...
segunda-feira ,9 setembro 2024
Home / Esportes / São Paulo cria mini Champs-Élysées para celebrar Olimpíadas de Paris

São Paulo cria mini Champs-Élysées para celebrar Olimpíadas de Paris

Repro­dução: © Paulo Pinto/Agência Brasil

Organizadores dizem que se trata da maior fanfest do mundo


Publicado em 20/07/2024 — 15:23 Por Elaine Patrícia Cruz — Repórter da Agência Brasil — São Paulo

ouvir:

Uma peque­na alame­da que imi­ta a famosa Champs-Élysées, em Paris, foi insta­l­a­da esta sem­ana no Par­que Vil­la-Lobos, em São Paulo. A aveni­da é cer­ca­da por palmeiras e ban­deiras de diver­sos país­es, entre elas a do Brasil. No fim da alame­da, uma imen­sa estru­tu­ra imi­ta o Arco do Tri­un­fo.

Essa imi­tação parisiense é um con­vite ao públi­co que não poderá estar em Paris a par­tir da próx­i­ma sem­ana: o Par­que Vil­la-Lobos recebe, a par­tir de hoje (20), uma Fan­fest para cel­e­brar as Olimpíadas, que começam na próx­i­ma sex­ta-feira, na cap­i­tal france­sa.

Pela primeira vez na história dos Jogos Olímpi­cos, uma fan­fest ofi­cial vai ocor­rer fora da cidade-sede. E, segun­do os orga­ni­zadores, essa é tam­bém a maior fan­fest do mun­do.

“Nun­ca tive­mos uma fan­fest olímpi­ca no Brasil ou em out­ra parte do mun­do. Esse é o maior pro­je­to olímpi­co brasileiro pós Rio-2016. E será mais legal torcer todo mun­do jun­to na fan­fest do que torcer soz­in­ho”, disse Daniel Pig­na­ton Azeve­do, sócio-dire­tor da Agên­cia Depon­to, em entre­vista cole­ti­va con­ce­di­da na man­hã de hoje, na inau­gu­ração da fan­fest.

Chama­da de Fes­ti­val Olímpi­co Par­que Time Brasil, a fan­fest vai acom­pan­har ao vivo o desem­pen­ho das del­e­gações brasileiras em Paris por meio de sete mega-telões insta­l­a­dos no par­que e que vão mostrar as com­petições desta­can­do os atle­tas brasileiros. A pro­gra­mação tam­bém con­tará com inter­ação com atle­tas e ex-atle­tas, megashows e uma área gas­tronômi­ca. Entre os shows pre­vis­tos estão o de Toni Gar­ri­do, Monoblo­co, Seu Jorge, Jota Quest e Alexan­dre Pires, Mart’Nalia, entre out­ros.

Além dis­so, a fan­fest será o pal­co dos atle­tas brasileiros: ao retornarem de Paris, este será o primeiro lugar a rece­bê-los. O fes­ti­val é uma ini­cia­ti­va do Comitê Olímpi­co Brasileiro (COB), em parce­ria com o DC Set Group e a Agên­cia Depon­to e será real­iza­do até o dia 11 de agos­to. A expec­ta­ti­va dos orga­ni­zadores do even­to é que mais de 200 mil pes­soas fre­quentem o local.

“Aqui as pes­soas vão ter aces­so à cul­tura esporti­va, uma exper­iên­cia de trans­mis­são do maior even­to do mun­do e vão poder cel­e­brar seus grandes ído­los. Muitos medal­his­tas olímpi­cos estarão aqui conosco”, disse Rodri­go Math­ias, dire­tor-exec­u­ti­vo da DC Set. Entre ess­es medal­his­tas estarão Thi­a­go Pereira, da natação, e Janeth, do bas­quete.

