...
sábado ,18 janeiro 2025
Home / Noticias / São Paulo pode ter chuvas fortes com alagamentos no fim da semana

São Paulo pode ter chuvas fortes com alagamentos no fim da semana

Véspera de Natal deverá ter muitas nuvens e chuviscos descontinuados

Lety­cia Bond — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 23/12/2024 — 17:10
São Paulo
Ver­são em áudio
São Paulo (SP), 06/11/2024 - Chuva forte atinge o centro de São Paulo no final da tarde. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Repro­dução: © Paulo Pinto/Agência Brasil

A pre­visão do tem­po para a cap­i­tal paulista é de fortes chu­vas, com risco de inun­dações, alaga­men­tos e desliza­men­tos de ter­ra em áreas mais vul­neráveis entre quin­ta-feira (26) e sex­ta-feira (27). O aler­ta é do Cen­tro de Geren­ci­a­men­to de Emergên­cias Climáti­cas da Prefeitu­ra de São Paulo (CGE).

O CGE expli­ca que o inten­so vol­ume de chu­vas se deve à for­mação da primeira Zona de Con­vergên­cia do Atlân­ti­co Sul (ZCAS) neste verão, estação que ini­ciou no últi­mo sába­do (21). “É uma ban­da de nuvens que se estende des­de o norte do país, alin­ha­da com uma frente fria no litoral do sud­este”, esclarece o órgão em nota.

Aman­hã (24), véspera de Natal, deve ser car­ac­ter­i­za­da por muitas nuvens e chu­vis­cos descon­tin­u­a­dos durante a madru­ga­da e nas primeiras horas da man­hã. Para a tarde e o fim do dia, há maior prob­a­bil­i­dade de alternân­cia entre tem­po mais fecha­do e cur­tos perío­dos de sol. As tem­per­at­uras devem vari­ar entre mín­i­ma de 19°C na madru­ga­da e máx­i­ma de 25°C à tarde, com os per­centu­ais de umi­dade do ar entre 65% e 95%.

Para a próx­i­ma quar­ta-feira (25), dia de Natal, a pre­visão é de madru­ga­da de céu nubla­do, com tem­per­atu­ra em torno de 19°C e ven­to fra­co de nordeste/leste.O sol deve apare­cer entre nuvens e a tendên­cia é de que a tem­per­atu­ra aumente ao lon­go do dia.

A máx­i­ma deve ser de 28°C e a taxa mín­i­ma de umi­dade, em torno dos 52%. Entre o iní­cio e o fim da tarde, é prováv­el que haja pan­cadas de chu­va iso­ladas, enquan­to, à noite, há mais chance tem­po­rais, com for­mação de alaga­men­tos. O tem­po instáv­el se estende até a madru­ga­da do dia seguinte.

A Defe­sa Civ­il do Esta­do de São Paulo ressalta que todo o perío­do natal­i­no deve ser mar­ca­do por chu­vas inten­sas. As regiões com maior propen­são são as do Litoral Norte, Vale do Paraí­ba, Litoral Sul, cap­i­tal paulista, Região Met­ro­pol­i­tana de São Paulo, Região de Camp­inas, Soro­ca­ba e Bau­ru.

 

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Aposentados não terão pagamento bloqueado por falta de prova de vida

Portaria suspende bloqueio por 6 meses a contar de janeiro deste ano Lucas Pordeus León …