...
sábado ,18 janeiro 2025
Home / Cultura / Samba na Gamboa, da TV Brasil, celebra vida e obra de Leci Brandão

Samba na Gamboa, da TV Brasil, celebra vida e obra de Leci Brandão

Programa vai ao ar neste domingo (22), às 13h

EBC
Pub­li­ca­do em 22/12/2024 — 08:18
Brasília
22/11/2024 Rio de Janeiro – Samba na Gamboa.Leci Brandão - Foto Fernando Frazão / Agência Brasil
Repro­dução: © Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

Uma das grandes rain­has do sam­ba, Leci Brandão é a con­vi­da­da da edição inédi­ta do Sam­ba na Gam­boa, que a TV Brasil exibe neste domin­go (22), às 13h. Com apre­sen­tação de Tere­sa Cristi­na, o pro­gra­ma hom­e­nageia os 80 anos de vida e as cin­co décadas de car­reira da artista.

As bam­bas batem um papo descon­traí­do e can­tam suces­sos durante a pro­dução da emis­so­ra públi­ca. Ao lon­go da atração, Tere­sa Cristi­na desta­ca que, des­de muito nova, Leci con­viveu com grandes nomes do sam­ba, como Car­to­la e Dona Ivone Lara. Primeira mul­her a inte­grar a ala de com­pos­i­tores da Mangueira, tam­bém foi pio­neira ao gravar as próprias músi­cas.

Leci Brandão lem­bra que suas com­posições abor­daram temas impor­tantes ain­da na déca­da de 1970, em ple­na ditadu­ra mil­i­tar. Ao falar de negri­tude, desigual­dade social, do papel da mul­her na sociedade, de intol­erân­cia reli­giosa e diver­si­dade sex­u­al, a sam­bista expres­sou suas lutas por meio da músi­ca.

“Sem­pre pro­curei faz­er da arte uma for­ma de defend­er as pes­soas, inde­pen­dente da pau­ta que fos­se”, con­ta. Leci diz que, por isso, teve que enfrentar comen­tários e situ­ações difí­ceis ao lon­go de sua tra­jetória, mas que não se arrepende: “Mes­mo ten­do fica­do alguns anos fora de gravado­ras e da mídia por causa dis­so, nasci pra cumprir essa mis­são com ver­dade.”

Rio de Janeiro (RJ)24/09/2024 – A cantora Leci Brandão participa do programa Samba na Gamboa, da TV Brasil, apresentado por Teresa Cristina. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Repro­dução: A can­to­ra Leci Brandão par­tic­i­pa do pro­gra­ma Sam­ba na Gam­boa, da TV Brasil, apre­sen­ta­do por Tere­sa Cristi­na — Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

O repertório inter­pre­ta­do por Leci e Tere­sa Cristi­na durante o pro­gra­ma inclui hits de auto­ria da hom­e­nagea­da, como Zé do CaroçoIsso é Fun­do de Quin­talAssu­min­doDeixa pra láSó Quero Te NamorarAntes que Eu Volte a Ser NadaBati­da do CoraçãoBar­ra­co Verde e Rosa e Lá e Cá. A con­vi­da­da e a anfitriã entoam ain­da Papai Vadiou (Rody do Jacarez­in­ho e Gas­par do Jacarez­in­ho), Cor­ra e Olhe o Céu (Car­to­la e Dal­mo Castel­lo), Per­doa (Xande de Pilares e Helin­ho do Salgueiro) e História para Ninar Gente Grande (Dani­lo Firmi­no, Deivid Domêni­co, Manu da Cuí­ca, Luiz Car­los Máx­i­mo, Már­cio Bola, Ronie Oliveira, Mama e Tomaz Miran­da).

Sobre o programa

A nova tem­po­ra­da do Sam­ba na Gam­boa que mar­ca a estreia de Tere­sa Cristi­na como apre­sen­ta­do­ra do pro­gra­ma da TV Brasil foi grava­da no Teatro Ruth de Souza, no Par­que Glória Maria, em San­ta Tere­sa, na região cen­tral do Rio de Janeiro. O pal­co para con­ver­sas embal­adas por hits é um cenário col­ori­do que evo­ca uma praça na Gam­boa – bair­ro históri­co da zona por­tuária da cap­i­tal car­i­o­ca. A pre­sença de plateia é out­ro destaque da atração.

Os encon­tros con­tam, ain­da, com uma ban­da da pesa­da, coman­da­da pelo lendário Paulão Sete Cor­das, que acom­pan­ha Tere­sa Cristi­na e seus con­vi­da­dos pelo ines­gotáv­el repertório do sam­ba brasileiro. A equipe reúne os músi­cos Eduar­do Neves (sopros), João Calla­do (cava­co), Pauli­no Dias (per­cussão), Rodri­go Jesus (per­cussão) e Waltis Zacarias (per­cussão).

