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Saiba orientações para a prova e exemplos redações do Enem

Repro­dução: © Arte/Agência Brasil

Documento A Redação do Enem 2023 já está disponível


Pub­li­ca­do em 07/10/2023 — 09:48 Por Sab­ri­na Craide — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

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As prin­ci­pais ori­en­tações para a elab­o­ração da pro­va de redação do Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem) deste ano já estão disponíveis para os can­didatos. O Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep) disponi­bi­li­zou o doc­u­men­to A Redação do Enem 2023 – Car­til­ha do Par­tic­i­pante, com infor­mações sobre a Matriz de Refer­ên­cia da pro­va, além de apre­sen­tar amostras comen­tadas de redações que rece­ber­am pon­tu­ação máx­i­ma (1.000 pon­tos) no Enem do ano pas­sa­do.

A pro­va de redação, que neste ano será apli­ca­da no dia 5 de novem­bro, exige a pro­dução de um tex­to em prosa, do tipo dis­ser­ta­ti­vo-argu­men­ta­ti­vo, sobre um tema de ordem social, cien­tí­fi­ca, cul­tur­al ou políti­ca. O can­dida­to dev­erá defend­er um pon­to de vista apoia­do em argu­men­tos con­sis­tentes, estru­tu­ra­dos com coerên­cia e coesão, for­man­do uma unidade tex­tu­al. Tam­bém deve elab­o­rar uma pro­pos­ta de inter­venção social para o prob­le­ma apre­sen­ta­do no desen­volvi­men­to do tex­to. Essa pro­pos­ta deve respeitar os dire­itos humanos.

Os aspec­tos avali­a­dos rela­cionam-se às com­petên­cias que devem ter sido desen­volvi­das durante os anos de esco­lar­i­dade. Ao elab­o­rar a redação, os par­tic­i­pantes devem ficar aten­tos às cin­co com­petên­cias que serão exigi­das do tex­to:

* Demon­strar domínio da modal­i­dade escri­ta for­mal da lín­gua por­tugue­sa;

* Com­preen­der a pro­pos­ta de redação e aplicar con­ceitos das várias áreas de con­hec­i­men­to para desen­volver o tema, den­tro dos lim­ites estru­tu­rais do tex­to dis­ser­ta­ti­vo-argu­men­ta­ti­vo em prosa;

* Sele­cionar, rela­cionar, orga­ni­zar e inter­pre­tar infor­mações, fatos, opiniões e argu­men­tos em defe­sa de um pon­to de vista;

* Demon­strar con­hec­i­men­to dos mecan­is­mos lin­guís­ti­cos necessários para a con­strução da argu­men­tação;

* Elab­o­rar pro­pos­ta de inter­venção para o prob­le­ma abor­da­do, respei­tan­do os dire­itos humanos.

Entre os critérios que podem con­ferir nota zero à redação estão a fuga ao tema, tex­to com até sete lin­has, tre­cho delib­er­ada­mente desconec­ta­do do tema, des­obe­diên­cia à estru­tu­ra dis­ser­ta­ti­vo-argu­men­ta­ti­va e desre­speito à seriedade do exame.

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

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