...
quinta-feira ,22 fevereiro 2024
Home / Noticias / Saiba como evitar acidentes graves com uso de panela de pressão

Saiba como evitar acidentes graves com uso de panela de pressão

Repro­du­ção: © Mar­ce­lo Camargo/Agência Bra­sil

Manuseio inadequado pode provocar acidentes fatais


Publi­ca­do em 15/05/2022 — 12:34 Por Kari­ne Melo — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

Para mui­ta gen­te que cozi­nha ou que quer cozi­nhar, a pane­la de pres­são é um dos uten­sí­li­os mais temi­dos. O receio não é pra menos. Se manu­se­a­da de for­ma ina­de­qua­da, ela pode explo­dir e pro­vo­car aci­den­tes gra­ves, em algu­mas situ­a­ções, até fatais. Foi o que acon­te­ceu no últi­mo Dia das Mães (8), em Cei­lân­dia, cida­de a cer­ca de 30 quilô­me­tros (km) do cen­tro de Bra­sí­lia. A cozi­nhei­ra de um res­tau­ran­te, Jade do Car­mo Paz Gabri­el, de 32 anos, mor­reu após a explo­são de pane­la de pres­são no res­tau­ran­te em que tra­ba­lha­va.

A mulher che­gou a ser socor­ri­da por uni­da­des avan­ça­das do Ser­vi­ço de Aten­di­men­to Móvel de Urgên­cia (Samu) e equi­pes de socor­ro do Cor­po de Bom­bei­ros do Dis­tri­to Fede­ral (CBMDF), mas feri­da gra­ve­men­te, sofreu para­da car­di­o­res­pi­ra­tó­ria e não resis­tiu. Outros dois fun­ci­o­ná­ri­os do esta­be­le­ci­men­to tam­bém foram atin­gi­dos, mas sem gra­vi­da­de.

Orientações

Pro­cu­ra­do pela Agên­cia Bra­sil, o Ins­ti­tu­to Naci­o­nal de Metro­lo­gia, Qua­li­da­de e Tec­no­lo­gia (Inme­tro), des­ta­cou que a pri­mei­ra dica de segu­ran­ça para pane­la de pres­são é a pre­sen­ça do selo de con­for­mi­da­de do Inme­tro. “A cer­ti­fi­ca­ção para pane­la de pres­são é com­pul­só­ria. Não iden­ti­fi­can­do o selo, não com­pre. Ele é a indi­ca­ção de que o pro­du­to foi tes­ta­do nos requi­si­tos de segu­ran­ça, como a quan­ti­da­de de água”, afir­mou a autar­quia.

Outra dica do ins­ti­tu­to é nun­ca adqui­rir o uten­sí­lio no comér­cio ambu­lan­te. Pedir sem­pre a nota fis­cal de uma loja é a garan­tia de tro­ca em casos de defei­to. O pró­xi­mo cui­da­do é saber qual a capa­ci­da­de da pane­la de pres­são, ou seja, quan­tos litros ela com­por­ta. Essa infor­ma­ção está des­cri­ta no manu­al do fabri­can­te.

Duran­te a uti­li­za­ção da pane­la um item que tam­bém deve ser obser­va­do é a vál­vu­la com pino. Uma pane­la de pres­são cheia demais pode entu­pir esse dis­po­si­ti­vo de segu­ran­ça e até cau­sar uma explo­são. Segun­do espe­ci­a­lis­tas, a vál­vu­la foi fei­ta para libe­rar vapor, logo, se duran­te o uso a pane­la parar de fazer aque­le chi­a­do carac­te­rís­ti­co, pode indi­car que foi obs­truí­da. Nes­se caso, a ori­en­ta­ção é des­li­gar o fogo ime­di­a­ta­men­te. Em segui­da, com o auxí­lio de um gar­fo ou colher, deve ser fei­to um movi­men­to para cima com a vál­vu­la para que o vapor den­tro da pane­la esca­pe. Essa últi­ma mano­bra nun­ca deve ser ado­ta­da se a pane­la esti­ver fun­ci­o­nan­do nor­mal­men­te e se o obje­ti­vo for ape­nas ace­le­rar a saí­da da pres­são.

Outro sinal de pro­ble­ma é a libe­ra­ção de vapor pela área cir­cu­lar onde fica loca­li­za­da a bor­ra­cha. Isso sig­ni­fi­ca que a veda­ção está pre­ju­di­ca­da e a bor­ra­cha pre­ci­sa ser subs­ti­tuí­da. “Caso haja neces­si­da­de de repo­si­ção de algu­ma peça, sem­pre pro­cu­re por peças ori­gi­nais jun­to aos repre­sen­tan­tes auto­ri­za­dos pelo fabri­can­te”, aler­ta o Inme­tro.

Ao uti­li­zar pane­las des­se tipo, assim que ela come­çar a sol­tar vapor, o fogo deve ser dimi­nuí­do, pois se a água no seu inte­ri­or já está fer­ven­do, a cha­ma alta não vai alte­rar a tem­pe­ra­tu­ra do seu inte­ri­or.

O Capi­tão Pau­lo Jor­ge, ofi­ci­al de infor­ma­ções públi­cas do Cor­po de Bom­bei­ros do Dis­tri­to Fede­ral, acres­cen­ta que essas pane­las nun­ca devem ser aber­tas sem que toda a pres­são tenha saí­do. O mili­tar obser­va que esta prá­ti­ca comum entre cozi­nhei­ros não deve ser fei­ta.

“Jamais colo­que essas pane­las sob a água da tor­nei­ra para ace­le­rar a reti­ra­da do vapor”, aler­ta. Pau­lo Jor­ge lem­bra que uma pane­la de pres­são não pode ser pre­en­chi­da total­men­te: pelo menos 1/3 dela deve ficar vazia para acú­mu­lo de pres­são.

Edi­ção: Valé­ria Agui­ar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Voto feminino Fonte: Agência Câmara de Notícias

Hoje é Dia: combate ao alcoolismo e voto feminino são destaques

Repro­du­ção: © FGV/CPDOC Confira as principais datas e fatos da semana entre 18 e 24/02 …