Can­to­ra e com­pos­i­to­ra de mão cheia, a diva tam­bém tem se rev­e­la­do uma óti­ma entre­vis­ta­do­ra. Tere­sa Cristi­na con­duz os papos com mui­ta graça, infor­mação, e, prin­ci­pal­mente, emoção. A pesquisa sobre a cul­tura pop­u­lar é impor­tante para a artista que, além do suces­so com o grupo Semente e na car­reira solo, gan­hou ain­da mais atenção com as lives que fez nas redes soci­ais no perío­do da pan­demia.

Com novo cenário, pacote grá­fi­co e a tril­ha sono­ra de aber­tu­ra repag­i­na­dos, o Sam­ba na Gam­boa tem janela sem­anal, aos domin­gos, às 13h, na pro­gra­mação da TV Brasil, e horário alter­na­ti­vo aos sába­dos, às 23h. O públi­co pode cur­tir os con­teú­dos exclu­sivos no app TV Brasil Play e no YouTube da emis­so­ra.

Destaques da temporada

Durante a nova tem­po­ra­da do Sam­ba na Gam­boa, Tere­sa Cristi­na recebe nomes con­sagra­dos do gênero como Áurea Mar­tins, Dori­na, Dudu Nobre, Jorge Aragão, Moa­cyr Luz, Nei Lopes, Tia Suri­ca, Mar­quin­hos de Oswal­do Cruz, Neguin­ho da Bei­ja Flor, Nei Lopes, Nel­son Rufi­no, Nilze Car­val­ho, Péri­cles e Som­brin­ha.

O pro­gra­ma da TV Brasil tam­bém vai ter a pre­sença de céle­bres artis­tas de out­ras matizes da músi­ca como Adri­ana Cal­can­hot­to, Fabi­ana Coz­za, Her­mínio Bel­lo de Car­val­ho, Môni­ca Salma­so, Rober­ta Sá, Simone Mazzer e Zé Rena­to.

A pro­dução musi­cal val­oriza com­pos­i­tores que escrever­am suces­sos, mas nem sem­pre têm o dev­i­do recon­hec­i­men­to e espaço na mídia. Tere­sa Cristi­na recebe nomes como Alex Ribeiro, Alfre­do Del-Pen­ho, Clau­dio Jorge, Mariene de Cas­tro, Moy­seis Mar­ques, Sergin­ho Mer­i­ti, Ton­in­ho Ger­aes e Zé Rober­to. Artis­tas como Luísa Dioní­sio, Mari­na Íris, Nego Álvaro e Min­go Sil­va são out­ros con­vi­da­dos da tem­po­ra­da.

Sam­ba na Gam­boa ain­da traz nes­sa sequên­cia de atrações inédi­tas uma série de pro­gra­mas espe­ci­ais que desta­cam a importân­cia de per­son­al­i­dades con­sagradas da sonori­dade tipi­ca­mente nacional. Os con­teú­dos temáti­cos rev­er­en­ci­am o tra­bal­ho de Arlin­do Cruz, Chico Buar­que e Paulin­ho da Vio­la.

O canal públi­co tam­bém exibe edições temáti­cas que prestam trib­u­to a ícones que já par­ti­ram como Aldir Blanc, Almir Guine­to, Beth Car­val­ho, Can­deia, Clara Nunes, Dona Ivone Lara, Elizeth Car­doso, Elton Medeiros, Lupicínio Rodrigues, Monar­co, Nel­son Cavaquin­ho, Nel­son Sar­gen­to, Reinal­do, Wil­son Mor­eira e Zé Keti.

Com direção de Shir­lene Paixão, a nova tem­po­ra­da do pro­gra­ma, que mar­ca a vol­ta das edições inédi­tas do Sam­ba na Gam­boa, tem roteiro e pesquisa do jor­nal­ista Leonar­do Bruno, pro­fun­do con­hece­dor do gênero.

Histórico da produção

O Sam­ba na Gam­boa reúne grandes intér­pretes das novas ger­ações e nomes con­sagra­dos do gênero e ícones da MPB para uma ani­ma­da roda de sam­ba. Com Dio­go Nogueira, o pro­gra­ma con­tou com sete tem­po­radas e foi grava­do entre 2008 e 2018. Até hoje a atração faz parte da grade do canal públi­co.

Ao vivo e on demand

Acom­pan­he a pro­gra­mação da TV Brasil pelo canal aber­to, TV por assi­natu­ra e parabóli­ca. Sin­tonize:https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.

Seus pro­gra­mas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site http://tvbrasilplay.com.brou por aplica­ti­vo no smart­phone. O app pode ser baix­a­do gra­tuita­mente e está disponív­el para Android e iOS. Assista tam­bém pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Artistas amazônicos usam versos, danças e corpos em defesa da floresta

Escritor Tiago Hakiy vê a poesia como um instrumento político Rafael Car­doso* — Envi­a­do espe­cial Pub­li­ca­do …