...
sábado ,25 janeiro 2025
Home / Cultura / Samba na Gamboa, da TV Brasil, recebe Tia Surica na 1ª edição do ano

Samba na Gamboa, da TV Brasil, recebe Tia Surica na 1ª edição do ano

Programa vai ao ar neste domingo (5), às 13h

TV Brasil
Pub­li­ca­do em 05/01/2025 — 10:02
Brasília
Rio de Janeiro (RJ) 03/01/2025 - Tia Surica ganha homenagem de Teresa Cristina no Samba na Gamboa, da TV Brasil Frame TV Brasil
Repro­dução: © TV Brasil

A apre­sen­ta­do­ra Tere­sa Cristi­na recebe Tia Suri­ca, pres­i­dente de hon­ra da Portela, na primeira edição do pro­gra­ma Sam­ba na Gam­boa, da TV Brasil, em 2025. O espe­cial vai ao ar neste domin­go (5), às 13h, e pode ser acom­pan­hado no app TV Brasil Play e no YouTube da emis­so­ra públi­ca. A Rádio Nacional leva ao ar a hom­e­nagem no próx­i­mo sába­do (11), ao meio-dia, para toda a rede.

A con­vi­da­da con­ver­sa com a anfitriã sobre sua relação com o car­naval e a devoção pela esco­la de sam­ba do coração. Com 84 anos, Tia Suri­ca é matri­ar­ca e inte­grante da vel­ha-guar­da da agremi­ação. Ela remem­o­ra pas­sagens mar­cantes da folia e desta­ca balu­artes da Azul e Bran­co.

A artista recor­da, ain­da, a emoção de ter sido a intér­prete da Águia no des­file campeão de 1966. Pio­neira, Tia Suri­ca con­ta que soltou a voz no sam­ba-enre­do Memórias de um Sar­gen­to de Milí­cias, de auto­ria de Paulin­ho da Vio­la, a pedi­do de Natal­i­no José do Nasci­men­to, o seu Natal, uma das prin­ci­pais fig­uras da esco­la.

Tia Suri­ca tam­bém abor­da a sua famosa fei­joa­da e a car­reira solo. A vet­er­ana can­ta a obra dos com­pos­i­tores da Portela, como os ícones Man­acéa, Can­deia e Paulin­ho da Vio­la, entre out­ras per­son­al­i­dades que defend­er­am a agremi­ação.

Durante o bate-papo, entre uma história e out­ra, a céle­bre sam­bista entoa suces­sos como Foi um rio que pas­sou em min­ha vida. A apre­sen­ta­do­ra Tere­sa Cristi­na, tam­bém porte­lense, inter­pre­ta Cafo­fo da Suri­ca, músi­ca de sua auto­ria em hom­e­nagem à estrela e ami­ga.

Sobre o programa

A nova tem­po­ra­da do Sam­ba na Gam­boa que mar­ca a estreia de Tere­sa Cristi­na como apre­sen­ta­do­ra do pro­gra­ma da TV Brasil foi grava­da no Teatro Ruth de Souza, no Par­que Glória Maria, em San­ta Tere­sa, na região cen­tral do Rio de Janeiro. O pal­co para con­ver­sas embal­adas por hits é um cenário col­ori­do que evo­ca uma praça na Gam­boa — bair­ro históri­co da zona por­tuária da cap­i­tal car­i­o­ca. A pre­sença de plateia é out­ro destaque da atração.

Os encon­tros con­tam, ain­da, com uma ban­da da pesa­da, coman­da­da pelo lendário Paulão Sete Cor­das, que acom­pan­ha Tere­sa Cristi­na e seus con­vi­da­dos pelo ines­gotáv­el repertório do sam­ba brasileiro. A equipe reúne os músi­cos Eduar­do Neves (sopros), João Calla­do (cava­co), Pauli­no Dias (per­cussão), Rodri­go Jesus (per­cussão) e Waltis Zacarias (per­cussão).

Can­to­ra e com­pos­i­to­ra de mão cheia, a diva tam­bém tem se rev­e­la­do uma óti­ma entre­vis­ta­do­ra. Tere­sa Cristi­na con­duz os papos com mui­ta graça, infor­mação, e, prin­ci­pal­mente, emoção. A pesquisa sobre a cul­tura pop­u­lar é impor­tante para a artista que, além do suces­so com o grupo Semente e na car­reira solo, gan­hou ain­da mais atenção com as lives que fez nas redes soci­ais no perío­do da pan­demia.

Com novo cenário, pacote grá­fi­co e a tril­ha sono­ra de aber­tu­ra repag­i­na­dos, o Sam­ba na Gam­boa tem janela sem­anal, aos domin­gos, às 13h, na pro­gra­mação da TV Brasil, e horário alter­na­ti­vo aos sába­dos, às 23h.

O públi­co pode cur­tir os con­teú­dos exclu­sivos no app TV Brasil Play e no YouTube da emis­so­ra. As edições tam­bém gan­ham espaço nas ondas da Rádio Nacional aos sába­dos, ao meio-dia, para toda a rede.

Destaques da temporada

Durante a nova tem­po­ra­da do Sam­ba na Gam­boa, Tere­sa Cristi­na recebe nomes con­sagra­dos do gênero como Áurea Mar­tins, Dori­na, Dudu Nobre, Jorge Aragão, Moa­cyr Luz, Nei Lopes, Tia Suri­ca, Mar­quin­hos de Oswal­do Cruz, Neguin­ho da Bei­ja Flor, Nei Lopes, Nel­son Rufi­no, Nilze Car­val­ho, Péri­cles e Som­brin­ha.

