...
sexta-feira ,1 março 2024
Home / Noticias / São Paulo e Rio têm alerta vermelho para fortes chuvas e ventos

São Paulo e Rio têm alerta vermelho para fortes chuvas e ventos

Repro­du­ção: © Pau­lo Pinto/Agência Bra­sil

Volume de chuva pode ultrapassar 60 milímetros


Publi­ca­do em 26/01/2024 — 09:33 Por Agên­cia Bra­sil — São Pau­lo

ouvir:

As regiões metro­po­li­ta­nas de São Pau­lo, do Rio de Janei­ro, Vale do Paraí­ba pau­lis­ta, sul flu­mi­nen­se, lito­ral sul pau­lis­ta e das bai­xa­das estão em aler­ta ver­me­lho de “gran­de peri­go” de altos volu­mes de chu­va nes­ta sex­ta-fei­ra (26). De acor­do com o Ins­ti­tu­to Naci­o­nal de Mete­o­ro­lo­gia (Inmet), o volu­me de chu­vas pode ultra­pas­sar os 60 milí­me­tros por hora nes­sas regiões. Tam­bém há pre­vi­são de ven­tos inten­sos que podem che­gar a 100 quilô­me­tros por hora.

A pre­vi­são do Inmet indi­ca a exis­tên­cia de gran­de ris­co de ala­ga­men­tos e trans­bor­da­men­tos de rios, além de des­li­za­men­tos de encos­tas nas cida­des afe­ta­das.

Segun­do a Defe­sa Civil do Esta­do de São Pau­lo, ontem foram regis­tra­dos 124 milí­me­tros (mm) de chu­va no Gua­ru­já em ape­nas 12 horas, 115 mm em Ber­ti­o­ga e 93 mm em São Sebas­tião e San­tos.

Comu­ni­ca­do do órgão do gover­no pau­lis­ta reco­men­da mai­or aten­ção da popu­la­ção des­sas loca­li­da­des devi­do ao ris­co de des­li­za­men­tos e desa­ba­men­tos. “Como o solo já se encon­tra enchar­ca­do, reco­men­da-se aten­ção em áre­as mais vul­ne­rá­veis, uma vez que o ris­co para trans­tor­nos, como des­li­za­men­tos e desa­ba­men­tos, per­ma­ne­ce­rá ele­va­do”.

O Inmet reco­men­da aos mora­do­res de áre­as de tem­pes­ta­de para des­li­gar apa­re­lhos elé­tri­cos e o qua­dro geral de ener­gia, obser­var even­tu­ais alte­ra­ções nas encos­tas, per­ma­ne­cer em local abri­ga­do e pro­te­ger seus per­ten­ces da água com sacos plás­ti­cos.

Edi­ção: Gra­ça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Bolsonaro volta a pedir afastamento de Moraes de inquérito sobre golpe

Repro­du­ção: © Mar­ce­lo Camargo/Agência Bra­sil Recurso deverá ser apreciado pelo presidente do STF Publi­ca­do em …