...
sábado ,18 janeiro 2025
Home / Educação / Saiba como é feita a correção das provas e das redações do Enem

Saiba como é feita a correção das provas e das redações do Enem

Repro­dução: © Arte/Agência Brasil

Exame será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro


Pub­li­ca­do em 02/11/2023 — 09:05 Por Sab­ri­na Craide — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

Após a real­iza­ção do Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem), os can­didatos aguardam a cor­reção das provas para saber se atin­gi­ram a pon­tu­ação necessária para ingres­sar em uma uni­ver­si­dade. Neste ano, o Enem será apli­ca­do nos dias 5 e 12 de novem­bro.

As notas das provas podem ser usadas para con­cor­rer a vagas no ensi­no supe­ri­or públi­co, pelo Sis­tema de Seleção Unifi­ca­da (Sisu); a bol­sas de estu­do em insti­tu­ições pri­vadas de ensi­no supe­ri­or, pelo Pro­gra­ma Uni­ver­si­dade para Todos (ProUni); e a finan­cia­men­tos do Fun­do de Finan­cia­men­to Estu­dan­til (Fies).

Após a real­iza­ção das provas, o con­sór­cio apli­cador do Enem recebe os mal­otes, e as equipes sep­a­ram e dig­i­tal­izam o cartão-respos­ta e a fol­ha da redação de cada can­dida­to. Todo o proces­so é mon­i­tora­do por câmeras de segu­rança em tem­po inte­gral.

A cor­reção das provas obje­ti­vas é fei­ta por meio da tec­nolo­gia de recon­hec­i­men­to do cartão-respos­ta. Serão cor­rigi­das somente as respostas efe­ti­va­mente mar­cadas no cartão, sem emen­das ou rasur­as, com cane­ta esfer­o­grá­fi­ca de tin­ta pre­ta. Isso é impor­tante para pos­si­bil­i­tar a leitu­ra ópti­ca do cartão-respos­ta.

Para o cál­cu­lo da nota, o Inep ado­ta a metodolo­gia chama­da Teo­ria da Respos­ta ao Item (TRI), que uti­liza um con­jun­to de mod­e­los matemáti­cos para rep­re­sen­tar a relação entre a prob­a­bil­i­dade de o par­tic­i­pante respon­der cor­re­ta­mente a uma questão, seu con­hec­i­men­to na área em que está sendo avali­a­do e as car­ac­terís­ti­cas dos itens.

Com esse mod­e­lo, a natureza especí­fi­ca de cada questão é con­sid­er­a­da no cál­cu­lo, para que se pos­sa difer­en­ciar alunos com a mes­ma quan­ti­dade de acer­tos. Segun­do o Inep, cer­tas questões são acer­tadas con­sis­ten­te­mente ape­nas por par­tic­i­pantes com ele­va­da habil­i­dade, enquan­to out­ras são fre­quente­mente acer­tadas pela maio­r­ia.

Dessa for­ma, duas pes­soas com a mes­ma quan­ti­dade de acer­tos na pro­va são avali­adas de for­ma dis­tin­ta, depen­den­do de quais itens estão cer­tos e erra­dos, e podem ter notas difer­entes.

Redação

Os arquiv­os dig­i­tal­iza­dos das redações são repas­sa­dos às equipes respon­sáveis pela cor­reção dos tex­tos. Serão cor­rigi­das somente aque­las tran­scritas para a Fol­ha de Redação com cane­ta esfer­o­grá­fi­ca pre­ta.

A nota da redação é atribuí­da em uma escala que varia entre 0 e 1.000 pon­tos. Cada redação é cor­rigi­da por dois avali­adores, que atribuem nota entre zero e 200 pon­tos para cada uma das cin­co com­petên­cias. A nota final é a média arit­méti­ca das notas totais atribuí­das.

Em caso de dis­crepân­cia, ou seja, quan­do as notas difer­em em mais de 100 pon­tos ou se a difer­ença for supe­ri­or a 80 pon­tos em qual­quer uma das com­petên­cias, a redação é avali­a­da de for­ma inde­pen­dente por um ter­ceiro avali­ador, Nesse caso, a nota final é a média das notas que mais se aprox­i­marem.

Com as notas da redação e o resul­ta­do das questões obje­ti­vas, o Inep proces­sa o resul­ta­do, dan­do origem ao Bole­tim de Desem­pen­ho. Ele é disponi­bi­liza­do em janeiro do ano seguinte na Pági­na do Par­tic­i­pante e no aplica­ti­vo do Enem.

Edição: Juliana Andrade

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Fies: inscrições para o primeiro semestre começam em 4 de fevereiro

Inscrições gratuitas deve ser feitas exclusivamente pela internet Fabío­la Sin­im­bú – Repórter da Agên­cia Brasil …