...
sábado ,15 junho 2024
Home / Noticias / RS suspende aulas em três cidades por causa de previsão de chuvas

RS suspende aulas em três cidades por causa de previsão de chuvas

Repro­du­ção: © Rafa Neddermeyer/Agência Bra­sil

Escolas de Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande ficarão fechadas


Publicado em 26/05/2024 — 16:28 Por Agência Brasil — Brasília
Atualizado em 26/05/2024 — 16:48

O gover­no do Rio Gran­de do Sul anun­ci­ou a sus­pen­são das aulas nas pró­xi­mas segun­da-fei­ra (27) e ter­ça-fei­ra (28) nas cida­des de Por­to Ale­gre, Pelo­tas e Rio Gran­de. A medi­da foi ado­ta­da por cau­sa da pre­vi­são de for­tes chu­vas nos pró­xi­mos dias.

“Em vir­tu­de da pre­vi­são mete­o­ro­ló­gi­ca de mais chu­va e em con­so­nân­cia com as redes muni­ci­pais de edu­ca­ção, esta­mos sus­pen­den­do as aulas na rede esta­du­al nos muni­cí­pi­os de Por­to Ale­gre, Pelo­tas e Rio Gran­de na segun­da e ter­ça-fei­ra des­sa sema­na”, infor­mou o vice-gover­na­dor Gabri­el Sou­za, nas redes soci­ais.

Na capi­tal gaú­cha, as esco­las, públi­cas e pri­va­das, estão fecha­das para os alu­nos des­de sex­ta-fei­ra (4) em razão da vol­ta dos tem­po­rais na cida­de.

Previsão do tempo

O esta­do teve um final de sema­na de tré­gua nas chu­vas for­tes. Segun­do o Ins­ti­tu­to Naci­o­nal de Mete­o­ro­lo­gia (Inmet), o esta­do per­ma­ne­ceu nes­te domin­go na zona ama­re­la, de ris­co poten­ci­al. Nes­ta segun­da, no entan­to, a pre­vi­são é de chu­va des­de de manhã. A tem­pe­ra­tu­ra deve ficar entre 9 e 16 graus Cel­sius (ºC).

A região cos­tei­ra e os muni­cí­pi­os do sul do esta­do entram em situ­a­ção de peri­go. Na região sul, a pre­vi­são é de chu­vas inten­sas, com ris­co de cor­te de ener­gia elé­tri­ca, que­da de galhos de árvo­res, ala­ga­men­tos e de des­car­gas elé­tri­cas. Nas regiões lito­râ­ne­as, o avi­so é de inten­si­fi­ca­ção dos ven­tos, que pode­rão movi­men­tar dunas de areia sobre cons­tru­ções na orla. As con­di­ções devem per­pe­tu­ar até o iní­cio de ter­ça-fei­ra (28).

Escolas e alunos afetados

De acor­do com levan­ta­men­to do esta­do, divul­ga­do nes­te domin­go (26), 246.437 estu­dan­tes ain­da não vol­ta­ram às aulas por cau­sa das enchen­tes que devas­ta­ram o esta­do, o núme­ro cor­res­pon­de a 33% de todos os estu­dan­tes. No caso de  91.324, não há data de retor­no pre­vis­ta.

Em seis cida­des, a vol­ta às aulas está sus­pen­sa des­de a últi­ma sex­ta-fei­ra (24). São elas: Por­to Ale­gre, São Leo­pol­do, Estre­la, Guaí­ba, San­ta­na do Livra­men­to e Gra­va­taí.

No total, con­for­me os dados, 1.065 esco­las em 205 muni­cí­pi­os foram afe­ta­das de algum for­ma pela tra­gé­dia: sofre­ram danos, estão fun­ci­o­nan­do como abri­gos ou têm pro­ble­mas de trans­por­te e aces­so. Elas são res­pon­sá­veis por 381.231 estu­dan­tes.

Edi­ção: Caro­li­na Pimen­tel

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Mocidade amplia fronteiras e leva samba carioca para Londres

Repro­du­ção: © Foto: Mar­co Ter­ra­no­va | Rio­tur Intercâmbio inclui também dicas de como buscar recursos …