...
domingo ,13 outubro 2024
Home / Saúde / Saiba o que é doença de Crohn, que afeta o jornalista Evaristo Costa

Saiba o que é doença de Crohn, que afeta o jornalista Evaristo Costa

Síndrome não tem cura, mas o tratamento pode controlar os sintomas

Éri­ca San­tana — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­da em 01/10/2024 — 15:04
Brasília
São Paulo (SP), 10/01/2024 - Apresentador Evaristo Costa. Foto: evaristocostaoficial/Instagram
Repro­dução: © evaristocostaoficial/Instagram

Nes­ta terça-feira (1º), o jor­nal­ista Evaris­to Cos­ta divul­gou que perdeu mais de 22 qui­los em três sem­anas por con­ta da doença de Crohn. O depoi­men­to trouxe muitas dúvi­das sobre a doença, que é provo­ca­da por uma desreg­u­lação do sis­tema imunológi­co, respon­sáv­el pela defe­sa do organ­is­mo.

Sín­drome infla­matória do tra­to intesti­nal, a Doença de Crohn atinge pre­dom­i­nan­te­mente a parte infe­ri­or do intesti­no del­ga­do e o intesti­no grosso (cólon), mas pode afe­tar qual­quer parte do tra­to gas­troin­testi­nal. De acor­do com o glossário do Min­istério da Saúde, tra­ta-se de uma doença crôni­ca que não tem cura. As ter­apias disponíveis con­tribuem para reprim­ir o proces­so infla­matório desreg­u­la­do, aju­dam a reduzir a infla­mação e a con­tro­lar os sin­tomas.

Em vídeo posta­do no Insta­gram, Evaris­to Cos­ta diz ter con­sciên­cia de que pode colo­car a doença em remis­são e viv­er nor­mal­mente. ” Mas ain­da não con­segui, ain­da não apren­di a lidar com ela [doe­na de Crohn]. Ain­da ten­ho mui­ta difi­cul­dade, ain­da não encon­trei o remé­dio cer­to para esta­bi­lizá-la. Então ain­da con­vi­vo com os sin­tomas, que são ter­ríveis”, con­ta o jor­nal­ista. Muitos seguidores comen­taram que con­vivem há muitos anos com a doença e con­seguem ter vida nor­mal, depois que encon­traram o trata­men­to ade­qua­do..

» Agên­cia Brasil, Radioagên­cia e Nacional são final­is­tas do prêmio Sbim de Jor­nal­is­mo em Saúde

Sintomas

Diar­reia, cóli­ca abdom­i­nal, febre fre­quente e, às vezes, san­gra­men­to retal estão entre os prin­ci­pais sin­tomas asso­ci­a­dos à Doença de Crohn, segun­do o Min­istério da Saúde. Tam­bém podem ocor­rer per­da de apetite e per­da de peso.

“A diar­reia pode se desen­volver lenta­mente ou começar de maneira súbi­ta, poden­do haver tam­bém dores artic­u­lares e lesões na pele. Na Doença de Crohn a dor abdom­i­nal e a diar­réia fre­qüen­te­mente surgem após as refeições. São comuns dores nas jun­tas, fal­ta de apetite, per­da de peso e febre. Out­ros sin­tomas pre­co­ces da doença de Crohn são lesões da região anal, incluin­do hemor­rói­das, fis­sur­as, fís­tu­las e absces­sos”, infor­ma o site do Min­istério da Saúde.

A doença é diag­nos­ti­ca­da por meio de exam­es de imagem como raio‑x e endo­scopias, além de exam­es de sangue. O trata­men­to é real­iza­do em eta­pas por meio de um sis­tema que mede a ativi­dade da doença basea­do no número de evac­uações, de dores abdom­i­nais e da indis­posição ger­al, den­tre out­ras ocor­rên­cias. No entan­to, se o paciente apre­sen­tar um quadro mais leve, a evolução da doença pode ser acom­pan­ha­da por um clíni­co.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Picadas de aranhas são segunda causa de envenenamento no país

Soros antivenenos são distribuídos pelo SUS Paula Labois­sière – Repórter da Agên­cia Brasil Pub­li­ca­da em …