...
quarta-feira ,29 novembro 2023
Home / Educação / Saiba como as notas do Enem podem ser usadas no Brasil e no exterior

Saiba como as notas do Enem podem ser usadas no Brasil e no exterior

Repro­dução: © Val­ter Campanato/Agência Brasil

Instituições públicas e privadas usam exame como critério de ingresso


Pub­li­ca­do em 18/10/2023 — 06:43 Por Sab­ri­na Craide — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem) é atual­mente a prin­ci­pal for­ma de entra­da para a edu­cação supe­ri­or no Brasil. A nota obti­da na pro­va pode ser usa­da para con­seguir vaga em uni­ver­si­dades públi­cas ou ain­da para con­cor­rer a bol­sas de ensi­no e finan­cia­men­to em insti­tu­ições pri­vadas.

Um dos prin­ci­pais pro­gra­mas fed­erais que uti­lizam a nota do Enem é o Sis­tema de Seleção Unifi­ca­da (Sisu), que dire­ciona estu­dantes para vagas em uni­ver­si­dades fed­erais e demais insti­tu­ições públi­cas de ensi­no supe­ri­or. Para con­cor­rer, os can­didatos não podem ter tira­do zero na pro­va de redação. O Sisu geral­mente tem duas edições no ano. A primeira delas ocorre nos primeiros meses do ano seguinte à apli­cação do Enem.

Além dos proces­sos sele­tivos con­duzi­dos pelo gov­er­no fed­er­al, as insti­tu­ições de ensi­no públi­cas e pri­vadas têm liber­dade para usar as notas em proces­sos próprios. Os can­didatos podem checar nas insti­tu­ições onde têm inter­esse em estu­dar quais são os critérios ado­ta­dos. Os estu­dantes que fiz­er­am o Enem podem ain­da con­cor­rer a vagas em insti­tu­ições de ensi­no fora do Brasil. Atual­mente, o Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep) tem con­vênio com 51 insti­tu­ições de ensi­no em Por­tu­gal. Cada insti­tu­ição define as regras e os pesos para uso das notas. A lista das insti­tu­ições está disponív­el no por­tal do Inep.

O Enem Por­tu­gal, como é chama­do o pro­gra­ma de acor­dos interin­sti­tu­cionais entre o Inep e as insti­tu­ições de edu­cação supe­ri­or por­tugue­sas não envolve trans­fer­ên­cia de recur­sos e não pre­vê finan­cia­men­to estu­dan­til pelo gov­er­no brasileiro.

Prouni

As notas tam­bém podem ser usadas para con­cor­rer a bol­sas de ensi­no em insti­tu­ições pri­vadas. O Pro­gra­ma Uni­ver­si­dade para Todos ofer­ece bol­sas de estu­do inte­grais (100%) e par­ci­ais (50%)  para cur­sos de grad­u­ação em insti­tu­ições pri­vadas. Os proces­sos sele­tivos do Prouni ocor­rem duas vezes ao ano e têm como públi­co-alvo o estu­dante sem diplo­ma de nív­el supe­ri­or.

Para con­cor­rer às bol­sas inte­grais do ProUni, o estu­dante deve com­pro­var ren­da famil­iar bru­ta men­sal, por pes­soa, de até 1,5 salário mín­i­mo. Para as bol­sas par­ci­ais, a ren­da famil­iar bru­ta men­sal deve ser de até três salários mín­i­mos por pes­soa. É pre­ciso tam­bém não ter zer­a­do a redação do Enem e ter obti­do, no mín­i­mo, 450 pon­tos na média das notas das provas.

Fies

Out­ra for­ma de usar a nota no Enem é para obter finan­cia­men­to estu­dan­til em insti­tu­ições pri­vadas, por meio do Fun­do de Finan­cia­men­to Estu­dan­til (Fies)

Para se inscr­ev­er no Fies, o can­dida­to deve ter obti­do média arit­méti­ca das notas nas provas do Enem igual ou supe­ri­or a 450 pon­tos e nota supe­ri­or a zero na redação. Tam­bém é necessário ter ren­da famil­iar men­sal bru­ta, por pes­soa, de até três salários mín­i­mos.

Edição: Aline Leal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

São Paulo (SP) 05/11/2023 - Estudantes e pais na Universidade Paulista no bairro do Paraiso . Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Primeiro dia de provas do Enem 2023 registra 28,1% de ausências

Repro­dução: © Paulo Pinto/Agência Brasil Segundo números do Inep, abstenção está dentro da média Pub­li­ca­do …