...
terça-feira ,29 abril 2025
Home / Noticias / Saiba o que significa o período da Quaresma para os cristãos

Saiba o que significa o período da Quaresma para os cristãos

Papa Francisco propôs o lema Peregrinos da Esperança

Luciano Nasci­men­to — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 05/03/2025 — 11:41
São Luís
São Paulo (SP) 30/05/2024 - Arcebispo Metropolitano, Cardeal Odilo Pedro Scherer, presidiu missa campal da Solenidade de Corpus Christi, na Praça da Sé, destacando as maravilhas da Eucaristia para humanidade e para toda a Igreja. Foto: Paulo Pinto/Agencia Brasil
Repro­dução: © Paulo Pinto/Agencia Brasil

Com o encer­ra­men­to do car­naval nes­ta Quar­ta-Feira de Cin­zas (5), tem iní­cio o perío­do da Quares­ma para os cristãos. Mas, você sabe o que é a Quares­ma? Ela tem sua origem nos primeiros sécu­los do Cris­tian­is­mo, quan­do foi esta­b­ele­ci­da a data da Pás­coa. A Igre­ja Católi­ca insti­tu­iu um tem­po de pen­itên­cia e preparação para a Pás­coa, obser­va­do entre a quar­ta-feira de cin­zas e a quin­ta-feira san­ta, época sagra­da para os cristãos.

A con­tagem do perío­do da Quares­ma faz refer­ên­cia aos 40 dias em que Jesus Cristo esteve no deser­to.

Em 2025, a Quares­ma vai até o dia 17 de abril, antes da cel­e­bração da Quin­ta-feira San­ta. Após a Quin­ta-feira San­ta, tem iní­cio um novo perío­do, o chama­do trí­duo pas­cal, que com­preende a sex­ta-feira san­ta, o sába­do de aleluia e o domin­go de Pás­coa.

Para a Quares­ma de 2025, o papa Fran­cis­co propôs o lema Pere­gri­nos da Esper­ança, para que os fiéis façam uma reflexão sobre a fé, arrependi­men­to, ren­o­vação espir­i­tu­al, além de preparação para a Pás­coa. A Igre­ja ori­en­ta a práti­ca de pen­itên­cias como jejuns, obras de cari­dade e oração.

Para os fiéis, a quar­ta-feira de cin­zas é um dia em que se deve ir à mis­sa. Na cer­imô­nia, os fiéis são ben­zi­dos com um pouco de cin­za prove­niente de ramos queima­dos uti­liza­dos no Domin­go de Ramos do ano ante­ri­or.

Ao ben­z­er os fiéis, o padre traça uma cruz de cin­zas, enquan­to recita as palavras Con­vertei-vos e crede no Evan­gel­ho, que sinal­iza o esta­do de pen­itên­cia que o fiel dev­erá guardar nos 40 dias seguintes, e rep­re­sen­ta a frag­ili­dade humana.

Na data da quar­ta-feira de cin­zas, a Con­fer­ên­cia Nacional dos Bis­pos do Brasil (CNBB) pro­move o iní­cio da Cam­pan­ha da Frater­nidade. Este ano, a cam­pan­ha vai abor­dar o tema Frater­nidade e Ecolo­gia Inte­gral e o lema bíbli­co, extraí­do de Gen­e­sis 1, 31, Deus viu que tudo era muito bom.

O pon­to alto da cam­pan­ha é a Cole­ta da Sol­i­dariedade, fei­ta em todas as comu­nidades do Brasil no Domin­go de Ramos, que neste ano é cel­e­bra­do no dia 13 de abril. Os recur­sos são des­ti­na­dos a pro­je­tos soci­ais em todo o país.

O papa Fran­cis­co envi­ou uma men­sagem para felic­i­tar a real­iza­ção da cam­pan­ha. Na men­sagem encam­in­ha­da à CNBB, Fran­cis­co chama atenção para a neces­si­dade de mudança de ati­tude em relação ao meio ambi­ente, diante da “crise ecológ­i­ca”.

“Por isso, lou­vo o esforço da Con­fer­ên­cia Epis­co­pal em pro­por mais uma vez como hor­i­zonte o tema da ecolo­gia, jun­to à dese­ja­da con­ver­são pes­soal de cada fiel a Cristo. Que todos nós pos­samos, com o espe­cial auxílio da graça de Deus neste tem­po jubi­lar, mudar nos­sas con­vicções e práti­cas para deixar que a natureza des­canse das nos­sas explo­rações ganan­ciosas”, diz a men­sagem.

O papa frisou ain­da que o tema da Cam­pan­ha da Frater­nidade deste ano expres­sa tam­bém a disponi­bil­i­dade da Igre­ja no Brasil em dar a sua con­tribuição à Con­fer­ên­cia das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáti­cas, a COP30, que será real­iza­da em Belém, no Pará, em novem­bro.

A men­sagem diz que a real­iza­ção do even­to no coração da Amazô­nia é um sinal que serve para que “as nações e os organ­is­mos inter­na­cionais pos­sam com­pro­m­e­ter-se efe­ti­va­mente com práti­cas que aju­dem na super­ação da crise climáti­ca e na preser­vação da obra mar­avil­hosa da Cri­ação, que Deus nos con­fiou e que temos a respon­s­abil­i­dade de trans­mi­tir às futuras ger­ações.”

Feriado

É bom lem­brar que a Quar­ta-feira de Cin­zas não é feri­ado ofi­cial. No entan­to, muitos esta­b­elec­i­men­tos com­er­ci­ais não fun­cionam, mes­mo ten­do autor­iza­ção para abrirem. Algu­mas repar­tições públi­cas e agên­cias bancárias só fun­cionam a par­tir do meio-dia. Con­forme o local, é pon­to fac­ul­ta­ti­vo até as 14h.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Mendonça diverge em julgamento e vota pela soltura de Collor

Placar está em 6 a 1 pela manutenção da prisão André Richter — Repórter da …