...
segunda-feira ,14 outubro 2024
Home / Noticias do Mundo / Rússia concede direitos de residência permanente a Edward Snowden

Rússia concede direitos de residência permanente a Edward Snowden

Repro­dução: © Reuters/Brendan McDermid/Direitos reser­va­dos

Anúncio foi feito pelo advogado do ex-agente secreto


Pub­li­ca­do em 22/10/2020 — 13:02 Por Redação de Moscou e Vladimir Sol­datkin — Repórteres da Reuters — Moscou

Ouça a matéria:

A Rús­sia con­cedeu dire­itos de residên­cia per­ma­nente ao norte-amer­i­cano Edward Snow­den, infor­mou seu advo­ga­do nes­ta quin­ta-feira, um pas­so para uma cidada­nia rus­sa, se ele dese­já-la.

Snow­den, de 37 anos, fugiu dos Esta­dos Unidos e rece­beu asi­lo na Rús­sia. Em 2013, ele vazou arquiv­os secre­tos que rev­elavam enormes oper­ações de vig­ilân­cia domés­ti­ca e inter­na­cional da Agên­cia de Segu­rança Nacional norte-amer­i­cana quan­do presta­va serviços à enti­dade.

Há anos as autori­dades dos EUA querem que Snow­den volte para o país para enfrentar um jul­ga­men­to crim­i­nal ref­er­ente às acusações de espi­onagem apre­sen­tadas ain­da em 2013.

“Seu vis­to de residên­cia (rus­so) esta­va ven­cen­do e ped­i­mos para ren­ová-lo”, disse Ana­toly Kucher­e­na, seu advo­ga­do rus­so, à Reuters. Ele disse que a pan­demia de coro­n­avírus tornou o proces­so mais demor­a­do do que o nor­mal.

“Apre­sen­ta­mos os doc­u­men­tos em abril, e ele rece­beu dire­itos de residên­cia per­ma­nente (nes­ta quin­ta-feira)”.

Sep­a­rada­mente, Kucher­e­na disse à agên­cia de notí­cias Tass que Snow­den não está cog­i­tan­do pedir um pas­s­aporte rus­so no momen­to.

O pres­i­dente dos EUA, Don­ald Trump, disse em agos­to que esta­va cog­i­tan­do um indul­to para Snow­den.

Snow­den leva uma vida disc­re­ta na Rús­sia. Ele elo­giou as belezas nat­u­rais do país e a recep­tivi­dade do povo, mas usa as redes soci­ais para criticar políti­cas de gov­er­no oca­sion­al­mente.

 

Edição: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Quinto voo da FAB com 220 repatriados do Líbano chega a SP

Até agora, Operação Raízes do Cedro trouxe 1.105 brasileiros Cami­la Boehm — Repórter da Agên­cia …