...
terça-feira ,10 dezembro 2024
Home / Educação / Saiba como será a avaliação prática do Enade Licenciaturas

Saiba como será a avaliação prática do Enade Licenciaturas

Questionário deve ser preenchido até o dia 5 de dezembro

Daniel­la Almei­da — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 26/11/2024 — 07:02
Brasília
encceja, estudantes, prova
Repro­dução: © Divulgação/ MEC

Após a apli­cação das provas teóri­c­as da primeira edição do Exame Nacional de Desem­pen­ho dos Estu­dantes (Enade) Licen­ciat­uras 2024, neste domin­go (24), os par­tic­i­pantes devem ficar aten­tos ao pra­zo final, em 5 de dezem­bro, para o preenchi­men­to do ques­tionário de avali­ação práti­ca (AP) pelo estu­dante. O exame avalia os cur­sos que for­mam os futur­os pro­fes­sores para a edu­cação bási­ca.

De acor­do com o Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep), apli­cador do exame, o chama­do Ques­tionário de AP do estu­dante serve para avali­ação de con­hec­i­men­tos, com­petên­cias e habil­i­dades práti­cas, e apli­ca­do durante os está­gios super­vi­sion­a­dos obri­gatórios, pre­vis­tos nas dire­trizes cur­ric­u­lares nacionais.

Após a entre­ga do ques­tionário, os estu­dantes serão avali­a­dos durante a regên­cia de classe de uma aula obser­va­da. O obje­ti­vo é cole­tar infor­mações a respeito das car­ac­terís­ti­cas e das condições de tra­bal­ho do docente. Os está­gios super­vi­sion­a­dos são obri­gatórios e devem ser real­iza­dos em esco­las de edu­cação bási­ca públi­cas ou pri­vadas.

A parte práti­ca é uma das novi­dades do exame. Pela primeira vez, o Enade tem uma avali­ação da práti­ca dos estu­dantes de grad­u­ação dire­cionadas à docên­cia.

No sába­do, antes da avali­ação teóri­ca, os inscritos no Enade Licen­ciat­uras já tiver­am que preencher o ques­tionário do estu­dante, especí­fi­co para cole­tar infor­mações que car­ac­ter­i­zam o per­fil dos estu­dantes e o con­tex­to de seus proces­sos de for­mação até o ensi­no supe­ri­or. As infor­mações são con­sid­er­adas pelo Inep como rel­e­vantes para com­preen­der a real­i­dade dos cur­sos de grad­u­ação e das IES.

Avaliação obrigatória

O Enade é com­po­nente cur­ric­u­lar obri­gatório e é condição necessária para a con­clusão do cur­so de grad­u­ação. Por isso, a inscrição dos estu­dantes de cur­sos de licen­ciatu­ra habil­i­ta­dos à avali­ação teóri­ca ou à avali­ação práti­ca, vin­cu­la­dos às áreas avali­adas, é obri­gatória para todos, con­forme critérios de habil­i­tação esta­b­ele­ci­dos em edi­tal.

Nes­ta edição, estão sendo avali­a­dos os desem­pen­hos dos futur­os docentes de 17 áreas de con­hec­i­men­to: artes visuais; ciên­cias biológ­i­cas; ciên­cias soci­ais; com­putação; edu­cação físi­ca; filosofia; físi­ca; geografia; história; letras (inglês); letras (por­tuguês); letras (por­tuguês e espan­hol); letras (por­tuguês e inglês); matemáti­ca; músi­ca; ped­a­gogia e quími­ca.

Enade

Real­iza­do anual­mente pelo Inep, o exame avalia o rendi­men­to dos con­cluintes dos cur­sos de grad­u­ação em relação aos con­teú­dos pro­gramáti­cos pre­vis­tos nas dire­trizes cur­ric­u­lares, o desen­volvi­men­to de com­petên­cias e habil­i­dades necessárias ao apro­fun­da­men­to da for­mação ger­al e profis­sion­al, bem como o nív­el de atu­al­iza­ção dos estu­dantes com relação à real­i­dade brasileira e mundi­al. Os resul­ta­dos das provas do Enade são usa­dos para cál­cu­lo dos Indi­cadores de Qual­i­dade da Edu­cação Supe­ri­or e com­põem o Sis­tema Nacional de Avali­ação da Edu­cação Supe­ri­or (Sinaes).

O exame tam­bém tem o obje­ti­vo de con­stru­ir e aper­feiçoar políti­cas públi­cas edu­ca­cionais e serve, tam­bém, como guia para que as próprias insti­tu­ições de ensi­no supe­ri­or mel­horem os proces­sos pedagógi­cos.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Mais da metade dos estudantes não tem noções básicas de matemática

Esta é a primeira vez que Brasil participa do estudo Mar­i­ana Tokar­nia – Repórter da …