...
sábado ,15 junho 2024
Home / Noticias / Santa Catarina passa a adotar número de RG igual ao do CPF em novembro

Santa Catarina passa a adotar número de RG igual ao do CPF em novembro

Repro­du­ção: © Mar­cel­lo Casal Jr./Agência Bra­sil

Perito diz que documento será mais confiável


Publi­ca­do em 27/10/2021 — 10:46 Por Kari­a­ne Cos­ta — Repór­ter da Rádio Naci­o­nal — Bra­sí­lia

A car­tei­ra de iden­ti­da­de em San­ta Cata­ri­na pas­sa ado­tar um novo mode­lo a par­tir do dia 8 novem­bro. O núme­ro do regis­tro geral (RG) será o mes­mo do CPF. Quem já tiver o RG, o núme­ro con­ti­nua valen­do, mas quem for emi­tir a pri­mei­ra via já não vai con­tar com um núme­ro sepa­ra­do do RG.

No Bra­sil, cada uni­da­de da fede­ra­ção pode emi­tir o núme­ro de sua iden­ti­da­de. Isso sig­ni­fi­ca que uma pes­soa pode ter 27 núme­ros dife­ren­tes de RG.

Com a uni­fi­ca­ção do RG com o núme­ro do CPF, espe­ci­a­lis­tas acre­di­tam que fica mais fácil evi­tar frau­des, uma vez que a tec­no­lo­gia une a bio­me­tria, que é úni­ca, com um núme­ro de iden­ti­fi­ca­ção naci­o­nal, que no caso seria o CPF.

O peri­to do Ins­ti­tu­to Geral de Perí­ci­as de San­ta Cata­ri­na (IGP) Gio­va­ni Edu­ar­do Adri­a­no acre­di­ta que o docu­men­to uni­fi­ca­do será mais con­fiá­vel.

“É um docu­men­to mais con­fiá­vel, um docu­men­to menos sus­ce­tí­vel a frau­des. Só no vaza­men­to de infor­ma­ções nos últi­mos meses da Recei­ta Fede­ral com o ban­co de dados do IGP aqui de San­ta Cata­ri­na, nós con­se­gui­mos der­ru­bar mais de 160 mil CPFs que pode­ri­am ser dupli­ca­dos ou ser uti­li­za­dos para frau­des”.

A uni­fi­ca­ção, pio­nei­ra no Bra­sil, come­çou a ganhar for­ma a par­tir de 2019, quan­do um con­vê­nio per­mi­tiu aces­so do IGP ao ban­co de dados da Recei­ta Fede­ral e a Recei­ta aces­so ao ban­co de dados do esta­do de San­ta Cata­ri­na.

Outros esta­dos como Para­ná e Rio Gran­de do Sul tam­bém cami­nham para ado­tar um úni­co núme­ro de iden­ti­fi­ca­ção.

Ouça na Radioagência Nacional:

Con­fi­ra outras notí­ci­as da Radi­o­a­gên­cia Naci­o­nal.

Edi­ção: Jac­son Segun­do e Bea­triz Arco­ver­de

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Nova vítima das enchentes é encontrada no RS; mortes chegam a 173

Repro­du­ção: © Rafa Neddermeyer/Agência Bra­sil Corpo encontrado em Roca Sales ainda não foi identificado Publicado …