...
quarta-feira ,11 setembro 2024
Home / Cultura / São Paulo abre quarta-feira o Festival Cultura e Pop Rua

São Paulo abre quarta-feira o Festival Cultura e Pop Rua

Repro­dução: sescsp.org.br/Festival Cul­tura e Pop Rua – pop­u­lação em situ­ação de rua e o dire­ito à cul­tura

Evento discutirá direitos básicos da população em situação de rua


Pub­li­ca­do em 13/08/2023 — 10:10 Por Lud­mil­la Souza – Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

ouvir:

O Fes­ti­val Cul­tura e Pop Rua — Pop­u­lação em Situ­ação de Rua e Dire­ito à Cul­tura, que começa nes­ta quar­ta-feira (16), na cap­i­tal paulista, ofer­e­cerá até sex­ta-feira (18) apre­sen­tações artís­ti­cas e ofic­i­nas de cul­tura gra­tu­itas e serviços diver­sos, além de debates com rep­re­sen­tantes de orga­ni­za­ções, pro­je­tos e cole­tivos de cin­co país­es e cin­co esta­dos. Todas as ativi­dades serão dire­cionadas à pop­u­lação em situ­ação de rua.

De acor­do com lev­an­ta­men­to feito pelo Insti­tu­to de Pesquisa Econômi­ca Apli­ca­da (Ipea) em 2022, pelo menos 281 mil pes­soas que não têm onde morar vivem atual­mente nas ruas de cidades brasileiras. Viven­do nas ruas, as pes­soas têm difi­cul­dade de aces­so a dire­itos bási­cos, como ali­men­tação, saúde, edu­cação e cul­tura.

Para dis­cu­tir o papel das insti­tu­ições cul­tur­ais na mel­ho­ria da vida deste públi­co, estão pre­vis­tos ain­da debates com rep­re­sen­tantes de orga­ni­za­ções, pro­je­tos e cole­tivos do Reino Unido, da França, do Uruguai, da Argenti­na e da Colôm­bia, e cin­co esta­dos brasileiros: Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo.

A pro­gra­mação foi con­struí­da em cocri­ação com movi­men­tos soci­ais de pop­u­lação em situ­ação de rua, agentes, cole­tivos e insti­tu­ições cul­tur­ais atu­antes nos ter­ritórios Luz, San­ta Efigê­nia, Bom Retiro e Cam­pos Elíseos, onde estão local­iza­dos o Museu da Lín­gua Por­tugue­sa (insti­tu­ição da Sec­re­taria da Cul­tura, Econo­mia e Indús­trias Cria­ti­vas do Esta­do de São Paulo) e o (Serviço Social do Comér­cio) Sesc Bom Retiro, ide­al­izadores do even­to, que é cor­re­al­iza­do pela prefeitu­ra da cidade de São Paulo.

Tan­to nas rodas de con­ver­sa quan­to nos espaços de apre­sen­tação, terão pro­tag­o­nis­mo os artis­tas do ter­ritório, assim como pes­soas em situ­ação de rua, incluin­do: All Ice, Angoleiros do Sertão,  Coral Cêni­co Cidadãos Can­tantes, Itin­erân­cia Poéti­ca, Lib­er­tat, MC Pedrão, Pagode na Lata, Paulesti­nos, Sam­ba do Bule, Teto, Tram­po e Trata­men­to, Nego Bala, MC Binh e Savio Muan, rep­re­sen­tantes de São Paulo, e o Coral Uma Só Voz, do Rio de Janeiro, entre out­ros.

Destaques

Na quar­ta-feira, está pre­vis­to um mini­cur­so para tra­bal­hadores da cul­tura no teatro do Sesc Bom Retiro sob a coor­de­nação de Matt Pea­cock, do Reino Unido, dire­tor da enti­dade Arts &  Home­less­ness Inter­na­tion­al (AHI), e com par­tic­i­pação de Patrick Chas­signet, da França, chefe do setor Da Rua à Mora­dia, do Depar­ta­men­to de Mis­sões  Soci­ais da Fun­dação Abbé Pierre e cocri­ador do fes­ti­val C’est pas du Luxe! (Não é luxo!).

Na quin­ta (17) e na sex­ta-feira (18), as ativi­dades estão pro­gra­madas para espaços do Museu da Lín­gua Por­tugue­sa e na rua em frente à Estação da Luz, incluin­do rodas de con­ver­sa com enti­dades nacionais e inter­na­cionais que tratam do tema pop­u­lação de rua e cul­tura; ten­das para ofic­i­nas de cul­tura com temas vari­a­dos e apre­sen­tações artís­ti­cas no tabla­do e no térreo do Museu da Lín­gua Por­tugue­sa (Pátio B e Saguão B).

Toda a pro­gra­mação é livre, gra­tui­ta e aber­ta à par­tic­i­pação de qual­quer pes­soa. Nes­tas datas, a entra­da no Museu da Lín­gua Por­tugue­sa tam­bém será gra­tui­ta para todas as pes­soas, em comem­o­ração à real­iza­ção do fes­ti­val.

Tam­bém na quin­ta e na sex­ta, haverá na rua ten­das de serviços para pes­soas em situ­ação de rua, tais como ali­men­tação, saúde, corte de cabe­lo e embeleza­men­to, ban­ho, vaci­nação, emis­são de doc­u­men­tos e atendi­men­to de cuida­dos para os cães.

Out­ro destaque é a apre­sen­tação, quar­ta e quin­ta-feira, da peça Cena Ouro — Epide®mia, no Teatro de Con­têin­er, com argu­men­to e pro­dução da Cia. Mun­gun­zá de Teatro e tex­tos escritos pelos artis­tas da cena e direção, o espetácu­lo con­ta com super­visão dra­matúr­gi­ca de Verôni­ca Gen­tilin e direção de Cris Rocha, Geor­gette Fadel e Tânia Ganus­si.

As apre­sen­tações serão gra­tu­itas, com reti­ra­da de ingres­sos na hora, de acor­do com o lim­ite da sala.

Haverá ain­da o encon­tro do Pagode na Lata – pro­pos­ta cul­tur­al-edu­ca­cional foca­da na redução de danos jun­to aos usuários da Cra­colân­cia – com o Sex­te­to Aurum da Esco­la de Músi­ca do Esta­do de São Paulo (Eme­sp). Na sex­ta-feira, apre­sen­tam-se Nego Bala e MCs do ter­ritório da Luz.

Ain­da na sex­ta-feira, às 19h, no Museu da Lín­gua Por­tugue­sa, será entregue o Prêmio 19 de Agos­to, que recon­hece boas práti­cas no tra­bal­ho com a pop­u­lação em situ­ação de rua.

A pro­gra­mação do Fes­ti­val Cul­tura e Pop Rua pode ser con­sul­ta­da neste site.

Edição: Nádia Fran­co

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Falta de chuvas deixa em alerta cidades da região metropolitana do Rio

Repro­dução: © Jef­fer­son Rudy/Agência Sena­do Cedae pede aos consumidores que usem água de forma equilibrada …