...
quarta-feira ,30 abril 2025
Home / Esportes / Rugby: seleção masculina estreia nas eliminatórias da Copa do Mundo

Rugby: seleção masculina estreia nas eliminatórias da Copa do Mundo

foto3-e1624376270865

Repro­dução: © Divulgação/Brasil Rug­by

Em casa, Tupis pegam o Paraguai neste sábado precisando vencer


Pub­li­ca­do em 26/06/2021 — 09:00 Por Lin­coln Chaves — Repórter da TV Brasil e da Rádio Nacional — São Paulo

É ape­nas o primeiro jogo, mas o embate deste sába­do (26), con­tra o Paraguai, já é deci­si­vo para a seleção brasileira mas­culi­na de rug­by nas elim­i­natórias sul-amer­i­canas da Copa do Mun­do de 2023, na França. A par­ti­da dos Tupis, como é con­heci­da a equipe nacional, será no está­dio Mar­tins Pereira, em São José dos Cam­pos (SP), às 19h (horário de Brasília).

Pelo reg­u­la­men­to, o Brasil prossegue na luta pela inédi­ta clas­si­fi­cação ao Mundi­al somente se der­ro­tar os paraguaios. A vitória garante os Tupis em um tri­an­gu­lar que será dis­puta­do em Mon­te­v­idéu (Uruguai) com jogos nos dias 11 (con­tra Chile ou Colôm­bia) e 25 de jul­ho (diante dos uruguaios).

A mel­hor seleção do tri­an­gu­lar pega o gan­hador do clas­si­fi­catório da Améri­ca do Norte (Esta­dos Unidos ou Canadá). O vence­dor vai a Copa do Mun­do. O perde­dor enfrenta quem levar a mel­hor no con­fron­to entre o segun­do do mini-torneio sul-amer­i­cano e o vice-líder da elim­i­natória norte-amer­i­cana — que decidirá out­ra vaga no Mundi­al. O time bati­do nes­ta repescagem terá como últi­ma chance de ir à França um quad­ran­gu­lar con­tra times da Europa, África e Ásia/Oceania.

“Esta­mos com mui­ta von­tade de entrar em cam­po, mas felizes com todo proces­so de preparação que viven­ci­amos. O grupo está gan­han­do maturi­dade a cada sem­ana. Tive­mos a chega­da de dois grandes profis­sion­ais para somar à comis­são téc­ni­ca [os aux­il­iares argenti­nos Dami­an Roton­do e Nicolás Lobbe]. Vamos acer­tar os últi­mos detal­h­es e ir para frente”, afir­mou o capitão dos Tupis, Felipe Sancery, à Con­fed­er­ação Brasileira de Rug­by (CBRu).

“O Paraguai tem um jogo de paixão, de luta. É uma equipe que gos­ta de con­ta­to, com atle­tas grandes. Ter­e­mos um iní­cio de jogo inten­so, mas esta­mos bem prepara­dos, tra­bal­han­do duro des­de o perío­do da Superli­ga Amer­i­cana de Rug­by [Slar]”, com­ple­tou o brasileiro, citan­do o torneio dis­puta­do no Chile e no Uruguai, em que a maior parte dos atle­tas da seleção rep­re­sen­tou a fran­quia Cobras.

A del­e­gação reúne 36 jogadores, con­vo­ca­dos no últi­mo dia 8. Deles, 28 dis­putaram a Slar pelo Cobras. A preparação foi fei­ta no Núcleo de Alto Rendi­men­to (NAR), em São Paulo. A clas­si­fi­cação para o Mundi­al é con­sid­er­a­da pri­or­i­dade na CBRu, tan­to que, pri­or­izan­do os treina­men­tos para as elim­i­natórias, a enti­dade preferiu abrir mão da par­tic­i­pação da seleção no pré-olímpi­co da modal­i­dade, dis­puta­do em Môna­co entre os últi­mos dias 19 e 20.

Edição: Gus­ta­vo Faria

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Brasília é confirmada como sede dos Jogos da Juventude

Competição será realizada entre os dias 10 e 25 de setembro Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em …