muni­ci­pal devem reto­mar as aulas nes­ta segun­da-fei­ra (20), outras 14 uni­da­des reto­ma­rão as ati­vi­da­des regu­la­res na ter­ça-fei­ra (21) e qua­tro esco­las na quar­ta-fei­ra (22).

A Secre­ta­ria Muni­ci­pal deter­mi­nou o retor­no das aulas em todas as esco­las que não foram dire­ta­men­te atin­gi­das pelas chei­as e que con­tam com abas­te­ci­men­to de água e ener­gia elé­tri­ca. Cli­que aqui e con­fi­ra a lis­ta das esco­las.

“Além da reto­ma­da das nos­sas uni­da­des pró­pri­as, mais de 100 esco­las de edu­ca­ção infan­tis con­ve­ni­a­das à pre­fei­tu­ra tam­bém entram em fun­ci­o­na­men­to na segun­da-fei­ra. Cer­ca de 50% dos nos­sos alu­nos retor­na­rão às aulas nor­mal­men­te”, acres­cen­tou o secre­tá­rio de Edu­ca­ção, José Pau­lo da Rosa.

Os ser­vi­do­res dire­ta­men­te afe­ta­dos pelas enchen­tes não pre­ci­sa­rão retor­nar ao tra­ba­lho nes­se pri­mei­ro momen­to. “Assim como ali­nha­mos a aber­tu­ra das esco­las que estão em con­di­ções, con­ta­mos com a atu­a­ção dos ser­vi­do­res que estão aptos a atu­ar nes­te momen­to de aco­lhi­men­to”, com­ple­tou o secre­tá­rio.

A ori­en­ta­ção da secre­ta­ria é que, nes­se pri­mei­ro momen­to, as esco­las rea­li­zem ati­vi­da­des lúdi­cas e recre­a­ti­vas e garan­tam o aco­lhi­men­to e as refei­ções dos estu­dan­tes. A ausên­cia de alu­nos pode­rá ser jus­ti­fi­ca­da no caso dos atin­gi­dos pelas chei­as.

“Pra­ti­ca­men­te todas as 99 esco­las pró­pri­as e as 219 par­cei­ri­za­das foram atin­gi­das; 14 esco­las pró­pri­as e 12 da rede con­ve­ni­a­da estão total ou par­ci­al­men­te ala­ga­das, com regis­tros de gran­de per­da de infra­es­tru­tu­ra; e outras 11 pró­pri­as e 53 con­ve­ni­a­das têm danos como des­te­lha­men­tos par­ci­ais e infil­tra­ções”, infor­mou a pre­fei­tu­ra, acres­cen­tan­do que três esco­las pró­pri­as estão fun­ci­o­nan­do como abri­gos.

Estaduais

Do total de 2.340 esco­las esta­du­ais, 1.680 já vol­ta­ram às aulas, o que repre­sen­ta (71,7%), outras 660 (28,3%) con­ti­nu­am sem aulas, sen­do 491 sem nem mes­mo data pre­vis­ta para o retor­no, segun­do bole­tim do esta­do publi­ca­do nes­te domin­go (19)

O gover­no do Rio Gran­de do Sul (RS) infor­mou que 1.058 esco­las foram afe­ta­das pelas chu­vas em 248 muni­cí­pi­os. Ao todo, 378 mil estu­dan­tes estão impac­ta­dos e 570 esco­las foram dani­fi­ca­das pelas enchen­tes. As esco­las dani­fi­ca­das somam 219 mil alu­nos matri­cu­la­dos. Outras 86 esco­las esta­du­ais foram trans­for­ma­das em abri­gos.

Devi­do a essa situ­a­ção, o Minis­té­rio da Edu­ca­ção (MEC) dis­pen­sou as esco­las de ensi­no fun­da­men­tal, médio e de edu­ca­ção supe­ri­or de cum­prir o míni­mo de dias efe­ti­vos de tra­ba­lho nas esco­las, des­de que cum­pram a car­ga horá­ria míni­ma anu­al. Já a edu­ca­ção infan­til foi dis­pen­sa­da de cum­prir os dias efe­ti­vos e a car­ga horá­ria míni­ma.

Edi­ção: Deni­se Gri­e­sin­ger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Apenas 11% das escolas têm internet na velocidade certa, diz pesquisa

Repro­du­ção: © Mar­cel­lo Casal JrA­gên­cia B Meta do governo é ter velocidade de download igual …