O pro­gra­ma da TV Brasil tam­bém vai ter a pre­sença de céle­bres artis­tas de out­ras matizes da músi­ca como Adri­ana Cal­can­hot­to, Fabi­ana Coz­za, Her­mínio Bel­lo de Car­val­ho, Môni­ca Salma­so, Rober­ta Sá, Simone Mazzer e Zé Rena­to.

A pro­dução musi­cal val­oriza com­pos­i­tores que escrever­am suces­sos, mas nem sem­pre têm o dev­i­do recon­hec­i­men­to e espaço na mídia. Tere­sa Cristi­na recebe nomes como Alex Ribeiro, Alfre­do Del-Pen­ho, Clau­dio Jorge, Mariene de Cas­tro, Moy­seis Mar­ques, Sergin­ho Mer­i­ti, Ton­in­ho Ger­aes e Zé Rober­to. Artis­tas como Luísa Dioní­sio, Mari­na Íris, Nego Álvaro e Min­go Sil­va são out­ros con­vi­da­dos da tem­po­ra­da.

Sam­ba na Gam­boa ain­da traz nes­sa sequên­cia de atrações inédi­tas uma série de pro­gra­mas espe­ci­ais que desta­cam a importân­cia de per­son­al­i­dades con­sagradas da sonori­dade tipi­ca­mente nacional. Os con­teú­dos temáti­cos rev­er­en­ci­am o tra­bal­ho de Arlin­do Cruz, Chico Buar­que e Paulin­ho da Vio­la.

O canal públi­co tam­bém exibe edições temáti­cas que prestam trib­u­to a ícones que já par­ti­ram como Aldir Blanc, Almir Guine­to, Beth Car­val­ho, Can­deia, Clara Nunes, Dona Ivone Lara, Elizeth Car­doso, Elton Medeiros, Lupicínio Rodrigues, Monar­co, Nel­son Cavaquin­ho, Nel­son Sar­gen­to, Reinal­do, Wil­son Mor­eira e Zé Keti.

Com direção de Shir­lene Paixão, a nova tem­po­ra­da do pro­gra­ma, que mar­ca a vol­ta das edições inédi­tas do Sam­ba na Gam­boa tem roteiro e pesquisa do jor­nal­ista Leonar­do Bruno, pro­fun­do con­hece­dor do gênero.

Histórico da produção

Sam­ba na Gam­boa reúne grandes intér­pretes das novas ger­ações e nomes con­sagra­dos do gênero e ícones da MPB para uma ani­ma­da roda de sam­ba. Com Dio­go Nogueira, o pro­gra­ma con­tou com sete tem­po­radas e foi grava­do entre 2008 e 2018. Até hoje a atração faz parte da grade do canal públi­co.

Ao vivo e on demand

Acom­pan­he a pro­gra­mação da TV Brasil pelo canal aber­to, TV por assi­natu­ra e parabóli­ca. Sin­tonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.

Seus pro­gra­mas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplica­ti­vo no smart­phone. O app pode ser baix­a­do gra­tuita­mente e está disponív­el para Android e iOS. Assista tam­bém pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv.

Serviço

Sam­ba na Gam­boa – domin­go, dia 5/1, às 13h, na TV Brasil
Sam­ba na Gam­boa – sába­do, dia 11/1, às 23h, na TV Brasil
Sam­ba na Gam­boa – sába­do, dia 11/1, ao-meio-dia, na Rádio Nacional

TV Brasil na internet e nas redes sociais

Site – https://tvbrasil.ebc.com.br
Insta­gram – https://www.instagram.com/tvbrasil
YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil
X – https://x.com/TVBrasil
Face­book – https://www.facebook.com/tvbrasil
Tik­Tok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil
TV Brasil Play - http://tvbrasilplay.com.br

Rádio Nacional na internet e nas redes sociais

Site: https://radios.ebc.com.br 
Insta­gram: https://www.instagram.com/radionacionalbr 
Spo­ti­fy: https://open.spotify.com/user/vpj3k8ogjwf1nkv4nap3tlruv
YouTube: http://youtube.com/radionacionalbr 
Face­book: https://www.facebook.com/radionacionalbr 
X: https://x.com/radionacionalbr
Stream­ing: https://aovivo.ebc.com.br/embed-audio.html?emissora=radio-nacional-do-rio-de-janeiro

WhatsApp Nacional

- Rádio Nacional FM: (61) 99989–1201
— Rádio Nacional AM: (61) 99674–1536
— Rádio Nacional da Amazô­nia: (61) 99674–1568
— Rádio Nacional do Rio de Janeiro: (21) 97119–9966

Saiba como sintonizar a Rádio Nacional

Brasília: FM 96,1 MHz e AM 980 Khz
Rio de Janeiro: FM 87,1 MHz e AM 1130 kHz
São Paulo: FM 87,1 MHz
Recife: FM 87,1 MHz
São Luís: FM 93,7 MHz
Amazô­nia: 11.780KHz e 6.180KHz OC
Alto Solimões: FM 96,1 MHz
Celu­lar — App Rádios EBC para Android e iOS

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Cinema brasileiro celebra indicações de Ainda Estou aqui ao Oscar

Fernanda Montenegro diz que coração está em estado de graça Elaine Patri­cia Cruz* – Repórter …