Um dos primeiros atle­tas a con­hecer a estru­tu­ra foi o medal­hista olímpi­co Mau­rí­cio, lev­an­ta­dor do time de vôlei. “Esse é um even­to para todos, onde todos podem enten­der sobre todas as modal­i­dades. Esse é um grande momen­to do esporte olímpi­co, que nos traz mui­ta inte­gração e união de povos. E esse é tam­bém um grande lega­do que está sendo deix­a­do aqui pelo COB. Inde­pen­dente de você ser um atle­ta de alto nív­el, como eu fui, as grandes lições que tiramos den­tro do esporte con­seguimos levar para a nos­sa vida. O esporte tende a crescer muito”, disse Mau­rí­cio, em entre­vista.

Atividades

Após pas­sar pelo Arco do Tri­un­fo, o públi­co entra defin­i­ti­va­mente na fan­fest. E na entra­da poderá ser fotografa­do ao lado de escul­turas do Gin­ga, o mas­cote do Time Brasil.

Andan­do por ali, o torce­dor poderá par­tic­i­par tam­bém de ati­vações pro­movi­das por patroci­nadores do even­to, tais como uma pisci­na de surf e uma parede de escal­a­da. Há, ain­da, restau­rantes e áreas de des­can­so à  dis­posição do públi­co.

fan­fest vai pro­mover, tam­bém, uma cor­ri­da e cam­in­ha­da para cel­e­brar não só as Olimpíadas, como tam­bém os 60 anos de vida da can­to­ra Zélia Dun­can. Será no dia 4 de agos­to, a par­tir das 8h da man­hã e vai ser encer­ra­do com um show da artista.

Mas o grande destaque fica com os sete telões que vão trans­mi­tir as com­petições. Para o atle­ta Thi­a­go Pereira, esta será uma grande opor­tu­nidade para o públi­co. “Você pode assi­s­tir uma Olimpía­da em casa, na casa de um ami­go, num bar, cada um assiste num lugar. Mas, você assi­s­tir uma exper­iên­cia como essa num telão…muda, sabe?”, afir­mou ele, em entre­vista à Agên­cia Brasil.

S‹o Paulo SP 20/07/2024 A Funfest oficial dos Jogos Olímpicos - Festival Olímpico Time Brasil inaugurado neste sábado (20) no Parque Villa Lobos, em São Paulo, e terá a presença de vários atletas embaixadores que vão acompanhar diariamente as Olimpíadas de Paris. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Repro­dução: Fes­ti­val é tam­bém um show de cores para o públi­co acom­pan­har Olimpíadas de Paris–  foto — Paulo Pinto/Agência Brasil

Atle­ta medal­hista, prin­ci­pal nome brasileiro do Pan, Pereira sabe a importân­cia de lugares como esse para a val­oriza­ção do esporte. “Acho que o grande prob­le­ma nos­so hoje no esporte em ger­al é a nos­sa base. Fal­ta mes­mo essa coisa da práti­ca, que é o que eu acred­i­to que os Esta­dos Unidos fazem muito bem. Os Esta­dos Unidos não investem na esco­la para gan­har medal­ha olímpi­ca. Eles investem no esporte des­de o iní­cio porque eles sabem a for­mação que aqui­lo vai ger­ar. O esporte ensi­na, esporte é saúde e edu­cação. Imag­i­na você vir aqui [na fan­fest] e ver um ído­lo. Daí você pen­sa: eu quero faz­er isso. Na min­ha época eu vi o Gus­ta­vo [Borges], eu vi o Xuxa… A gente pre­cisa traz­er isso pra per­to das pes­soas”, acres­cen­tou.

A entra­da será gra­tui­ta para clíni­cas esporti­vas durante todos os dias e para a Are­na Time Brasil das terças às sex­tas-feiras. Nos fins de sem­ana, quan­do dev­erão ocor­rer shows musi­cais, haverá cobrança de ingres­sos. Mais infor­mações sobre o even­to podem ser obti­das no site do even­to.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Alana Maldonado é ouro na categoria até 70 quilos do judô J2

Repro­dução: © Alexan­dre Schneider/CPB/Direitos Reser­va­dos Brenda Freitas conquista prata nos 70 quilos classe J1 Publicado …