...
domingo ,27 abril 2025
Home / Meios de comunicação / Samba na Gamboa com Milton Cunha traz desfiles históricos do carnaval

Samba na Gamboa com Milton Cunha traz desfiles históricos do carnaval

Apresentadora Teresa Cristina interpreta sambas-enredo inesquecíveis

EBC
Pub­li­ca­do em 22/02/2025 — 16:44
Brasília
Rio de Janeiro- 21/02/2025-Samba na Gamboa, da TV Brasil, recebe Milton Cunha para falar sobre desfiles históricos.-Divulgação-TV-Brasil
Repro­dução: © Divul­gação-TV-Brasil

A apre­sen­ta­do­ra Tere­sa Cristi­na recebe o car­navale­sco e comen­tarista Mil­ton Cun­ha na edição inédi­ta do pro­gra­ma Sam­ba na Gam­boa deste domin­go (23), às 13h, na TV Brasil. No pro­gra­ma, o espe­cial­ista abor­da des­files inesquecíveis das esco­las de sam­ba do car­naval car­i­o­ca e a can­to­ra inter­pre­ta clás­si­cos com os maiores sam­bas-enre­do de todos os tem­pos.

Tere­sa Cristi­na entoa músi­cas que atrav­es­sam ger­ações como “Bum Bum Paticum­bum Prugu­run­dum”, sam­ba campeão do Império Ser­ra­no em 1982; “Ratos e Urubus, Larguem Min­ha Fan­ta­sia”, canção do vice-campe­ona­to da Bei­ja-Flor em 1989; “O Ti Ti Ti do Sapoti”, obra da Está­cio de Sá em 1987; e “Histórias Para Ninar Gente Grande”, sam­ba que deu o títu­lo à Mangueira em 2019, entre out­ras.

O expe­ri­ente cenó­grafo expli­ca os enre­dos das com­posições, desta­ca seus autores e fala sobre grandes per­son­al­i­dades do car­naval durante o bate-papo inédi­to. Mil­ton Cun­ha rev­ela basti­dores e a reper­cussão dess­es sam­bas-enre­do que fiz­er­am história e ain­da são lem­bra­dos como refer­ên­cia hoje.

O con­vi­da­do tam­bém recor­da car­navale­scos que ino­varam e deixaram impor­tante lega­do, como Rosa Mag­a­l­hães e Joãos­in­ho Trin­ta. Mil­ton Cun­ha ain­da lem­bra de intér­pretes que der­am vida a per­for­mances inesquecíveis das agremi­ações com vozes úni­cas como Domin­guin­hos do Está­dio e Neguin­ho da Bei­ja-Flor.

Pro­dução orig­i­nal da emis­so­ra públi­ca, o Sam­ba na Gam­boa pode ser acom­pan­hado no app TV Brasil Play e no YouTube do canal. O pro­gra­ma tam­bém tem ver­são para a Rádio Nacional aos sába­dos, ao meio-dia, para toda a rede.

Sambas-enredo e desfiles

Durante a con­ver­sa com Tere­sa Cristi­na no Sam­ba na Gam­boa, Mil­ton Cun­ha reflete sobre o can­to do públi­co na Mar­quês de Sapu­caí. “O sam­ba-enre­do é aque­la mág­i­ca. Ninguém gan­ha no bar­racão, no CD ou nas platafor­mas dig­i­tais. É na hora. É o que­si­to mis­tério. Aque­le que ninguém vê, mas todo mun­do sente”, diz.

Ain­da sobre os sam­bas e seus intér­pretes, o con­vi­da­do é categóri­co: “Colo­car sam­ba no lugar da empol­gação é muito bom. Quan­do a voz resolve tudo. Ela traz a mul­ti­dão com ela”, avalia sobre a importân­cia dos can­tores que embal­am os foliões na Pas­sarela do Sam­ba.

Sobre “O Ti Ti Ti do Sapoti”, músi­ca com ver­sos que embalaram a Está­cio de Sá em 1987, Mil­ton Cun­ha recor­da o tim­bre do vozeirão de Domin­guin­hos do Está­cio e o entu­si­as­mo da plateia na Aveni­da. “Era um sam­ba chi­clete. Todo mun­do mas­ca e vai atrás”, opina.

Ele crit­i­ca a reed­ição dos sam­bas nos car­navais recentes. “A magia não vol­ta. É históri­co. Quem viveu, viveu. Você pode até ten­tar rel­er. Mas faz­er a imi­tação não vai con­seguir. O tem­po pas­sou. A água do rio nun­ca é a mes­ma. Você se ban­ha e ele vai. E você é out­ro”, afir­ma.

Mil­ton Cun­ha comen­ta o enre­do “Histórias Para Ninar Gente Grande”, do car­naval vito­rioso da Mangueira em 2019. “Belís­si­mo. O fator Lean­dro Vieira. A esco­la de sam­ba como con­sciên­cia críti­ca para pen­sar a atu­al­i­dade. É um sam­ba que res­ga­ta quase 20 per­son­agens e mis­tu­ra essas per­son­al­i­dades. É um clás­si­co da mod­ernidade”, apon­ta sobre a apre­sen­tação momesca orga­ni­za­da pelo car­navale­sco rev­e­lação do Rio de Janeiro.

Programa

A nova tem­po­ra­da do Sam­ba na Gam­boa que mar­ca a estreia de Tere­sa Cristi­na como apre­sen­ta­do­ra do pro­gra­ma da TV Brasil foi grava­da no Teatro Ruth de Souza, no Par­que Glória Maria, em San­ta Tere­sa, na região cen­tral do Rio de Janeiro. O pal­co para con­ver­sas embal­adas por hits é um cenário col­ori­do que evo­ca uma praça na Gam­boa — bair­ro históri­co da zona por­tuária da cap­i­tal car­i­o­ca. A pre­sença de plateia é out­ro destaque da atração.

Os encon­tros con­tam, ain­da, com uma ban­da da pesa­da, coman­da­da pelo lendário Paulão Sete Cor­das, que acom­pan­ha Tere­sa Cristi­na e seus con­vi­da­dos pelo ines­gotáv­el repertório do sam­ba brasileiro. A equipe reúne os músi­cos Eduar­do Neves (sopros), João Calla­do (cava­co), Pauli­no Dias (per­cussão), Rodri­go Jesus (per­cussão) e Waltis Zacarias (per­cussão).

Com novo cenário, pacote grá­fi­co e a tril­ha sono­ra de aber­tu­ra repag­i­na­dos, o Sam­ba na Gam­boa tem janela sem­anal, aos domin­gos, às 13h, na pro­gra­mação da TV Brasil, e horário alter­na­ti­vo aos sába­dos, às 23h.

O públi­co pode cur­tir os con­teú­dos exclu­sivos no app TV Brasil Play e no YouTube da emis­so­ra. As edições tam­bém gan­ham espaço nas ondas da Rádio Nacional aos sába­dos, ao meio-dia, para toda a rede.

Temporada

Durante a nova tem­po­ra­da do Sam­ba na Gam­boa, Tere­sa Cristi­na recebe nomes con­sagra­dos do gênero como Áurea Mar­tins, Dori­na, Dudu Nobre, Jorge Aragão, Moa­cyr Luz, Nei Lopes, Tia Suri­ca, Mar­quin­hos de Oswal­do Cruz, Neguin­ho da Bei­ja Flor, Nei Lopes, Nel­son Rufi­no, Nilze Car­val­ho, Péri­cles e Som­brin­ha.

O pro­gra­ma da TV Brasil tam­bém vai ter a pre­sença de céle­bres artis­tas de out­ras matizes da músi­ca como Adri­ana Cal­can­hot­to, Fabi­ana Coz­za, Her­mínio Bel­lo de Car­val­ho, Môni­ca Salma­so, Rober­ta Sá, Simone Mazzer e Zé Rena­to.

A pro­dução musi­cal val­oriza com­pos­i­tores que escrever­am suces­sos, mas nem sem­pre têm o dev­i­do recon­hec­i­men­to e espaço na mídia. Tere­sa Cristi­na recebe nomes como Alex Ribeiro, Alfre­do Del-Pen­ho, Clau­dio Jorge, Mariene de Cas­tro, Moy­seis Mar­ques, Sergin­ho Mer­i­ti, Ton­in­ho Ger­aes e Zé Rober­to. Artis­tas como Luísa Dioní­sio, Mari­na Íris, Nego Álvaro e Min­go Sil­va são out­ros con­vi­da­dos da tem­po­ra­da.

Sam­ba na Gam­boa ain­da traz nes­sa sequên­cia de atrações inédi­tas uma série de pro­gra­mas espe­ci­ais que desta­cam a importân­cia de per­son­al­i­dades con­sagradas da sonori­dade tipi­ca­mente nacional. Os con­teú­dos temáti­cos rev­er­en­ci­am o tra­bal­ho de Arlin­do Cruz, Chico Buar­que e Paulin­ho da Vio­la.

O canal públi­co tam­bém exibe edições temáti­cas que prestam trib­u­to a ícones que já par­ti­ram como Aldir Blanc, Almir Guine­to, Beth Car­val­ho, Can­deia, Clara Nunes, Dona Ivone Lara, Elizeth Car­doso, Elton Medeiros, Lupicínio Rodrigues, Monar­co, Nel­son Cavaquin­ho, Nel­son Sar­gen­to, Reinal­do, Wil­son Mor­eira e Zé Keti.

Com direção de Shir­lene Paixão, a nova tem­po­ra­da do pro­gra­ma, que mar­ca a vol­ta das edições inédi­tas do Sam­ba na Gam­boa, tem roteiro e pesquisa do jor­nal­ista Leonar­do Bruno, pro­fun­do con­hece­dor do gênero.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Cuidado cardiovascular deve fazer parte do acompanhamento do diabetes

Alerta é de especialista que organizou material sobre o tema Ana Cristi­na Cam­pos — Repórter …